terça-feira, 28 de novembro de 2017

Identificando o bairro da Moóca

A região da Moóca foi, inicialmente, um local de grande concentração de índios, situados próximo ao atual Rio Tamanduateí, como podemos ler nos sites indicados, relacionados ao bairro.  Surgiu em 17 de Agosto de 1556, quando os então governantes de Santo André da Borda do Campo comunicavam que todos estavam obrigados a participar da construção da ponte do rio Tameteai (Tamanduateí). Essa ponte se fazia necessária para a ligação entre zona leste e a região da Sé. (site da Prefeitura de São Paulo - Prefeitura Regional da Mooca http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/regionais/mooca/historico/index.php?p=435 )

A palavra tupi mooca é formada por moo = faz e oca = casa. , oi até do tupi antigo mũoka "casa de parente". E vários nomes de ruas do bairro são de origem indígena.

Podemos ler nos sites indicados abaixo que a partir de 1567, Brás Cubas começou a desbravar a região, fundando, entre outros bairros, o Belém, Tatuapé e a Penha.

Em 1839, Senador Feijó construiu ali uma chácara. Em 1867, ao doá-la para a Régia Câmara Municipal de São Paulo”, e com a construção da Estação Ferroviária da Mooca (projetada, também, a partir de 1867), o desenvolvimento e a urbanização do povoado foi possível, minimizando os prejuízos de enchentes do rio Tamanduateí.

A partir de 1869 surgiram novas casas, oficinas e pequenas fábricas. Nos anos de 1880 a 1890 começaram a surgir novas fábricas do ramo têxtil e de calçados, em áreas próximas das ferrovias (o transporte das matérias-primas dependia dos trens). Algumas fábricas de massa como Carolina Gallo, Rosália Médio, Romanelli são instaladas na Mooca. Em 1891, o casal Antônio e Helena Zerrener fundaram a Cia. Antarctica Paulista. Industrias como Cotonifício Rodolpho Crespi, Armazéns Matarazzo, Tecelagem Três Irmãos, Grandes Moinhos Minetti Gamba, Fábrica de Tecidos Labor, Cia União dos Refinadores, além de outras, estabeleceram-se no bairro.

Museu da Imigração- antiga Hospedaria de Imigrantes
Na ocasião, um público maior começou a ser atraído para o bairro, principalmente imigrantes italianos e espanhóis, mão-de-obra que chegava através do Porto de Santos e seguia para a Hospedaria de Imigrantes. A oportunidade de novos empregos possibilitou o desenvolvimento do comércio local. O bairro foi aos poucos se formando, novas casas e novas chácaras começam a aparecer.

Em 1875, a família Paes de Barros criou o Clube Paulista de Corridas” no local onde hoje está instalada a Administração Regional da Mooca, cujas arquibancadas comportavam até 1200 pessoas. O grande interesse da população, que vinha do Centro, por esta atividade motivou a criação da linha de bonde Mooca-Centro, movida a tração animal, uma inovação para a época. A estrada de ferro inglesa na região passou a ter um ramal se estendendo pela rua dos Trilhos até o Hipódromo.

Posteriormente, novos imigrantes passaram a se instalar na Mooca: espanhóis, portugueses, lituanos, croatas, húngaros e judeus do Oriente Médio.

Museu da Imigração- antiga Hospedaria de Imigrantes
Diversas atividades daquela época ainda se mantém na região que hoje em dia ocupa mais de 7 quilômetros quadrados de área. Pode-se citar um intenso comércio e serviços (padarias, lojas, sapatarias, cantinas, pizzarias, doceiras, gráficas, bancos, escritórios) e atividades socioculturais (como o Clube Atlético Juventus, fundado em 1924).  A Festa de San Genaro, criada há mais de 40 anos, continua s ser realizada.

De passado industrial, a região abriga Museu da Imigração do Estado de  São Paulo (antigo Memorial do Imigrante), e o "Trem Cultural do Imigrantes", e é hoje em dia uma região predominantemente residencial e de serviços, sediando inclusive algumas universidades.

Trem Cultural do Imigrantes
O bairro chegou a ter intensa atividade política e revolucionária , fruto de sua natureza industrial. Como podemos ler na Wikipédia, “seus habitantes, no início do século XX, eram trabalhadores imigrantes, oriundos de países com um emergente pensamento socialista

O distrito da Mooca, é servido pela Estação Bresser-Mooca da Linha 3 Vermelha do metrô de São Paulo, e pela Estação Juventus-Mooca da Linha 10 da CPTM





2 comentários:

  1. A área do bairro merece uma revisão. 7000 km2 equivale a um retângulo de 70x100 km, o que obviamente não corresponde à realidade.

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    1. Obrigada por ler o texto e apontar o erro. Realmente digitei errado e já corrigi! Acompanhe as novas postagens!

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