quinta-feira, 21 de junho de 2018

Casamento na Sinagoga da Penha/Tatuapé



Faço aqui uma pausa nas postagens relacionadas à Sinagoga Beth-El para divulgar fotos e um texto relativos ao casamento de Betti Epelbaum, ocorrido em 1962, na Sinagoga da Penha/Tatuapé...

Betti Skir Epelbaum escreveu uma mensagem no Youtube, quando divulguei meu trabalho sobre “As Sinagogas em São Paulo”. Betti contou que morou no Bom Retiro até 1962. 

E escreveu: “A família do meu marido Rubens morava na Moóca , Penha e Tatuapé. A irmã do meu marido, Ida Bloch z"l, casada com David Bloch z"l, moravam no Tatuapé. Faziam parte da "turma" do Tatuapé e da Penha. Desta "turma" faziam parte os outros dois irmãos do David e demais famílias. Em 1962, terminanaram de construír a Sinagoga da Penha. Nós fomos o primeiro casal que se casou nesta Sinagoga, que ainda não estava totalmente pronta. 

E completou: "Quem fez o casamento foi o Rabino Valt z"l. Em 1963, ou 1964, os irmaõs Bloch fizeram aliá e não sei o que aconteceu com esta sinagoga. Sabemos que o local foi vendido e hoje há uma outra construção. A casa dos meus cunhados ainda se encontra lá. Tenho pouquíssimo material fotográfico."

Entrei em contato com Betti (morá Batia da escola Bialik/ Alefperetz, a quem conheço da época em que meus filhos lá estudaram) por e-mail. Morá Batia respondeu, enviando as fotos e identificando-as: “Rubens e Betti Èpelbaum, casamos no dia 11 de novembro de 1962. Não me lembro do nome da rua da sinagoga. A sinagoga estava semi-acabada e foi o primeiro e talvez único casamento que aconteceu lá. Minha cunhada, Ida Bloch, morava ao lado da sinagoga. O marido David Bloch, e as famílias do bairro do Tatuapé e Penha construíram esta sinagoga. Dois anos depois fizeram aliá. Não sei a cargo de quem ficou a manutenção desta sinagoga...”

E você , possui fotos desta sinagoga? De casamento, Bar- mitzva, Bat-Mitzva? De alguma festividade judaica? Do interior ou da parte externa da sinagoga? Da fachada, algum detalhe, Torá, Aron-Hakodesh, rimonim, dos bancos? 

E de outra sinagoga em São Paulo, possui fotos, documentos, alguma história ou memórias a compartilhar?

Entre em contato comigo deixando seu comentário ou enviando um e-mail para myrirs@hotmail.com

Após divulgar este post, diversas pessoas entraram em contato pelo Facebook. Acrescento, assim, os novos comentários...

Gloria Dietrichkeit contou: “Esta noiva é a minha tia Betti querida, irmã caçula da minha falecida e saudosa mãe, Chaia Beila. O noivo é o meu tio Rubens. De braços dados com minha tia Betti, está o meu avô materno, Isaac Skir e ao lado da minha tia Betti está a mãe do meu tio Rubens e ao lado dela, usando óculos, está a minha avó materna, Pesia Skir, todos muito queridos sempre!!!”

Sra. ReginaIgel escreveu: “Acho que foi o único casamento na “nossa sinagoga”. A rua da sinagoga (que não existe mais) se chama aul da Rocha Medeiros. Conheci bem a Ida e o David Bloch, que fizeram Aliáh. A casa deles, pegada ao muro da sinagoga era muito bonita-eles abriram as cortinas do janelão e nós víamos um coral ensaiando algumas vezes por mês. Não lembro onde e se o coral se apresentou em público.”

Por outro lado, Henrique Kuchnir lembrou que o sr. Aron Kremer e a sra.Nair também se casaram na Sinagoga da Penha. Sra. Regina Igel falou que não sabia e falou: “Até agora, então, temos dois casamentos...a sra, Nair e o sr. Aron devem ter fotos...”

Zilda Bun Calencautcy comentou que esteve no casamento do sr. Aron com a sra. Nair.

Em Shofar Tupiniquim, Henrique Moscovich escreveu: “Puxa que legal. Em Porto Alegre, a família da minha esposa foram umas das famílias que Fundaram a Sibra (Sinagoga Fundada por ajudeus de fala Alemã- Iekes em 1936). A SIBRA tem um livro sobre a Imigração Judaico Alemã no RS. não sei tem que entrar em contato com a Fernanda na Sibra.”

Em JewishBrasil, Alberto Rabinovitsch solicitou: “Bom dia, poderia deixar este post aberto para compartir com a família?” Sugeri que visitasse o Blog ou a página do Facebook: https://www.facebook.com/sinagogasemsaopauloarteearquiteturajudaica/ 

2 comentários:

  1. Amei ver o casamento dos meus tios prediletos neste post.
    Eu não sabia que eles tinham sido os primeiros a casarem nesta sinagoga.
    Que fotos lindas!
    Parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Só complementando,
    dia 11/03/2023 Rubens e Betti vão fazer 61 anos de união.

    ResponderExcluir

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...