quinta-feira, 9 de agosto de 2018

A primeira sinagoga da cidade de São Paulo, no Bom Retiro


Móvel de autoria de sr. Ione Krasilchik
1914
A Comunidade Israelita de São Paulo “Kehilat Israel”, primeira sinagoga da cidade de São Paulo, era estruturada, praticamente desde o seu início, de maneira semelhante às sinagogas na Europa, sendo composta por sinagoga, escola, biblioteca, minianim, Torah, Aron Hakodesh, Bimah, alimentação kasher.

Como comentou Rabino David Weitman, o Sr. Ione Krasilchik, era marceneiro, sendo de sua autoria alguns dos móveis da Kehilat Israel, entre eles o Aron Hakodesh e a mesa do Chazan, constando destes, inclusive, a abreviatura de seu nome. Como podemos ler em “A primeira sinagoga da cidade”, de Deborah Bregantino, (em referência ao Livro “90 anos da Sinagoga Kehilat Israel”), artigo publicado na Revista História Judaica, ano III, n.15, com o crescimento da comunidade e o aumento da frequência desta sinagoga, sr. Ione apontava a necessidade de um espaço maior para o edifício inicial da Kehilat Israel. Somente após falecer, seus filhos e o sr. Leon Raw trabalharam para concretizar a idéia de uma sinagoga maior e mais ampla. O projeto e execução do edifício coube ao Escritório Tecnico de Engenharia Prumo, de Maurício Sznelwar e Aarão Raw, e a solenidade de lançamento da pedra fundamental teve lugar em 28 de novembro de 1954, contando inclusive com a preseça do Munkatcher Rebe, Rabino David Valt e Rabino Menachem Diesendruck. A nova sinagoga da Rua da Graça foi inaugurada em 1957, e em 1958, ocorreu a celebração de entrega da Torah. Reformas foram realizadas entre 1975 e 1978, com o apoio da própria comunidade e das famílias Tabacow e Rosset...

Em comentários do Facebook, sra. Sara Spuch escreveu que frequentava a sinagoga da Rua da Graça e da Rua Guarani. Já sra.Bela Tamezgui contou que desde que nasceu morou no Bom Retiro, na Rua da Graça, na Rua Newton Prado, Tocantins e General Flores, até 1981, quando mudaram de bairro. Sra. Bela, o marido e filhos estudaram no Talmud Torá. Trabalhou sempre no bairro, no escritório de Contabilidade Dawid Muller. Sr. Celso Fiszbeyn viveu a infância e adolescência no Bom Retiro, na Rua Correa dos Santos 91, hoje rua Lubavitch, próximo à Kehilat Israel. Sr. Celso complementou: “Hoje quando vou ao Bom retiro fico triste por ver que nada mais tem dos meus velhos tempos...”


Detalhe do Aron Hakodesh - autoria sr. Ione Krasilchik
Acompanhe as próximas postagens para conhecer um pouco mais, ou relembrar fatos, sobre a Sinagoga da Rua da Graça, Comunidade Israelita de São Paulo “Kehilat Israel”, 

Este é um blog colaborativo! Compartilhe suas histórias, memórias e lembranças, envie fotos das sinagogas e do bairro do Bom Retiro...participe você também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...