quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto na Sinagoga da Rua da Graça

Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto
Sinagoga Kehilat Israel
Foto agosto 2018

O projeto para criação do Memorial surgiu no ano de 2004, por iniciativa dos responsáveis pela Sinagoga Kehilat Israel com a intenção de preservar a memória e a história dos pioneiros e fundadores que construíram esta sinagoga. Para que esta idéia se concretizasse, Rabino David Weitman, propôs reunir livros, documentos, histórias e objetos da comunidade judaica, em seus diversos períodos de imigração para o Brasil. O projeto seguiu adiante, sendo a Pedra Fundamental lançada em 2012, na presença do então prefeito da cidade, Gilberto Kassab, e do grão-rabino de Israel, Ionáh Metzger.  Paralelamente, um trabalho de pesquisa era realizado, com a participação de historiadores do então Arquivo Histórico Judaico Brasileiro e da BASE7 Projetos Culturais, responsável pelo projeto arquitetônico e expográfico, e pelo Conselho Curador da entidade.

O Memorial da Imigração Judaica foi inaugurado em 23 de fevereiro de 2016, no edifício da Sinagoga da Rua da Graça, Kehilat Israel, fruto da dedicação de sua diretoria, de seus curadores, idealistas, patrocinadores e apoiadores. Na presença de lideranças da comunidade judaica, de autoridades e de descendentes dos imigrantes, relembrou-se o caminho percorrido pelos primeiros judeus. 
Frente da Sinagoga Kehilat Israel
ICON 0162
Acervo do Memorial da Imigração Judaica

Homenagens aos que permitiram a concretização desse Memorial foram realizadas na inauguração. Pode-se citar as famílias Steinbruch, Safra, Dayan e LeimanNa ocasião sr. Benjamin Steinbruch, falou em nome de sua família. Naquele momento, a Sinagoga Kehilat Israel foi renomeada em homenagem aos pais de sr. Benjamin: sra. Dora e ao sr. Steinbruch

Em 2017 inaugurou-se, no terceiro andar, uma exposição permanente sobre a Shoa, isto é, sobre o Holocausto ocorrido no período de 1933 a 1945 na Europa.

Em visita ao Memorial, no mês de agosto de 2018 pude conversar com Rab. Toive Weitman (Diretor Administrativo), com Prof. Dr. Reuven Faingold (Diretor Educacional) e com a Profa. Ilana Rabinovitch Iglick. Visitas monitoradas de escolas e ações educativas fazem parte do projeto museológico, assim como exposições, palestras, painéis tecnológicos e vídeos educativos e interativos.

Celebração da entrega da Torá na Sinagoga da Rua da Graça-1958
ICON 0263- Acervo do Memorial da Imigração Judaica

O material disponível e as fotografias que aqui compartilho fazem parte do acervo do Memorial da Imigração Judaica. A utilização das fotos, para que eu as divulgue nas mídias sociais e como fonte de minha pesquisa, foram autorizadas pelo Memorial e não são transferíveis a terceiros. Segue a relação destas fotos, que fazem parte do Acervo do Memorial da Imigração Judaica:

1) Solenidade de lançamento da Pedra Fundamental - ICON 0040
2) Solenidade de lançamento da Pedra Fundamental - ICON 0044
3) Solenidade de lançamento da Pedra Fundamental - ICON 0045
4) Celebração da entrega da Torá na Sinagoga da Rua da Graça - ICON 0263 (S. Paulo, em 1958)
Solenidade de lançamento da Pedra Fundamental da Kehilat Israel
1954 - Discurso do Rabino Munkatcher Rebe
ICON 0040- Acervo do Memorial da Imigração Judaica

O site do Memorial informa que fazem parte deste: Presidente de Honra, Benjamin Steinbruch; Presidente do Conselho Consultivo, Bruno Krasilchik; Curador-Mor, Prof. Fábio Magalhães; Conselho Curador do Memorial, Ary Diesendruck, Bernardo Lerer, Daniel Anker, Gershon Knispel, Guilherme Faiguenboim, Isser Korik, Joel Rechtman, Marcio Pitliuk, Maria Luiza Tucci Carneiro,  Paulo Valadares, Rachel Mizrahi, Reuven Faingold, Silvio Band, Terezinha Davidovich, Vera Frank e o Rabino Y. David Weitman. 


Solenidade de lançamento da Pedra Fundamental da Kehilat Israel- 1954
ICON 0045- Acervo do Memorial da Imigração Judaica

Fazem parte do Conselho Consultivo: Abramo Douek, Abram Szajman, Abrão Frankel, Adolfo Picciotto, Claudia Costin, Eduardo Fischer, Elias Victor Nigri, George Legman, Jacques Marcovitch, Jaime Blay, Jaky Diwan, Joseph Meyer Nigri, Marcos Arbaitman, Morris Dayan, Samuel Seibel, Raphael Horn, Raphael Klein e Walter Feldman.

O Memorial da Imigração Judaica e do Holocautso, em um edifício restaurado, ampliado e com suas fachadas preservadas, resgata a memória judaica e reune, hoje em dia, amplo acervo, os quais narram a história e a contribuição dos imigrantes judeus que chegaram no país. 

Solenidade de lançamento da Pedra Fundamental da Kehilat Israel-1954
ICON 0044- Acervo do Memorial da Imigração Judaica

A entrada no Memorial é gratuita e para visita individual, ou em grupo, é necessário o agendamento prévio pelo email: contato@memij.org.br

Fontes consultadas:
- Site do Memorial da Imigração Judaica: http://memij.com.br/
- Artigo: “Memorial da Imigração Judaica”, Revista Morashá, Ed. 91 - Abril de 2016Andre Nehmad e Lilian Knobel -  (http://www.morasha.com.br/brasil/memorial-da-imigracao-judaica.html )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...