sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Sinagoga Kehilat Israel - terreno, edifício, construções, reformas...

Acervo Arquivo Histórico Municipal de São Paulo
(SMC/PMSP) 1907 - OP21
(compartilhamento da foto não autorizado)

Em consulta ao Acervo do Arquivo Histórico Municipal de São Paulo (SMC/PMSP), no Bom Retiro, há o registro de dezembro de 1907 com um “Pedido de Alinhamento, relacionado a construção de um prédio constituído por armazém, açougue, e moradia, de uso misto”, solicitação de sr. Miguel Marzo, “Architecto-Constructor”, e proprietário não informado. Interessante notar que este pedido é acompanhado por uma planta da edificção à época. Observo aqui que este imóvel e terreno situam-se na esquina da Rua da Graça com Rua Correa dos Santos, exatamente o local adquirido pela Comunidade Israelita de São Paulo “Kehilat Israel”, em 1912, conforme detalhes constantes da Escritura de Compra e Venda. Aqui compartilho as 2 fotos que constam do Arquivo Histórico Municipal, OP21, autorizado pelo mesmo para divulgação neste Blog, no site https://sinagogasemsaopaulo.wordpress.com/ e no Facebook. Sendo assim, o compartilhamento das mesmas em quaisquer outros meios e locais não está autorizado.

Vale lembrar novamente que a primeira diretoria desta sinagoga foi composta por Isaac Tabacow, Bernardo Nebel, Adolfo Kauffman, R. Dranger, Ioine Krasilchik, YomTov Schneider, David Berezovsky, Jose Schwartzman e Jacob Nebel.

Acervo Arquivo Histórico Municipal de São Paulo
(SMC/PMSP) - 1907 - OP21
(compartilhamento da foto não autorizado)
O edifício inaugurado em 1957, assim como outras sinagogas da mesma época, possuía o primeiro piso para o setor masculino e o piso superior para o setor das mulheres, bancos e Aron Hakodesh em madeira, Torot, Bimah, Ner Tamid. Um detalhe a ser citado: a cúpula abobadada na parte superior, e que hoje em dia possui uma pintura que a destaca. Esta sinagoga e sua configuração podem ser vistas, hoje em dia, em uma visita ao Memorial de Imigração Judaica e do Holocausto.

O crescimento da comunidade judaica e a migração desta para novos bairros, levou o bairro do Bom Retiro a ter seu perfil alterado, como já comentado anteriormente.

Nos anos de 1990, sr. Samuel Klein apoiou e auxiliou a Sinagoga Kehilat Israel, que enfrentava uma redução em suas arrecadações. No ano de 2000, como cita Deborah Bregantino em seu artigo, os frequentadores do Ten Yad passaram a frequentar a sinagoga, que se manteve ativa. Um novo Sefer Torah foi doado pela família Safra, em 2003 novas reformas ocorreram e em 2004 teve início o projeto de criação do Memorial Judaico. com a proposta de se registrar e preservar a história, objetos, e o patrimônio histórico dos pioneiros da sinagoga Kehilat Israel. O edifício, assim, foi adaptado para comportar o Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto, uma maneira de expor e homenagear a contribuição da comunidade judaica para a cidade e o país. Mais detalhes sobre o Memorial você poderá ler nas próximas publicações...

Adicionar legenda

Você gostaria de compartilhar alguma história, memórias, documentos, fotos, plantas sobre a Sinagoga Kehilat Israel ou outra sinagoga do Bom Retiro? frequentou ou frequenta alguma sinagoga no bairro? E em algum outro bairro da cidade de Sâo Paulo? Deixe seu comentário aqui ou encaminhe um e-mail para mim, Myriam Rosenblit Szwarcbart: myrirs@hotmail.com 

Faça parte desta história!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...