segunda-feira, 29 de julho de 2019

Congregação Israelita Ortodoxa Kehal Chassidim - Kehal Chassidim Ratzfert


Rua Mamore- Google- Street View - fev.2018
A Congregação Israelita Ortodoxa Kehal Chassidim, ou Kehal Chassidim Ratzfert situa-se, ou estava situava, à Rua Mamoré, no Bom Retiro. De linha Chassidica Ashkenazi, há pouca informação disponível na internet, ou em livros consultados até o momento, relacionadas a esta sinagoga. Podemos verificar que a data de abertura, como Empresa/CNPJ, é 3 de fevereiro de 1970.
De acordo com a Lei 6904/90 | Lei nº 6.904, de 26 de junho de 1990, o Governador do Estado de São Paulo, fez saber que a “Assembléia Legislativa decreta e o Governador promulga a seguinte lei: Artigo 1º - Fica declarada de utilidade pública a "Congregação Israelita Ortodoxa Kehal Chasidim", com sede na Capital. Artigo 2º - Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação.  Palácio dos Bandeirantes, 26 de junho de 1990. Orestes Quércia. Publicada na Assessoria Técnico - Legislativa, aos 26 de junho de 1990”.
Na Tese de Doutorado de Daniela Susana Segre Guertzenstein, “O uso do computador e da Internet pela comunidade judaica ortodoxa paulistana” apresentada para a FFLCH da USP, sendo Marta Topel a orientadora, registra que em 1958 chegou a São Paulo o Ratzferter Rebe Ioel Beher, nascido na Austria. De formação rabínica ultra-ortodoxa, estudou advocacia, e vários membros de sua comunidade estudaram em universidades brasileiras. Daniela escreve que a Congregação Israelita Ortodoxa Kehal Chassidim começou sob a liderança espiritual de Rebe Ioel Beher, e abriga uma ampla rede de serviços de assistência social, além de centro de estudos, o Kolel Shlomei Eliezer, tendo como responsável o Ruv Ytzchak David Horowitz e líder espiritual Zicha Beer.
Já o livro “Dialógos entre as Culturas Judaica e Contemporânea", do Instituto Cultural Interface, revisão de Miriam Schuartz, e de vários autores, podemos ler o texto a seguir: “No Brasil existem vários grupos de judeus ultra-ortodoxos, e ortodoxos, e São Paulo é a cidade que agrega o maior número destas comunidades. Havia no bairro do Bom Retiro, na cidade de São Paulo o Rebbe de Ratzfert, o Rebbe Beher...Hoje seu filho está com projeto de mudar-se para os Estados Unidos, e seu genro, que se mudou do Bom Retiro para a região de Higienópolis, é o rabino responsável por costumes judaicos rabínicos como tradições judaicas...”
Há a indicação de que o Rabino Itzhak D. Horowitz e o Rabino M. Z. Beer d’Ratzfert integram o Conselho Rabínico do Estado de São Paulo, composto também pelos Rabinos Jacob Begun, Henrique Begun, Eliahu B. Valt, Efraim Laniado, Meir A. Iliovits, Jacob Garzon, Isaac Dichi e David Weitman.
Você frequentou ou frequenta a Kehal Chassidim Ratzfert, ou conhece que fez parte desta sinagoga? Escreva para mim no e-mail myrirs@hotmail.com ou deixe seu comentário aqui...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...