sexta-feira, 8 de novembro de 2019

A Congregação Monte Sinai e o livro “Imigrantes judeus do Oriente Médio: São Paulo e Rio de Janeiro”

Imigrantes judeus do Oriente Médio: São Paulo e Rio de Janeiro
 Rachel Mizrahi -São Paulo, Ateliê Editorial, 2003 - 
Coleção Brasil Judaico; 1/ dirigida por Maria Luiza Tucci Carneiro

O livro Imigrantes judeus do Oriente Médio: São Paulo e Rio de Janeiro, de Rachel Mizrahi (São Paulo, Ateliê Editorial, 2003 - Coleção Brasil Judaico; 1/ dirigida por Maria Luiza Tucci Carneiro) apresenta, entre as várias sinagogas de origem dos judeus do Oriente Médio, a Congregação Monte Sinai (página 213 a 218).
Rachel Mizrahi relata que "no final da década de 1960, apesar da compra do terreno na Mooca, evidenciava-se aos dirigentes da Sinagoga Israelita Brasileira que um novo templo não seria erguido no bairro... Projetos de construção de uma sinagoga em Higienópolis ganhou apoio da maioria dos participantes". A autora escreve que, em julho de 1971, concretizou-se a compra de um terreno à Rua Piauí, com a colaboração de Assilam, Marco, Joseph e Alberto Nigri; David e Marco Cohen; Assilam e Esther (viúva deToufic) Kalili, Elias Politi, Salim Zeitune. Os Estatutos foram elaborados em reuniões semanais, à Rua Itambé. Com a posse do terreno, mobilizaram-se para a arrecadação de fundos para o início das obras, contando inclusive com a ajuda da sra. Esther Dana Kalili em jantares-jogo. No lançamento da pedra fundamental ausentaram-se Nassim Nigri e demais fundadores da Sinagoga Israelita Brasileira, da Mooca. A sinagoga, ampla e moderna, foi inaugurada em 1974, ainda em obras, na festa de Pessach, e os serviços religiosos foram realizados com livros e Sifrei Torah emprestados pelo Templo Israelita Ohel Yaacov. Em 1982, a condução dos trabalhos diretivos da Monte Sinai foi transmitida aos filhos dos fundadores, das famílias Nigri, Politi, Zeitune, Mansur, Simantob, Peres. Já em julho de 1984, novos Estatutos foram aprovados, Meyer Yehuda Nigri assumiu a presidência e Luiz Simantob a secretaria. 
No livro de Rachel Mizrahi podemos ler ainda que os chazanim Jacoube Cohen e Lazaro Setton passaram a conduzir os serviços religiosos. No mesmo período, Assilam Nigri convidou Alberto Savoia para ajudar na condução das rezas, preocupado em manter as tradições judaicas da Mooca. Os novos dirigentes, na ocasião, buscaram um rabino profissional. Em junho de 1985 Isaac Michaan, de origem síria, família natural de Alepo, aceitou o cargo. Estudou no Colégio Beith Chinuch e era ligado ao Chabad. Na Monte Sinai propôs o ensino sistemático da Torah, adquiriu livros de estudos da religião, organizou cursos, palestras... Aos poucos os participantes da sinagoga, embora saudosos da época da Mooca, aceitaram o caminho que Rabino Michaan adotou...
Aguardem mais informações sobre a Congregação Monte Sinai, em Higienópolis... Você gostaria de compartilhar alguma foto, dados, histórias sobre esta sinagoga??? Deixe seu comentário aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...