domingo, 17 de novembro de 2019

Centro de Memória do Museu Judaico e a Congregação Monte Sinai

Congregação Monte Sinai-
Foto do Centro de Memória do Museu Judaico de São Paulo
(compartilhamento somente com autorização do Centro de Memória)

Em busca de informações sobre a Congregação Monte Sinai, estive no dia 12 de novembro de 2019 no Centro de Memória do Museu Judaico de São Paulo. Algumas fotos, estão disponíveis, assim como três vídeos relacionados ao Projeto Memória, iniciado em 1992. O livro “O Brasil como destino- Raízes da imigração judaica contemporânea para São Paulo ” da Profa. Dra. Eva Alterman Blay (Editora Unesp, 2010) também pôde ser consultado. Neste, a Profa. Dra. Eva Alterman Blay apresenta o depoimento do sr. Assalam Nigri, membro fundador da Congregação Monte Sinai. Inicialmente a família de sr. Assalam Nigri, originária da cidade de Sidon, no Líbano, morava na Mooca e rezava na Sinagoga Israelita Brasileira. Posteriormente mudaram-se para o Ipiranga. E com a transferência da maioria das famílias para a região de Higienópolis, fundaram a sinagoga da Rua Piauí. E explica, como vemos no livro, o nome da sinagoga, remetendo-o ao já existente Grêmio Monte Sinai, na Mooca. A geração fundadora trabalhava de forma voluntária, com boa vontade.
A Revista Morasha, Edição 70, de dezembro de 2010, também faz referência à Congregação Monte Sinai, informando que esta sinagoga sefaradita em Higienópolis foi fundada por judeus de origem libanesa oriundos de Sidon e também de Israel, Egito e Turquia. Originou-se como uma migração dentro da cidade de São Paulo, pois seus membros, antes morando na Mooca, deslocaram-se para a região da Paulista e Higienópolis. Tal fato dificultou o deslocamento para a sinagoga de origem. Desta forma, compraram um terreno e fundaram em 1971 a Congregação Monte Sinai, à Rua Piauí.
E você, frequenta ou frequentou a Congregação Monte Sinai??? Compartilhe suas histórias, suas memórias, suas fotos, seus documentos...

2 comentários:

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...