segunda-feira, 4 de novembro de 2019

A Congregação Monte Sinai em Higienópolis

Página do site da Congregação Monte Sinai
http://www.montesinai.org.br/

A Congregação Monte Sinai situa-se à  Rua Piauí, 62, em Higienópolis. De acordo com a Enciclopédia Judaica, data de 2 de junho de 1971, tendo sido a primeira diretoria composta por Assilan M. Nigri, Elias Kalili, Elias Politi, Marco Nigri, Albert M. Nigri, Aslan Kalili.

Recordando, em dezembro de 2017 visitei a Sinagoga Israelita Brasileira acompanhada de David Carlessi, Rachel Mizrahi, Linda Zeitoune, Haim Zeitoune e Victoria Hadid e pudemos conversar com o sr. Jamil Sayeg e seu filho, Isaac Sayeg. Naquela ocasião, Sr. Jamil nos contou que esta sinagoga foi fundada em 1930 pela coletividade síria sefaradi de São Paulo, sendo os fundadores o sr. Isaac Sayeg (pai do sr. Jamil) e o sr. Nassim Nigri. Noventa por cento da coletividade israeli síria residia na Mooca. Sr. Jamil havia relatado que a sinagoga tinha alta frequência, inclusive de sábado, não só nas Grandes Festas. A sinagoga ficava sempre lotada, não havia cadeiras vazias, sempre com muitos cohanim. Com o crescimento da comunidade judaica do bairro, cogitou-se a construção de uma sinagoga maior, em um terreno à rua Barão do Jaguara. A frequência nesta sinagoga, com o tempo, começou a diminuir, inicialmente aos sábados, com a “migração” dos frequentadores para Higienópolis, motivada, entre diversas razões, por problemas como as enchentes no bairro da Mooca, e com o enriquecimento desta coletividade. Parte dos frequentadores, optou, assim, pela construção de uma nova sinagoga à Rua Piauí, denominada Congregação Monte Sinai... Sr. Jamil contou-nos que muitos estão hoje nesta sinagoga...são os descendentes. A Sinagoga Israelita Brasileira mantém-se, no entanto, ativa e continuam em atividade. Isaac, filho do sr. Jamil afirmou naquele encontro: “prometemos ao meu avô que não iriamos fechar!!” 
Para a construção da sinagoga da Congregação Monte Sinai, em Higienópolis um grupo organizou-se para a compra de um terreno à Rua Piauí, o qual se concretizou em 1971. Elaborados os Estatutos e com a compra do terreno efetivada, passou a ser necessário a arrecadação de fundos para a construção do edifício. Em Pessach de 1974, a Congregação Monte Sinai foi inaugurada, tendo como primeiro presidente o sr. Assilan Meyer Nigri.

No site da Congregação Monte Sinai podemos ler que atualmente a sinagoga tem à frente de seus serviços religiosos os Rabinos David Azulay e Yossef Sisro e, como presidente da instituição, o Sr. David Salim Cohen. Também vemos que oferecem vários serviços à comunidade, entre eles o Projeto Chessed, de visita a doentes e idosos em suas residências e/ou clinicas de repouso; atividades em suas dependências para senhoras, bingo, coral e chá da tarde. Possui também aulas de judaísmo, ministradas pelas Rabanit Simcha e Shoshi, rezas diárias, Bar- Mitzvah, hebraico, almoços com shiurim, shiurim diários de manhã, entre Minchá e Arvit, aula de Guemará e Colel. No Shabat oferecem serviço de recreação para crianças a partir de 3 anos de idade, com monitoria especializada.

Você frequenta a Monte Sinai? Já frequentou? Conhece quem a frequenta? Possui fotos, memórias ou documentos que gostaria de compartilhar? Sabe de algum acervo? Quem foi o autor do projeto arquitetônico? Saberia dizer onde estão arquivadas as plantas deste projeto? Compartilhe suas informações. Deixe um comentário ou escreva para myrirs@hotmail.com 

Para a criação deste post foram consultadas as seguintes referências bibliográficas:

·      MIZRAHI, Rachel: Imigrantes judeus do Oriente Médio: São Paulo e Rio de Janeiro, São Paulo, Ateliê Editorial, 2003 – (Coleção Brasil Judaico; 1/ dirigida por Maria Luiza Tucci Carneiro)
·      MIZRAHI, Rachel: Diversidade Cultural dos Imigrantes Sefaraditas e Judeus em São Paulo” In Recordações dos Primórdios da Imigração Judaica em São Paulo, organizadora por Maria Luiza Tucci Carneiro, São Paulo, Ed. Maayanot, 2013
·      ENCICLOPÉDIA Judaica, Rio de Janeiro, Ed. Tradição, 1967
·      Site da Prefeitura de São Paulo - Prefeitura Regional da Mooca: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/regionais/mooca/historico/index.php?p=435 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...