segunda-feira, 6 de abril de 2020

Em busca por detalhes da comunidade judaica de Sorocaba e de outras cidades de São Paulo

Sinagoga de Sorocaba
Rua D. Pedro II , 56
Em busca por detalhes da comunidade judaica de Sorocaba e de outras cidades de São Paulo, encontrei o site da Sociedade Israelita Brasileira de Sorocaba, o qual informa que as atividades estão temporariamente encerradas. Por falta de recursos a SIBS fechou o escritório em Sorocaba. 

O site apresenta o texto “Comunidade Judaica de Sorocaba” de 15 de março de 2004 nos conta que “Em Sorocaba, interior de São Paulo, vivem cerca de cem famílias de origem judaica. Até 1950 a comunidade local foi uma das mais ativas do Estado, antes do êxodo para outros centros urbanos.contribuição judaica à vida da cidade, está desde sua fundação, estendendo-se até os dias de hoje. Um grande número de judeus sorocabanos, tais como: Goldaman, Crichick, Steinberg, Tabacow, Kalb, Kaplan, Chatam, Mitttelman, Pinsky, Blumer, Khan, Klein, Kuhl, Tank, Taub e outros que em poucos anos somariam mais de trinta, tiveram sua participação na história da cidade...” 

De 2013, no mesmo site, há a informação que  “Há dez anos, nosso querido chazan, hoje Rabino Uri Lam esteve celebrando conosco a festa de Shavuot aqui em Sorocaba.” Para quem tiver interesse, o link do site é http://sibs-sp.org/

No site do AHJB, atual Centro de Memória do Museu Judaico de São Paulo , consta que há uma coleção arquivística institucional referente à comunidade judaica de Sorocaba. Esta coleção espero poder consultar após a quarentena : Refere-se à CI0010 Sociedade Israelita Brasileira de Sorocaba.

A Conib, Confederação Israelita do Brasil registra que “...no interior do Estado de São Paulo, comunidades foram estabelecidas em várias cidades: Santos, São Caetano, Santo André, São José dos Campos, Mogi das Cruzes, Sorocaba, Jundiaí, Campinas, Ribeirão Preto, Franca, especialmente em torno do comércio no eixo das ferrovias que serviam à economia do café. Em dezenas de outras cidades, existiram núcleos formados por algumas pequenas famílias. A população judaica de São Paulo atingiu mais de 20 mil pessoas no ano de 1940...”

É possível localizar um edifício da Sinagoga, no “StreetView” do “Maps”, em imagem de 2018... e vermos a situação da fachada naquele momento. Para quem se interessar acessem o endereço: Rua Dom Pedro II, 56, Centro de Sorocaba. Inclusive encaminhei uma foto da sinagoga para Josebel Rubin. Josebel havia me questionado se eu tinha salvo as fotos mais recentes da atual sinagoga da cidade. E escreveu, “o primeiro prédio está infelizmente abandonado...tenho várias fotos em diferentes ângulos, e eu tinha também do interior (essas mais antigas). Vou ver se acho...começar a puxar os nomes das famílias que faziam parte da comunidade em Sorocaba...”

Busco informações sobre a Dissertação de Mestrado “Judeus de Sorocaba, um resgate histórico” de Noely Zuleika de Oliveira Raphanelli, orientação da sra. Anita Waingort Novinsky, do Departamento de História da FFLCH da USP, ano de 1997. Alguém teria detalhes a respeito?
Foto disponivel no site da SIBS
http;//sibs-sp.org/

Compartilho nesta publicação a foto disponível no site da SIBS relativa à Sinagoga de Sorocaba. Alguém poderia informar se houve, ou há, dois edifícios?

Escreva um pouco sobre esta e outras sinagogas do interior paulista, suas comunidades judaicas, origens, situação atual, memórias, histórias...  Escreva para myrirs@hotmail.com

2 comentários:

  1. Amo a cultura judaica!! Por que a sinagoga de Sorocaba está inativa? Um descaso com o prédio e com a história do povo judeu!!

    ResponderExcluir
  2. Shalom. Meu bisavô Aviel frequentou muito essa sinagoga com a comunidade de yehudim askhenazis de Polski. Gostaria de saber o porquê ela está inativa. Ele tinha boas lembranças da comunidade de Sorocaba.

    ResponderExcluir

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...