segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Imigrações judaicas para a cidade de Campinas

Há algum tempo questionei se alguém possuía informações sobre a imigração judaica proveniente da Alsácia-Lorena, e se havia, em São Paulo, alguma sinagoga ou comunidade judaica organizada pelos que dali vieram. 

Um artigo publicado nos Anais do V Encontro Nacional do Arquivo Histórico Judaico Brasileiro (São Paulo – 2014 – coordenação de Carlos Kertész), com o título “Os judeus da Alsácia-Lorena através de quatro entrevistas feitas pelo NHO - Núcleo de História Oral do AHJB, com Raymond Cahen, Henry Levy, George Worms e Yvonne Wolff Kahn”, de Anna Rosa Bigazzi, relata que Lucien Cahen, avô do sr. Raymond Cahen estabeleceu-se em São Paulo, e seu tio-avô foi para Campinas porque na época Campinas era o centro monetário da Província de São Paulo, e ao redor desta cidade existiam as fazendas de café. Porém, muitos dos que ali chegaram, pertencentes à comunidade judaica, mudaram-se para São Paulo, por causa do surto de febre amarela em campinas, em 1890. Em uma entrevista realizada em 14 de setembro de 1982 por Célia Eisembaum e Eva A. Baly, e publicada no artigo “Judeus no Brasil: os contraditórios e flexíveis caminhos da identidade” de Eva A. Blay, no Boletim Informativo n.33, do AHJB (Ano VII, de janeiro/abril 2005), sra. Guita Mindlin informou que o pai, originário da Bessarábia, chegou ao Brasil em 1890, e começou a trabalhar como mascate pelo interior do Brasil. Casou-se em Campinas, onde morou, chegando a abrir  a “Casa Kauffmann”. Mudou-se posteriormente para São Paulo. Sra. Guita nasceu na capital, porém as irmãs e “toda a família é campineira”...Mais um artigo do Boletim Informativo do AHJB , n.36 (Ano X, de novembro de 2006), “Dois vícios: judaísmo e futebol - Trajetória de um imigrante que foi para Campinas” escrito por Sueli Epstein, apresenta a trajetória de famílias que se fixaram em Campinas, incluindo uma foto da comunidade judaica da cidade, em 1940. Sueli Epstein descreve a trajetória do sr. Moisés Liberman, a partir de entrevista realizada por Paulina Firer. Sr. Moisés, nascido na Polônia, junto com a família fixou residência em Campinas em1931. Ali morou durante toda a vida. O pai trabalhou como mascate, tendo aberto, mais tarde, uma loja. A autora do artigo cita a pesquisa realizada por Elias Nascimento, sobre a comunidade judaica da cidade, inicialmente proveniente da região da Alsácia-Lorena e posteriormente da Rússia e Polônia. Afirma que os que lá chegaram, vindos da Alsácia-Lorena, não plantaram raízes suficientes em Campinas. A imigração judaica russa para esta cidade ocorreu no início do século XX, sendo composta por uma comunidade que mantinha sua identidade religiosa, e ao mesmo tempo era formada por muitos que havia completado seus estudos em universidades russas. Desta forma, conseguiram inserir-se no mercado de trabalho local. Já os imigrantes judeus que chegaram da Polônia, nos anos 1920/1930, muitos provenientes dos shtetl, trouxeram também o apego às tradições judaicas. Como sra. Sueli descreve, sr. Moisés Liberman frequentou a escola idish, e informa que a comunidade era ativa e religiosa, mas não ortodoxa, porém “houve um tempo, antes de 1930, que havia duas sociedades”. Interessante notar a observação no texto de que os judeus poloneses, quando chegaram a Campinas, entraram na cidade “com desvantagens em relação aos imigrantes russos que já estavam estabelecidos há mais de 20 anos...e já havia uma rivalidade entre as duas coletividades de imigrantes”, anteriores à chegada à cidade. Criaram, assim, a Sociedade Beth Jacob, pela coletividade russa, e a Congregação Israelita, pela comunidade polonesa. Uniram-se somente em 12 de outubro de 1927, como já divulgado no post anterior deste Blog, formando o Centro Israelita Beth Jacob. Havia ainda a Sociedade das Senhoras e a Cooperativa de Mascates. Em 1941, como pode-se ler no texto em questão, o Centro Israelita Beth Jacob recebeu o nome de Sociedade Israelita Beth Jacob de Campinas, passando a incorporar uma sinagoga e serviços religiosos. Uma foto desta sinagoga também está publicada. Sr.Moisés, depois de um período fora da cidade, ao cursar medicina, casou-se e retornou a Campinas, onde também participou da vida comunitária, como presidente e diretor da Sociedade e da B´nei B´rith, por longo período.(O AHJB é, hoje em dia, o Centro de Memória do Museu Judaico de São Paulo).

A pesquisa a que sra. Sueli Epstein refere-se, e da qual escrevi na postagem anterior, é “A comunidade judaica em Campinas: franceses, russos e poloneses (1870-1930)”, Dissertação de Mestrado de Ariel Elias do Nascimento  (IFCH - Unicamp, 2002, Campinas,  e artigo publicado em 28 de maio de 2020 - IHGG, Campinas). Ariel Elias do Nascimento escreve que para compor toda esta luta de preservação de cultura, foi necessário resgatar os primórdios da imigração para a cidade, de forma a percebermos as diferenças entre os judeus das diferentes origens e culturas que nela se instalaram: franceses, russos e poloneses...A vida judaica em Campinas, desde a chegada dos primeiros imigrantes, nos idos de 1850, confere particular diálogo de interação com a cidade e seus moradores, registrando-se constante convívio na área central da cidade, estabelecendo-se, porém, clara separação entre o mundo que transita as margens da porta de entrada dos ambientes e das moradas judaicas...”. Leiam o texto completo no link https://ihggcampinas.org/2020/05/28/a-comunidade-judaica-em-campinas-franceses-russos-e-poloneses-1870-1930/ : Ariel Elias do Nascimento. A comunidade judaica em Campinas: franceses, russos e poloneses (1870-1930) (Campinas: IFCH – Unicamp,Dissertação de Mestrado, 2002 e artigo publicado em 28 de maio de 2020 - IHGG Campinas).

O acervo da Biblioteca da FAUUSP, possui, em seus arquivos, alguns projetos de sinagogas. Um destes arquivos, é o “Estudo para a Sociedade Religiosa e Recreativa Beth-Jacob”, de Giancarlo Palanti, projeto de 1959  (P P172/725.3 BJ P32926), composto por 9 folhas e 2 anexos, sendo a Fl. 01, a planta do terreno, na escala de 1:200, a Fl.02 croquis, e Anexo Memorial Descritivo e bilhete. Detalhes a serem ainda verificados na biblioteca. Vejam o link: http://acervos.fau.usp.br/s/acervos/item?Search=&property%5B0%5D%5Bproperty%5D=3&property%5B0%5D%5Btype%5D=eq&property%5B0%5D%5Btext%5D=Sinagogas

Você teria alguma história a compartilhar sobre a comunidade judaica de Campinas, suas histórias, sinagoga? Possui fotos, memórias, histórias, documentos? E sobre as demais comunidades judaicas e suas respectivas sinagogas nas cidades de São Paulo? Vamos compartilhar? Deixe seu comentário, ou escreva para myrirs@hotmail.com


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