domingo, 1 de novembro de 2020

Sociedade Israelita Brasileira Beth Jacob de Campinas

Ariel Elias do Nascimento , em sua Dissertação de Mestrado, A comunidade judaica em Campinas: franceses, russos e poloneses (1870-1930) (Campinas: IFCH – Unicamp, 2002 e artigo publicado em 28 de maio de 2020 - IHGG Campinas), apresenta diversos nomes de famílias judias que viveram em Campinas, tanto no período de 1870 a 1890, como de 1900 a 1928. 

Verifica-se diversos sobrenomes, e entre eles, os das famílias Frainer, Bloch, Hoffman, Kacak, Kiehl, Kruth, Israel, Moretzsohn, Netter, Boemen, Baumer, Hertz, Levy, Barrére, Abraham, Klabinoks, Rosemberg, Pasmanik, Steinberg, Zaidenberg, Schick, Malens, Marchevsky, Cuperman, Koperstein, Liberman, Orenstein, Epstein, Medaljon, Guz, Kapla,n Bronberg, Strachman, Churguin, Raskin, Tulermam, Kilburg, Hozenzercig, Ruperschnik, Cardoja, Kopel, Savizkis, Grinberg, Voloch, Blac, Vainberg, Posnerauz, Lukin, Duchovne, e também de José Roisenblit, nome e sobrenome igual ao de meu avô. 

Consta também do texto o nome do sr. Meier Roisenblat: “A procura por outros centros urbanos que possibilitassem a melhoria dos padrões de vida, foi motivo de mudança para alguns, principalmente comerciantes. Assim aconteceu com o Shoret da cidade, que além desta função também realizava o Bar Mitzvá, Meier Roisenblat, que se transferiu para a cidade de São Paulo...” (consulte os links http://repositorio.unicamp.br e https://ihggcampinas.org/2020/05/28/a-comunidade-judaica-em-campinas-franceses-russos-e-poloneses-1870-1930/?fbclid=IwAR20Zpgd5pPmeG0pnaijOxrY4DZtw40UXZwWcubHG8dA7yS-eser6D-ply4 )

Como pode-se ver no vídeo realizado sobre os 100 anos da sinagoga Beth Jacob de Campinas, a comunidade era muito unida, atuante, celebravam as festas judaicas, tinham teatro, coral, atividades culturais, reuniam-se para ter um sarau no sábado à tarde, realizavam eventos, possuíam escola de hebraico. Muitos da comunidade judaica, que chegavam à cidade, buscavam a sinagoga, como uma forma de se integrar e participar das atividades. Houve uma edificação anterior, posteriormente reformada...há cerca de 40 anos atrás, quando ocorreu um Bar - Mitzvah, Bimah e o Aron Hakodesh ficavam em um piso elevado. Criaram posteriormente, um movimento juvenil, o Laor, envolvendo os mais jovens e reinauguraram a biblioteca. No ano do centenário da sinagoga, em 2014, ocorreram diversos eventos, como uma churrascada de confraternização para a comunidade e a celebração em 30 de outubro, filmada inclusive pelo ShalomBrasil, no espaço da sinagoga. A sinagoga, com o Aron Hakodesh, “emoldurado” por detalhe branco nas suas laterais e parte superior em arco, a qual inclui uma Maguen David, “inserido” em uma parede de pedras claras, e sua Bimah, ambos em piso elevado à frente, estava repleta de frequentadores. Os bancos, ou melhor, cadeira estofadas, substituíram há muito os bancos de madeira, como se pode ver em uma das fotos que fazem parte do vídeo de celebração do centenário.

Você frequenta ou frequentou a Sinagoga Beth Jacob de Campinas? Teria fotos, documentos, memórias, histórias? Compartilhe!! Escreva para myrirs@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...