quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Lembranças do Talmud Thorá - Dr. Irineu Wajntraub

Recebi, em dezembro de 2020, o e-mail do Dr. Irineu Wajntraub, relacionado ao Talmud Thora:

“Vi seu Blog "As Sinagogas em São Paulo" e gostaria de colaborar, se possível, com um pouquinho de história. Acredito que irá ajudar mais a mim do que a você. Isso porque poderei compartilhar lembranças e sentimentos que, até agora, estiveram somente comigo. Com certeza, pode compartilhar o texto no Blog. Muito obrigado e forte abraço...

Lembranças do Talmud Thorá - Dr. Irineu Wajntraub

“Nasci em 1956 e morei no Bom Retiro até 1995. Frequentei a Escola Talmud Thorá de 1960 a 1970, onde passava todas as manhãs, até as 13 horas. Não é possível avaliar a emoção que sinto ao recordar aqueles tempos; não que fossem muito fáceis: eu era uma criança tímida e, ao invés de brincar com as outras crianças, eu preferia andar pelas escadarias e corredores do Talmud Thorá que, ao fim de algum tempo, eu já conhecia de cor, e até sonhava com elas. 

Hoje, passados 50 anos, ainda recordo do cheiro de massinha, das canções, do silêncio durante as aulas; lembro das aulas da Dona Marina, e de suas irmãs, as professoras Águida e Teresinha; e de vários professores que deixaram marca, como a Morá Leia Schwartz e o diretor da escola, Prof. Isaac Schraiber. E do porteiro, "seu" João. 

Também aprendi a conhecer cada degrau, cada sala e cada canto da escola... A escadaria mais impressionante é a que dava acesso às salas de aula do segundo andar. De trajeto curvo, feita inteiramente de granito (ou será mármore?), terminava num corredor onde uma janela redonda envidraçada (não a que fica acima da fachada da sinagoga), permitia vislumbrar um dos pátios da escola. 

Mas isso não é tudo; recordo-me de portas, degraus, janelas, pisos de madeira; do alçapão dentro de uma das salas de aula, que permitia descer até o palco da escola; de outra escadaria que levava a um terreno abaixo, mas que, no início dos anos 60, foi demolida, para a construção do "prédio novo"; de um mural que foi pintado pelo Prof. Jorge. 

Nunca mais voltei ao Talmud Thorá, não sei como anda. Sempre tive vontade de voltar a percorrer aqueles corredores, subir as escadas, entrar nas salas... יהודה וינטרוב WAJNTRAUB IRINEU”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...