segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Comunidade judaica de Jundiaí e sua sinagoga - alguns comentários

Provável Registro em Cartório
Sinagoga de Jundiaí
Foto Sheila Bulis

Alguns comentários foram escritos no Facebook, relacionados à comunidade judaica de Jundiaí e à sinagoga da cidade:

Por exemplo, Alexandre Censi comentou que é de Jundiaí, e nunca soube que havia uma Sinagoga na cidade: “Temos um grupo de Jundhiay antiga, vou compartilhar. Você sabe dizer até que ano a sinagoga existiu? Quanto a mais detalhes, vou ficar devendo estas informações, vou ver com um amigo, Agnaldo, talvez ele possa nos ajudar, o local onde era a Sinagoga hoje é um anexo da Câmara Municipal de Jundiaí.

Jose Roberto Moreira contou: “Morei, quando era garoto, na mesma rua Barão de Jundiaí onde se localizava a sinagoga citada, no número 149. Hoje funciona lá um anexo da Câmara Municipal, conforme já dito. Não me lembro da sinagoga neste endereço, e sim de duas casas onde moravam familiares da família Campos. Conheci familiares da família Jaroslawics e Bulis. Os Jaroslawics tinham loja de móveis na mesma rua, altura do número 500, já a família Bulis, com loja de roupas feitas, mudou-se para Curitiba nos anos 1960, sendo que meu amigo chamava-se Ezequiel Bulis, parece ser médico em Curitiba. Já a família Jaroslawics era chefiada pela dona Rosa e sua filha Miriam, nunca mais tive notícia delas.”

Sheila Bulis Strausas, em relação ao já publicado, sugeriu: “Pessoal, dêem uma olhada, e complementem: Zelda Goldenberg, Rosely Bauer, Iziel Zilberman Bulis, Mauro Z. Bulis, Geni Sonnenfeld... Zelda Goldenberg escreveu: “Eu me emociono vendo o que meus avós e pais realizaram...”  E indicou Sergio Bulis Goldenberg

Mauro Z. Bulis contou que acredita que a pedra de mármore, com inscrições da Torah da sinagoga de Jundiaí, esteja na parede de um dos salões da UNIBES. Zelda Goldenberg confirmou: “Ficou, durante muitos anos, no hall de entrada da Unibes.” Alguém teria mais informações? Saberia dizer se permanece na Unibes?

Simone Taboga é jundiaiense: “A minha avó materna frequentava a Sinagoga com a família...” Vamos aguardar mais detalhes...

Valquiria Giacomin postou: “Olha Benjamin Cohn...”

Mara Tedeschi comentou também: “Que triste não ter mais a sinagoga. O meu sobrinho sempre foi em São Paulo ou Campinas, e eu sempre me perguntei o porquê de Jundiaí não atender ao povo judeu”.  Jose Roberto Moreira escreveu para Mara Tedeschi: “Acho que as pessoas de religião judaica são em número pequeno em Jundiaí...” E Mara Tedeschi respondeu: “Sim, são mesmo mas será que mesmo um pequeno grupo não merecia uma sinagoga, não precisa ser uma grande construção, bom é o que penso assim não precisariam ir para Campinas e São Paulo...”

Você teria alguma informação sobre a comunidade judaica de Jundiaí? Conheceu a sinagoga da cidade? Você ou seus familiares fizeram parte desta comunidade ou frequentaram a sinagoga? Possuem fotos, memórias, histórias a compartilhar?

Participe você também! Envie detalhes para meu e-mail: myrirs@hotmail.com

4 comentários:

  1. Eu nascí em Jundiaí mas não me lembro dessa Sinagoga, hoje moro em Manchester, mas lembro desses sobrenomes!

    ResponderExcluir
  2. Meu avô era judeu da Romênia e viveu quase toda sua vida em Jundiai, mas não professava religião nenhuma, embora tivesse amizade com os judeus da cidade. Conheço poucos judeus em Jundiaí.

    ResponderExcluir
  3. Seria bom se promovessemos um encontro dos judeus de Jundiaí

    ResponderExcluir
  4. Tem comunidade judaica e sinagoga em Jundiaí?

    ResponderExcluir

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...