segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Interior da Sinagoga de Jundiaí, aquisição do Sefer Torah e a doação no momento do fechamento da sinagoga.

No artigo publicado no jornal de Jundiaí, com o título “Inauguração de sede em Jundiaí”, e citado na postagem anterior deste blog, lemos que a cerimônia ocorreu dia 23, às 20:30 horas à Rua Barão de Jundiaí, 149, em Jundiaí.

Sheila Bulis, por e-mail, contou que o jornal citado é “Diário de S. Paulo”, de 03 de outubro de 1948, um domingo, e completou: “Creio que antes da sinagoga, as reuniões eram realizadas em alguma casa ou em salões emprestados. Mas não tenho certeza. Fui alertada por meus irmãos que meus pais não se casaram na sinagoga, foi num salão de festas. Assim, eles já eram casados na inauguração, pois se casaram em 1946. Enviei a você dois e-mails, o primeiro com inúmeras fotos, sem marcação, e o segundo as cópias de algumas, onde marquei meus parentes e conhecidos." Algumas destas fotos já foram compartilhadas, as demais compartilho aqui.

 

Na foto do interior da Sinagoga de Jundiaí, vemos o Aron Hakodesh, com uma parochet (capa cobrindo o Aron Hakodesh), com Maguen David ladeada por dois leões, homenageando Chaim Israel Z´L; um apoio/mesa com candelabros, contendo uma placa; uma mesa alta, coberta, como uma Bimah, com candelabros, livros(sidurim?) e uma chanukiah; o corredor interno, ladeado por mesas e bancos de madeira; janelões em vidro, basculantes, cortinas, lustre no teto; relógio...uma situação semelhante às demais sinagogas já descritas, compartilhadas e divulgadas neste blog. Há uma identificação na foto: "Foto Ideal - Jundiaí"

Uma foto do documento da aquisição do Sefer Torah e outra, da doação no momento do fechamento da sinagoga de Jundiaí foram também encaminhados por Sheila Bulis. No documento da aquisição de uma Torah, de 19 de junho de 1939, constam os nomes das pessoas que contribuíram para a compra: Srs. Salvador Jaroslawsky, Samuel Bulis, Boris Nicomis, Jayme Aizenberg, Jacob Merims, Luiz Zilberman, Aron Conchester, Isaac Jayme Aizemberg, Luiz Zilberman, Aron Conchester, Isaac Bleichman, Herman, Horovitz, Saul Mester, Izmael Godfarb, Bernardo Glinoer, José Jaroslawsky, Mauricio Gozenterman, Raul Maghidman. O documento é assinado por sr. Fiszel Terfretin(?), o sobrenome não é legível...corrijam-me por favor...

Quanto à foto relacionada a uma doação, no momento do fechamento da sinagoga de Jundiaí, vemos uma carta, um recibo endereçado ao sr. Isaac Bulis, em 2 de maio de 1960, encaminhado pela Sociedade Israelita de Beneficência “Ezra”. Comunicam o registro do recebimento, assim como o agradecimento, do valor de cento e cinquenta mil cruzeiros, referente à liquidação da Sociedade Israelita de Jundiaí, “de cujo produto da venda foi a Ezra uma das beneficiadas”. A carta é assinada pelos srs. Adolpho Beresin e Benjamin Kulikovsky.

Após a publicação do post anterior, sra. Anna Rosenthal comentou no Facebook: “Fiquei muito comovida ao ver as fotos da Sinagoga de Jundiai. Reconheci muita gente e inclusive vi a foto de meus país, Julio e Regina Zimerman. Meus pais, Julio e Regina Zimerman nasceram na Rumania, atual Moldávia, e vieram para o Brasil na década de 1930. Eu e meus irmãos nascemos em São Paulo, mas fomos morar em Jundiai e, após o falecimento de meu pai, voltamos a São Paulo. Casei-me em 1958 com Elias Rosenthal, que era de Piracicaba. Quando fiquei viúva, há 20 anos, mudei-me para Campinas, onde mora meu filho e família. Nas fotos, além de meus pais, reconheci muitos amigos deles. Aliás, eu, minhas irmãs e amigos aparecemos na última foto. Irei procurar fotos.”

Sra. Paulina Ben-Ami também escreveu: “Eu leio os seus e-mails, e me emociona muito encontrar nomes conhecidos. A Anna Rosenthal é minha cunhada. As famílias Bulis e Zilberman eram como tios e primos para nós...”

Perola Ventura anotou os nomes de Michele Rachel Ventura Danciger, Gilberto Venturas, Gisele Ventura Essoudry e  Jacqueline Passy Venturas, para verem a publicação. E comentou: “Interessante mesmo! Fico impressionada! Meus tios e meu pai tinham os sítios nesta cidade Jundiaí. Nunca imaginei que existia sinagoga de Jundiaí!!! Que ano foi a inauguração? Minha prima me contou que ela morava na cidade, mas não sabia que tinha a sinagoga. Shabat shalom. Grande abraço.”

Compartilho também o comentário de Ariel Eythan Guedj, por motivar-me a continuar este trabalho que realizo: “Querida e estimada Myriam, para mim você tem sido a maior autoridade no assunto de resgate das raízes judaicas, sinagogas e história dos imigrantes judeus no Brasil. Eterna gratidão pelo belíssimo trabalho. Continue brilhando! A humilde opinião de quem não entende muito do assunto, mas sente com a alma. Abraços, Arie”Benedito Aguirre escreveu: “Boa tarde! Por gentileza existe registro dos frequentadores da sinagoga antiga? Onde pode ser localizado? Estamos em busca de um parente nosso que possa ter estado no local...” Alguém de vocês saberia informar? 

Você ou sua família fez parte da comunidade de Jundiaí, de Piracicaba ou de tantas outras comunidades judaicas da capital ou interior paulista? Frequentava as sinagogas nestas cidades? Em caso positivo, em que período? Em que ano foi fundada a sinagoga de Jundiaí e em que ano o edifício foi inaugurado? Por que a sinagoga desta cidade foi desativada? Vamos compartilhar histórias, fotos, documentos, memórias e resgatar as raízes das famílias que aqui chegaram??? Deixe seu comentário, ou escreva um e-mail para mim, myrirs@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...