segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

A Sinagoga de Jundiaí

Cerimônia - Sinagoga de Jundiaí


A divulgação de informações sobre a comunidade judaica de Piracicaba, e de sua sinagoga, irá continuar, assim como de outras comunidades judaicas paulistas e suas respectivas sinagogas. 

Mas nesta postagem compartilho o e-mail de Sheila Zilberman Bulis Strausas, sobre a comunidade judaica de Jundiai e sobre a sinagoga desta cidade.

Sheila encaminhou um e-mail em 15 de janeiro de 2021, com fotos muito antigas, que conseguiu digitalizar, da Sinagoga de Jundiaí, e de seus frequentadores, complementado os detalhes encaminhados anteriormente, que compartilho aqui novamente.

Colocação da Mezuzah

Sheila escreveu: “A maior parte das fotos são das pessoas que frequentavam, mas algumas são mais interessantes, como a Inauguração da Sinagoga ter saído no Jornal de Jundiaí, documento da aquisição de uma Torá, a doação no fechamento da sinagoga, entre outros. Eis aqui algumas observações... 

O Livro de Ouro contém poucas páginas, com nomes e as primeiras doações. Não sei se há interesse, mas posso tentar digitalizar também.

Fiz cópia de algumas fotos, e destaquei algumas pessoas que reconheci. 

Coloquei os nomes de outras famílias que talvez você reconheça, quem sabe.

Cerimônia II 
Cerimônia II : Casal Arão e Sofia Conchester (tiveram os filhos Isaac e Gilda, ambos também falecidos; Gilda casou-se com Saul Zarenchansky e tiveram os filhos Hélio e Cláudia que talvez você tenha contato)

Inauguração I : Léa Zilberman Bulis (minha mãe)

Inauguração III : 1: Geni Zilberman Sonnenfeld (minha tia, irmã de minha mãe); 2: Isaac Conchester (ao lado, escondida, Gilda irmã dele); 3: não tenho certeza, creio ser Ana Rosenthal (não sei o sobrenome de solteira; viúva do dentista Dr. Elias Rosenthal)

Provável Registro em Cartório: 

Inauguração I 
1: Luiz e Rachel Zilberman (meus avós maternos); 2: Samuel Bulis (meu avô paterno); 3: Isaac Bulis (meu pai)

Na foto "Casamento na Sociedade em Fevereiro 1931", eu reconheço vários da minha família, mas nem sei se quem eram os noivos. Só temos a foto porque a festa foi na loja dos meus avós paternos. Meus pais e tios ali eram pequenos..." 

Vejam esta foto e várias outras nas próximas postagens!!!

Em junho de 2020, Sheila Zilberman Bulis Strausas escreveu um comentário neste blog, e também encaminhou-o por e-mail. Sheila contou, naquele momento, que os avós fizeram parte da fundação da sinagoga de Jundiaí: 

Inauguração III
“Infelizmente, a comunidade foi-se mudando, outros falecendo e, finalmente, a sinagoga foi fechada. As Torot foram doadas à sinagoga da Penha. Sou descendente da família Zilberman (materna) e da família Bulis (paterna). 

E infelizmente meus pais, que se casaram na sinagoga de Jundiaí, já faleceram e não sei maiores informações...

Com o falecimento recente de minha mãe, acabamos de nos desfazer de uma série de fotos e documentos. 

Mas talvez um de meus irmãos tenha guardado algo. 

Provável Registro em Cartório
Complementando, lembro-me da família Conchester, pois eram sócios de meu avô e de meu pai em uma loja, a "Lojas Carioca".

De acordo com o Censo do IBGE, em 2010, 108 pessoas declararam-se como sendo de religião judaica em Jundiaí, como nos informa o site Wikipédia, sobre a cidade.

Você ou sua família fez parte da comunidade de Jundiaí, de Piracicaba ou de tantas outras comunidades judaicas da capital ou interior paulista? Frequentava as sinagogas nestas cidades? Vamos compartilhar histórias, fotos, documentos, memórias e resgatar as raízes das famílias que aqui chegaram??? Deixe seu comentário, ou escreva um e-mail para mim, myrirs@hotmail.com

3 comentários:

  1. Fiquei extremamente surpresa com essa publicação. Morei em Jundiai muitos anos e inclusive reconheci a foto do meu pai, minha mãe, minha irmãs e muita gente com os quais convivi.
    Meus pais Julio e Regina Zimerman.Meu sobrenome atual é Rosenthal, meu marido já falecido, Elias.
    Era morador de Piracicaba





    Não







    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sra. Anna, muito obrigada pelo comentário!! Teria histórias, fotos, documentos, memórias a compartilhar? A senhora nasceu em Jundiaí? E os pais da senhora? Frequentaram a sinagoga em que período? Em que ano foi fundada e em que ano o edificio foi inaugurado? Por que a sinagoga foi desativada?

      Excluir
  2. Fiquei extremamente surpresa com essa publicação. Morei em Jundiai muitos anos e inclusive reconheci a foto do meu pai, minha mãe, minha irmãs e muita gente com os quais convivi.
    Meus pais Julio e Regina Zimerman.Meu sobrenome atual é Rosenthal, meu marido já falecido, Elias.
    Era morador de Piracicaba





    Não







    ResponderExcluir

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...