terça-feira, 12 de janeiro de 2021

A importância da antiga Sinagoga de Piracicaba - Codepac e Ipplap

No interior da Sinagoga de Piracicaba
Foto enviada por Marcelo Rosenthal

Em maio de 2001, o Conselho de Defesa do patrimônio Cultural de Piracicaba - CODEPAC, em reunião ordinária decidiu abrir Processo de Tombamento de imóvel localizado à Rua Ipiranga, 826, local em que esteve situada a Sinagoga de Piracicaba, com o objetivo de preservar a memória histórica da cidade. O texto deixa claro que o imóvel “não poderá ser alterado, removido, demolido, destruído, mutilado, sem prévia autorização”.

O texto “A Antiga Sinagoga de Piracicaba e sua importância para a memória local”, de Carla Viviane Paulino e Marcelo Cachioni, para o Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba – IPPLAP, e compartilhado por Marcelo Rosenthal, apresenta detalhes sobre a história desta sinagoga, como o fato de que o Círculo Israelita de Piracicaba fundou, com recursos próprios, sua primeira sinagoga em 05 de junho de 1927, tendo sua história ligada à da imigração de famílias judias desde o final do século XIX. Estas famílias inseriram-se na sociedade local, estabeleceram atividades comerciais, com vendas à prazo, contribuindo para o desenvolvimento da cidade. Na primeira metade do século XX, somavam-se 40 famílias, e por quarenta e três anos a sinagoga da cidade esteve em atividade, tanto cultural, como social e religiosa, seja funcionando nos Shabatot, nas festividades, ou dando abrigo a viajantes e prestando auxílio a quem necessitasse. 

Fachada da Sinagoga de Piracicaba
Foto enviada por  Marcelo Rosenthal

Segundo o texto, a partir de 1960 muitas famílias deixaram a cidade, a comunidade foi diminuindo, e tomou-se a decisão de se vender o prédio, doando o valor da negociação para a construção de pavilhão para crianças órfãs em Israel. Mesmo em desuso, “representava uma série de experiências comuns a uma sociedade que compartilhou de uma mesma história e de um mesmo processo...a possibilidade de manter vivos seus laços de continuidade com o passado...a preservação do prédio da rua Ipiranga está relacionada à preservação da identidade de um povo, pois a sinagoga...um patrimônio carregado simbolicamente de elementos que representavam a herança de gerações passadas, além de proporcionar a possibilidade de continuidade, expressos pelo projeto de implantação de um memorial...novos usos...novas significações culturais para a atual geração”. 

O edifício, que fora instalado em um imóvel residencial, “compunha um conjunto harmonioso com as edificações vizinhas. Com relação às características estilísticas, a edificação está inserida no Ecletismo...”, como informam os autores. Era uma casa de “meia morada sobre porão não utilizável, com acesso por uma escada interna. Quanto a detalhes da fachada, “se compunha em dois corpos”, com ornamentações e pilastras com Maguen David, estando presente também na parte superior da fachada, “na platibanda, composta por rocalhas típicas da arquitetura barroca...com uma inscrição em hebraico”. Uma “porta de folha dupla”, com a inscrição C.I.P.  “com bandeira envidraçada e postigo” na entrada no bloco lateral, e uma janela “em arco abatido com bandeira envidraçada, de quatro partes de abrir, com quatro folhas envidraçadas e quatro folhas cegas. As folhas envidraçadas eram também ornamentadas com a Estrela de David”... e a data Fund 5.6.1927. Internamente, um grande salão, como já publicado, era usado para as rezas e reuniões. “Ao fundo cômodos de serviços que davam acesso para o quintal”.

O edifício demolido
Foto enviada por Marcelo Rosenthal

Esta descrição também relata que o prédio foi demolido ilegalmente em 2001, quando em Processo de Tombamento e “apesar de um auto de embargo pela Secretaria de Obras de Piracicaba em 14 de maio de 2001, a demolição deu-se até o final, lesando assim o direito a memória de toda uma comunidade. O pedido de Tombamento encaminhado ao CODEPAC por Laurisa Cortelazzi, veio com a finalidade de tornar possível a instalação de um memorial neste prédio...” Há, também, no texto, informações fornecidas por sr. Jayme Rosenthal, em que compartilha que a demolição atingiu não somente a comunidade judaica, mas toda a comunidade piracicabana...

As fotos deste texto foram enviadas por Marcelo Rosenthal. Em relação à foto com o senhor o interior da sinagoga, no Facebook, Mauro Krasilchik perguntou ao Marcelo Brick, à Corinne Brick Marian e à Miriam Brick: “Não é o Tio Antchale? Que foto maravilhosa, resgatada do nosso tio rezando na Sinagoga de Piracicaba. É uma emoção muito grande!!!! Agradeço de coração a quem conseguiu essa foto”.  Marcelo Brick comentou: “Eu acho que é sim, eu era muito criança ainda quando ele se foi, mas lembro dele assim mesmo, inclusive nas fotos da família. Que resgate incrível! Emocionante, simplesmente!!!! Acredito ser ele mesmo.” Corinne Brick Marian, também no Facebook comentou: “Oi Myriam, este senhor na foto rezando na sinagoga é o meu tio-avô Anshel Krasilchik Z’L, irmão da minha avó Clara (Krasilchik) Brick Z’L, mãe do meu pai Abram Brick Z’L. Nunca tinha visto esta foto, fiquei emocionada, ele foi uma pessoa muito especial e querida para mim. O meu filho, Alex Marian, tem o nome dele em hebraico.

Acompanhem mais informações sobre a comunidade judaica de Piracicaba e sua sinagoga nas próximas postagens, além de mais detalhes sobre as sinagogas e suas comunidades judaicas da capital e do interior paulista. E se puderem contem suas histórias e memórias de família, fotos e documentos. Escrevam para myrirs@hotmail.com , deixem um comentário, sigam o blog e/ou inscrevam-se para receberem as novas publicações...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...