quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

A inauguração da Sinagoga de Jundiaí em artigo do jornal da cidade

Um artigo foi publicado no jornal de Jundiaí, no momento da inauguração da Sinagoga da cidade. Cópia deste artigo foi enviada por e-mail por Sheila Zilberman Bulis Strausas. 

Com o título “Inauguração de sede em Jundiaí”, lemos que no “dia 23, às 20:30 horas, em Jundiaí, à Rua Barão de Jundiaí, 149, com o comparecimento de autoridades civis e militares, além de numerosos convidados, foi inaugurada a sede própria da Sociedade Israelita Brasileira, presidindo a cerimônia o rabino Frederico Pinckuss, professor da Faculdade de Filosofia de São paulo, e tendo cortado a fita simbólica que vedava a entrada do prédio o tenente coronel Newton B. Nunes Silva, comandante do 2.o G.O.155...” 

E cita que após a inauguração, a Sociedade Israelita Brasileira de Jundiaí ofereceu aos presentes uma “fina mesa de doces e bebidas. Na ocasião a diretoria da Sociedade era composta por: srs. Luiz Zilberman (presidente), Benjamin Hermann (vice-presidente), Isaac Bulis (1º. Secretário), Saul Mester (2º. Secretário) e Samuel Bulis (tesoureiro). Na foto, cel. Newton B. Nunes da Silva ao cortar a fita simbólica. O texto não cita o mês e o ano deste evento.

No Facebook, Nessim Hamaoui comentou sobre a foto que vemos na publicação anterior, da Cerimônia na Sinagoga de Jundiaí: “O rabino da foto é o rabino Pinkuss, que era da CIP”. Já Claudia Zarenczansky Barochel escreveu: “Emocionada com essas fotos! Obrigada, Sheila Bulis Strausas. E sim, minha mãe era de Jundiaí. Certamente tenho algumas fotos. Vou vasculhar os guardados. Devo ter fotos e documentos. Quem certamente tem histórias para contar é a Geni Sonnenfeld”. Marcia Cytman contou que a família Bílis tinha algum parentesco com a família Beinichisi: “Minha mãe e meus avós sempre falavam deles, de Piracicaba e de Jundiaí...”

Casamento na Sociedade em Fevereiro 1931

Sra. Anna Rosenthal deixou um comentário no Facebook e também na postagem anterior "A Sinagoga de Jundiaí":Fiquei extremamente surpresa com essa publicação. Morei em Jundiai muitos anos e inclusive reconheci a foto do meu pai, minha mãe, minhas irmãs e muita gente com os quais convivi. Meus pais Julio e Regina Zimerman. Meu sobrenome atual é Rosenthal, meu marido já falecido, Elias. Era morador de Piracicaba.” E Gabriela Rottgen escreveu: “Muito interessante este artigo.”

Compartilho aqui a foto “Casamento na Sociedade em Fevereiro1931”, enviada por Sheila Zilberman Bulis Strausas, em que comenta que reconhece vários da família, mas não sabe quem eram os noivos: “Só temos a foto porque a festa foi na loja dos meus avós paternos. Meus pais e tios ali eram pequenos.” Vocês podem ver também a foto da capa do “Livro de Ouro”. Como escreveu Sheila, contém poucas páginas, com nomes e as primeiras doações. 

Você ou sua família fez parte da comunidade de Jundiaí, de Piracicaba ou de tantas outras comunidades judaicas da capital ou interior paulista? Frequentava as sinagogas nestas cidades? Em caso positivo, em que período? Em que ano foi fundada a sinagoga de Jundiaí e em que ano o edificio foi inaugurado? Por que a sinagoga desta cidade foi desativada? Vamos compartilhar histórias, fotos, documentos, memórias e resgatar as raízes das famílias que aqui chegaram??? Deixe seu comentário, ou escreva um e-mail para mim, myrirs@hotmail.com


Um comentário:

  1. Eu nasci em Jundiaí, mas moro em Manchester, sou judeu espanhol. Andres Hoelzle. Email:andrevclhs2001@gmai.com.

    ResponderExcluir

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...