quinta-feira, 2 de setembro de 2021

História da família Kauffmann em Santos - texto de Rosa Strauss

Sr. José Kauffmann

Recebi o texto abaixo de sra. Rosa Strauss, que vem acompanhando o estudo que faço das sinagogas na capital e nas pequenas cidades de São Paulo, da imigração judaica e de suas comunidades. Sra. Rosa escreveu:

"Após a boa repercussão, resolvi escrever sobre a Família Kauffmann, minha família materna.

A minha família, tanto paterna quanto materna chegaram e se estabeleceram em Santos no início do século passado. A paterna - Strauss - foi descrita pelo meu primo Roberto Strauss, e publicada há algumas semanas...

Nossos avós maternos José e Laura Kauffmann emigraram para o Brasil em 1911, vindos da Bessarábia (antiga União Soviética) e atual Moldávia, chegando em Santos, onde se estabeleceram e formaram uma grande e linda família.

Chegaram com a primogênita Beila de apenas 10 meses de idade e aqui tiveram mais 5 filhos - 4 mulheres e um homem. 

Fotos diversas da família

Uma curiosidade do nosso avô - ele tinha uma loja de móveis perto do Porto e, quando chegava algum navio com judeus, ele os recebia e os orientavam sobre o que necessitavam e os encaminhavam ao seu destino.  Porém, infelizmente, ele teve uma vida breve, pois faleceu aos 33 anos, em 1919, devido a epidemia de Gripe Espanhola, deixando viúva a Vó Laura com 6 filhos entre 3 meses e 9 anos, o que tornou a vida da família muito difícil, passando muita dificuldade e sacrifício por um bom tempo. 

Beila, a mais velha se casou com José Wassermann e tiveram 4 filhos: Malvina, Geraldo, Diva e Raul. Eles tinham uma loja de móveis na Rua Senador Feijó, reduto dos comerciantes de móveis em Santos. 

Os irmãos já em 1958 
da esquerda para direita:
Beila, Amália, Elisa, Malvina e Boris

Boris se casou com Bertha Padron e tiveram 5 filhos: Boris, Betinha, as gêmeas Beatriz e Berenice, e José Neto. Boris além de ter sido um renomado e prestigiado fotógrafo em Santos, também tinha uma conhecida loja de artigos fotográficos no Centro da cidade e na praia. Elisa se casou com Rubens Guerchenzon e tiveram dois filhos: José Roberto e Silvia. Rubens trabalhava com comércio de tecidos e roupas. Amalia se casou com José Strauss em 1942 e se estabeleceram em São Paulo. Tiveram três filhos: Rosa, Jack e Milton (nós). Papai trabalhava como fabricante e oficina de calçados. Malvina se casou com Max Weitman em 1945, também se estabeleceram em São Paulo e tiveram um filho: José Claudio e tinham uma loja de roupas femininas. 

Os avós José e Laura com os 4 primeiros
filhos: Beila, Boris, Elisae Amália

Ida casou com Laurindo Leal, ficaram um tempo em Santos e logo também se estabeleceram em São Paulo e tiveram dois filhos: Laurindo (Lalo) e Lucio. Tio Leal, como era conhecido, trabalhou na Caixa Econômica Federal até se aposentar. Os três primeiros permaneceram em Santos a vida toda, bem como grande parte dos seus filhos. 

Atualmente já estamos na 4a. geração dos Kauffmann, todos com filhos, netos e alguns até com bisnetos, mas nenhum de nós esqueceu da infância e bons tempos passados em Santos, cidade que ainda vive em nossos corações….

Sra. Rosa anexou as fotos dos Kauffmann's, com a descrição, e autorizou publicar o texto acima.

1. José Kauffmann - meu avô

2.  Fotos diversas da família.

A avó Laura com os seis filhos

3. Os irmãos já em 1958, da esquerda para direita: Beila, Amália (minha mãe), Elisa, Malvina e Boris...

4.  Meus avós José e Laura com os 4 primeiros filhos: Beila, Boris, Elisa e Amália.

5. A avó Laura com os seis filhos..."

Aguardem novos textos encaminhados, que serão compartilhados também.

Você ou sua família fazia parte da comunidade judaica santista? Frequentavam, ou frequentam, qual sinagoga? Teriam histórias, fotos, documentos a compartilhar? Deixe seu comentário ou envie e-mail para myrirs@hotmail.com

9 comentários:

  1. O nome correto do Chazan é Ely El Gadeh,e até hoje é chamando na comunidade com a idade de 83 anos.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns myriam por resgatar aistoria de nossos antepassados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada!!! Poderia compartilhar a história de sua família?

      Excluir
  3. Meu nome é Boris Padron Kauffmann. Sou filho de Bariz (mais conhecido como Boris) Kauffmann e de Bertha Padron Kauffmann. Aparentemente, meus avós paternos José e Laura Kauffmann vieram de uma cidade, na Bessarábia, chamada Securon - hoje situa-se no sul da Ucrania, junto à divisa com a Moldávia. Esta conclusão decorre de um depoimento de Elisa Tabacow Kauffmann, publicado no livro "Passagem para a América", que menciona que conheceu seu marido Moysés Kauffmann em São Paulo, acrescentando "Nossos pais já eram amigos lá na Europa, de onde eles moravam - me parece que em Securon...". Moysés era primo de meu pai Bariz, filho de Rosa Kauffmann.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Boris, tudo bom?
      Essa cidade é a mesma de alguns bisavós meus. O google chama ela de Sokyryany, em Chernivtsi.
      Você tem uma árvore genealógica montada em algum lugar?
      Gosto muito desse assunto, se quiser me manda um email - amanda.sitchin@gmail.com

      Excluir
    2. Opa, desculpe - é amanda.sitchin@hotmail.com

      Excluir
    3. Prezado Boris: fomos colegas no ginásio do Colégio Canadá, incluindo o Raul Wasserman. Forte abraço. SIMÃO KORN

      Excluir
    4. Agradeço muito os comentários e espero que consigam restabelecer contato. De toda forma, caso haja interesse em relatar um pouco sobre a história de vocês, entrem em contato comigo pelo e-mail myrirs@hotmail.com

      Excluir

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...