segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Você já ouviu falar do "Guia das Sinagogas de São Paulo" ?

Muitas pessoas me questionam onde comprar, onde encontrar o livro.

Conto para você que este guia ainda não foi publicado. 

Sim, permanece sem patrocínio e apoio. E o prazo para captação de recursos para este projeto se encerra em 2021.

Como já divulgado em 09 de novembro de 2018, quando o projeto foi aprovado na Lei Rouanet, Pronac 184242, Art.18, este projeto propõe a edição de um livro de referência que apresenta, de forma sucinta, anos de estudos sobre as sinagogas localizadas na região metropolitana da capital paulista. 

A publicação abrange origem, documentação, e fotos retratando a realidade sociocultural e a preservação do patrimônio histórico da comunidade judaica paulistana sob uma perspectiva viva e de grande valor memorialístico.

Visa contribuir para a preservação da memória, do patrimônio e das raízes da comunidade judaica de São Paulo, através da história de cerca de 70 sinagogas nos bairros onde se estabeleceram e, assim, descrever parte do próprio desenvolvimento da cidade, naquilo que tem de mais característico e valioso: sua diversidade étnica, religiosa e cultural. 

Propõe também estimular o interesse da população de São Paulo e do Brasil pela história e valores universais de uma comunidade que contribuiu – e continua contribuindo – para o desenvolvimento socioeconômico e cultural do país, tornando-se parte importante da sua construção como uma nação plural. 

Esta publicação é uma forma de difundir a arte e a cultura judaicas na sociedade brasileira, constituindo um guia de localização e visitação para os cidadãos paulistanos e para turistas de outras partes do Brasil e do mundo. E assim valorizar esse patrimônio como legado importante para as futuras gerações. O Guia será distribuído para dezenas de bibliotecas e instituições públicas brasileiras.

Parceiros do projeto:

Myriam Szwarcbart – Arquiteta, autora da pesquisa.

Alberto Guedes – Jornalista, editor de texto. 

Roberto Strauss – Arquiteto, designer gráfico.

Você encontra mais detalhes sobre esta proposta também na página do Instagram @sinagogasemsaopaulo e também no LinkedIn.

Enquanto o Guia não é publicado, acompanhe as publicações sobre as sinagogas neste Blog.

Permanecemos, até o final de 2021 buscando parceiros financeiros entre empresas e pessoas físicas que lidam com Responsabilidade Social.  Se considerar que há interesse da sua instituição em participar, ou caso conheça alguma empresa que está buscando projetos para alocar recursos através desta Lei, ficaremos muito gratos! 

Podemos marcar um encontro. Para conversarmos escreva para mim: myrirs@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...