quinta-feira, 22 de junho de 2023

Narrativas e memórias da comunidade judaica paulista e suas sinagogas

Sinagoga União Israelita Paulista

O resgate de raízes das comunidades judaicas que chegaram ao Estado de São Paulo, assim como detalhes das sinagogas, tanto da capital como do interior paulista, está sendo possível, em grande parte, através de narrativas e história oral de diversas famílias, imigrantes e migrantes, que tem se disposto a compartilhar suas memórias.

Compartilho aqui o relato inicial feito pelo Dr. Jaques Nigri, por indicação de sra. Esther Fuerte Wajman, ambas famílias frequentadoras das sinagogas do bairro da Mooca. Dr. Jaques morou à Rua Barão de Jaguara quando criança, aos noito e nove anos. A mãe, sra. Esther Nigri,  proveniente de Beirute, e o pai, sr. Carlos J. Nigri, proveniente de Seida, saíram do Líbano, já casados e chegaram ao Brasil, através do porto de Gênova, devido à Primeira Guerra Mundial, e à situação daquele momento, no Império Otomano. A família de Dr. Jaques frequentou ambas as sinagogas da Mooca, além da Sinagoga da Abolição e a do Brás. Dr. Jaques contou que estudou na Escola Israelita do Cambuci, estudou posteriormente odontologia, e formou-se na mesma turma do irmão de sra. Esther Fuerte Wajman, sua prima de segundo grau.

Atualmente aposentado, lembrou-se de diversas famílias da comunidade judaica do bairro da Mooca, entre elas as famílias Memran, Hadid, Politi e Simantob. Não possui fotos da época em que morou na Mooca, pois quem as guardava eram suas três irmãs mais velhas, hoje já falecidas.

Em breve uma visita à Sinagoga União Israelita Paulista será agendada, quando poderei revê-la, após alguns anos, e quem sabe, relatar novas histórias e compartilhar fotos.

Faça parte do resgate das memórias familiares, compartilhando fotos, documentos e objetos, tanto das sinagogas e comunidade judaica da Mooca, como dos demais bairros da capital e cidades do interior paulista.

Encaminhe um relato, ou entre em contato comigo, através dos e-mails myrirs@hotmail.com ou myrinhars@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...