quinta-feira, 18 de abril de 2024

Um vídeo sobre o estudo das sinagogas e comunidades judaicas paulistas

Este vídeo foi criado em abril de 2018, e conta com 2.860 visualizações. Compartilhar o vídeo no Youtube foi uma das formas que encontrei, naquela época, para divulgar um estudo que realizava, e que continuo realizando, relacionado às comunidades judaicas e respectivas sinagogas em São Paulo, a fim de resgatar as memórias e também preservar as raízes desta comunidade.

Meu nome é Myriam, e iniciei esta pesquisa há mais de 15 anos, quando ainda não havia facilidade de acesso a informações, e contatos pela internet e redes sociais, como nós temos hoje.

Retomei este estudo em 2016, a partir da Vila Mariana, o bairro onde nasci e em que vivi por um bom tempo. Minha família fazia parte da comunidade deste bairro, frequentávamos a Sinagoga Cilly Dannemann, conhecida como a sinagoga do Lar dos Velhos e também a Sinagoga Mordechai Guertzenstein que era a sinagoga vinculada ao colégio Peretz, onde estudei. Meu avô Chiel Leib era o schochet e professor de Bar-Mitzva nos anos 1950/60. Cursei a FAU, e formei-me arquiteta. Pensando no nosso passado, no nosso presente e também no nosso futuro, esta é uma ótima oportunidade de conhecermos o nosso patrimônio histórico, artístico, cultural e também arquitetônico.

Sendo assim, continuo divulgando histórias, lembranças, fotos e documentos em meu blog e também no Facebook e tenho contado com a participação das pessoas que frequentaram, ou que ainda frequentam, as sinagogas em São Paulo, muitas vezes em entrevistas gravadas de história oral. Sempre que possível, agendamos uma visita a estas sinagogas.

Continuo em busca de material sobre as diversas sinagogas paulistas e suas comunidade, além, de desenvolver projetos relacionados à imigração judaica,

 Visitem meu blog: artejudaicasaopaulo.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...