segunda-feira, 25 de julho de 2016

Vida Judaica na Vila Mariana...alguns comentarios...

Considerando a vida judaica na Vila Mariana, e neste caso, a vida judaica em São Paulo como um todo, é importantíssimo citar o Cemitério Israelita da Vila Mariana, como comentou o sr. Guilherme Faiguenboim que, juntamente com Paulo Valadares e e Niels Andreas, escreveu o livro Os Primeiros Judeus em São Paulo-Uma breve história contada através do Cemitério Israelita da Vila Mariana . 

Sobre o Cemitério Israelita da Vila Mariana, várias questões são apresentadas: Por que um cemitério israelita exatamente na Vila Mariana? Quem foram os primeiros judeus na cidade e de onde vieram? Por que somente em 1919 foi fundado (A Chevra Kadisha surge em 1923), considerando que havia judeus em S.Paulo já no seculo XIX? 

Mais detalhes? A sugestão que dou é lerem o livro!!!

Ida Rebeca (Lafer) Rosenblit
e Ana Bergman Lafer 

Situado na Av. Lacerda Franco, 2080, em terreno doado por Mauricio Klabin, e inicialmente com 5 mil m², o Cemitério Israelita da Vila Mariana possui um Memorial no antigo local da Casa da Tahará(purificação). 


Neste cemitério estão enterrados, além de personalidades famosas como Lasar Segall, Gregory Warchavchik, José Mindlin, Mauricio Klabin, a minha bisavó materna Ana (Sarah)Bergman (ou Berkman) Lafer.



Como já citei, a Vila Mariana, em meados dos anos 1940, foi um dos bairros para onde ocorreu a emigração judaica, a partir do Bom Retiro.  Como vemos no livro "Peretz Quarenta Anos", "...a maioria dos judeus do bairro procedia da Polonia e fixou-se no comércio. Chaegava-se á Vila Mariana com o bonde 27, que saia da Ponte Grande..." Muitos da comunidade judaica trabalharam como alfaiates, muitos com lojas de móveis...

A partir daquele momento novas instituições foram criadas, como podemos ver:

Em junho de 1941 foi inaugurada em São Paulo a Sociedade Religiosa Israelita Asilo dos Velhos, conhecida por Lar dos Velhos ou Moishev Zekenim. Criada formalmente em outubro de 1937, localiza-se, ainda hoje, à R. Madre Cabrini, 506. 

A  antiga Sinagoga do Lar dos Velhos, e que hoje não mais existe, recebeu o nome de Cilly Dannemann, falecida durante a construção, como uma homenagem prestada por Sr. Boris, um dos fundadores do Lar.

Em 20 de dezembro de 1948, foi fundada a Associação Cultural Religiosa Brasileira Israelita da Vila Mariana - Acrelbi, cujos objetivos iniciais eram preservar a religião, manter um curso de ensino religioso e realizar reuniões culturais.

Já a Sinagoga Rabino Mordechai Guertzenstein foi fundada em 9 de setembro de 1951 e estava sediada à Rua Madre Cabrini, 195. Este edifício da sinagoga não mais existe...O registro oficial da sinagoga Mordechai Guertzenstein aconteceu em 9 de dezembro de 1951.

A sede inicial do Colegio I.L.Peretz, tambem à R. Madre Cabrini, 195, foi inaugurada em 15 de novembro de 1959. 

Mais detalhes sobre estas Sinagogas da Vila Mariana??? Acompanhem as próximas postagens...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...