segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Histórias para contar? Dr. Mauricio Galantier e a comunidade judaica de Vila Mariana

Há pouco mais de uma semana, postei no Facebook um texto simples, em busca de um pouco mais de informações sobre a comunidade judaica da Vila Mariana, e sobre as Sinagogas do Peretz e do Lar dos Velhos.

O texto foi o seguinte:
“Alguém de voces frequentou a sinagoga do "Lar dos Velhos" ou do Peretz, na Vila Mariana?? Tiveram aulas com meu zaide, Chiel Leib(schochet)? Possuem fotos? Documentos? Projetos? Histórias para contar? Citando algumas famílias: Szwarcbart, Rosenblit/Roisenblatt, Dzialowski, Bloch, Schapira/Schapiro/Szapiro, Blinder, Feldman, Lafer, Dratcu/Dratwa, Guertzeinstein, Orenstein, Lerner, Tarasoutchi, Smaletz, Grunebaum, Kirschbaum, Scharff, Waidergorn, Aizemberg, Fraiman, Sancovsky, Peceniski, Chapaval, Charak, Back, Galantier. Quem mais??? Se quiserem, me passem uma mensagem inbox.

Incluí acima algumas famílias que na página do Facebook não apareceram...

Para minha surpresa várias pessoas me retornaram, muitas indicando conhecidos ou parentes. E vou postar alguns comentarios, aos poucos, começando com a indicação da Silvia Galantier KrasilchikSegundo ela, o pai, Dr. Mauricio Galantier, teria informações, material e fotos, e estaria disponível para conversar. 

Contato feito, na sexta-feira, 29 de julho de 2016,  David Carlessi e eu fomos encontra-lo.

Numa tarde excelente, Dr. Mauricio relembrou histórias, nos contou sobre as famílias e parentescos, e também sobre o início e detalhes da Sinagoga Mordechai Guertzeinstein, ou Sinagoga do Peretz.  E aqui, relato um pouco do que ouvimos (peço que quaisquer erros sejam aqui corrigidos por quem ler esta página):

Bonde da Light no canteiro central da rua Domingos de Moraes em 1943.
http://www.estacoesferroviarias.com.br/avenidas/d/domingosdemorais.htm
A família paterna do Dr.Mauricio Galantier, originária da Letonia, está no Brasil desde os anos de 1890. O bisavo, que também morou no Brasil, e o avo eram religiosos e moraram na Rua Afonso Celso, proximo ä av. Domingos de Moraes, na V.Mariana. Acolhiam os imigrantes vindos da Letonia, (brincavam que ali situava-se o “Consulado da Letonia”) que acabavam trabalhando como “Klienteltchik”. Contou sobre o avo Mauricio, sobre Benjamin e Ville. Comentou tambem que na R. Afonso Celso, situava-se a casa dos Klabin, esta ao lado do atual Supermercado Pastorinho.

Quanto à família materna, Scharff, morou na rua Marselhesa, em casas que ainda hoje existem. Na rua Estado de Israel (antiga rua do Tanque) o avô do Dr. Mauricio guardava um cavalo, e ia de charrete até o Itaim, aonde possuia loja. Faziam parte da família materna o Sr. Manuel(avo), Fernando (pai de Rafael), Bernardo, Ida (Weber, de casada), Ary, Riva, Maly, Shloime (pais da sra. Fany Feldman e Rachel). A avó materna, por exemplo chegou ao Brasil com 2 anos.

Chiel Leib, meu zaide,
que ensinou o Dr. Mauricio Galantier a rezar

E aqui cabe uma curiosidade: Dr. Mauricio aprendeu a rezar e falar Kadish com meu zaide Chiel Leib (avo paterno), quando o pai faleceu, em 1964. Lembrou que meu zaide rezava no Lar dos Velhos, todos os dias, e o Dr. Mauricio, que morava na R.Luiz Goes, dava carona para o meu zaide, que morava na R. das Camélias. 

Outro detalhe aconteceu na época do noivado do Dr. Mauricio, quando foi questionado sobre a Ketuba de noivado. Esta acabou sendo fornecida pelo meu zaide.

Na comunidade judaica, dos que ficaram na Vila Mariana, e lá se estabeleceram, muitos abriram lojas de moveis na R. domingos de Moraes, Av. Jabaquara, Praça da Árvore. Moraram no entorno da R. Marselhesa, Leandro Dupre, Luiz Goes, Borges Lagoa, Sena Madureira, Afonso Celso, Diogo de Faria, Joaquim Távora, até a região do Paraiso.


No próximo post, aguardem os comentários do Dr. Mauricio Galantier quanto ao incio da Sinagoga Mordechai Guertzenstein, ou Sinagoga do Pertez

Um comentário:

  1. Mauricio, que linda e agradável surpresa. Creio que você vai lembrar de mim, sim, sou o Paulo irmão da Célia viúva do nosso querido e amado Abel Jaime Peceniski. Por uma dessas agradáveis coincidências, estava querendo saber de você e em procurando no Face tive essa agradável surpresa. Espero seu retorno com ansiedade pois tenho um assunto urgente para falar contigo. Se possível, ligue para meu celular, ou como pediu, vai meu e-mail; goldbergpaulo@gmail.com. Cel: 99235-9427 Obrigado, Paulo Goldberg.

    ResponderExcluir

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...