sexta-feira, 12 de agosto de 2016

A Sinagoga Mordechai Guertzenstein

Como já comentado, no momento que algumas famílias da comunidade judaica da Vila Mariana alugavam um salão, para formarem Minian, começou-se a pensar “em algo não só religioso, mas também de cunho comunitário e cultural”. O bairro necessitava de um local que oferecesse atividades culturais aos jovens, e um centro religioso para a comunidade judaica do entorno.

A família que decidiram visitar para realizarem uma reunião, de Bernardo Guertzenstein, proprietária dos Laboratorios Catedral, era conhecida pela coletividade. Sr. Bernardo era um dos nove filhos do Rabino Mordechai Guertzenstein, este nascido em Kiev, em 1868. Rabino Mordechai Guertzenstein havia sido enviado para as colônias do Barão Hirsch. Em 1914, o rabino Mordechai chegara a São Paulo e em 1923 mudara-se para o Rio de Janeiro. Como cita o livro do Peretz, “queriam que o sr. Bernardo se candidatasse à presidência da sociedade que seria fundada. Ele não respondeu...e perceberam que teriam que voltar outras vezes para convence-lo”. E isto ocorreu, e os sr. Bernardo acabou aceitando...


A foto ao lado nos mostra a comissão de criação da Sinagoga Mordechai Guertzenstein/Acrelbi, presidida naquele momento pelo sr. Manoel, avo do sr. Mauricio Galantier.


Podemos ver, em pé, entre outros os senhores Germano Baumohl, Francisco Aizemberg, Moises Bidlovsky, Samuel Stralberg, Já sentados temos, entre outros, os senhores Miguel Schapiro, Manoel Scharff, Bernardo Guertzenstein, Marcos Sancovsky(morador da R. Mairinque), Syja Fraiman.


Vale notar que o sr. Manoel, não participou desta sinagoga por não concordar com a linha religiosa a ser adotada, de cunho “um pouco mais liberal”. Este gostaria que esta sinagoga tivesse um caráter mais tradicional. Por este motivo, optou por frequentar a Sinagoga do Lar dos Velhos, não aparecendo, assim, da foto oficial, mais conhecida. O mesmo aconteceu com meus avos. Os pais da minha mãe frequentavam a Sinagoga Mordechai Guertzenstein, já meus avos paternos frequentavam a Sinagoga do Lar dos Velhos. Para nós, crianças na época, era uma festa a ida e vinda de uma sinagoga a outra...



Existe uma outra foto oficial da diretoria, posterior à que vemos acima, de 20 de dezembro de 1948, aonde aparece a primeira diretoria que tomou posse. Vemos Bernardo Guertzenstein, Marcos Sancovsky, kelman Orenstein, Moises Dzialowski, Jan Hoida, Abrahão Boincansky, Moises Bidlovsky, Miguel Schapiro, Germano Baumohl, Simon Glezer, Majer Klinger, Francisco Aizemberg, S. Fraiman, Felipe Schapiro, Natan Zochinski, Jose Karlik, Samuel Liberman e Smerelis Eidelmanas.


Neste momento, segundo o livro do Peretz, lavrou-se os estatutos que regeriam a sociedade que estava sendo fundada: a Associação Cultural Religiosa Brasileira Israelita da Vila Mariana- ACRELBI. A reunião foi presidida por Guertzenstein. As reuniões, após esta data, continuaram, e a cada encontro arrecadava-se dinheiro para uma futura sede... Decidiu-se, também, pela construção de  uma escola agregada à sinagoga. Esta foi construída no fundo do terreno, tendo como engenheiro responsável Mauricio Utchitel. 

Mais adiante, informações sobre a solenidade de inauguração da sinagoga...

6 comentários:

  1. Lindamente elaborada por Myriam Szwarcbart essa narrativa que testemunha um marco historico da transmissao do saber e tradicao judaica no Brasil.
    renatave@bigpond.net.au

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Renata pelo comentário e incentivo!!!Acompanhe as postagens...

      Excluir
  2. Saudações, um bom dia! Me chamo Reinaldo Domingos, sou Prof. de Direito, Advogo e escrevo sobre empresas tradicionais de imigrantes em São Paulo. Neste momento estou escrevendo uma matéria sobre os Laboratórios CatheDral e a atuação de Bernardo Guertzenstein, comopioneiro importante neste setor. Goataria de solicitar se possível: a identificação precisa do Senhor Bernardo nas fotos da esquerda para a direita e as seguintes informações: Data de nascimento do Senhor Bernardo, local de nascimento, em que ano se formou na Faculdade de Farmácia do Rio de Janeiro. Desde já muito grato por vossa atenção! meu zap : 011 93 016. 7149 meu e-mail: drreidomingos@hotmail.com Meu fone fixo 011 39 03 15 84!

    ResponderExcluir
  3. olá Myriam. ainda existe essa sinagoga? o que aconteceu com ela? obrigado pelo texto e informações. um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi caio, a Sinagoga Mordechai Guertzenstein não existe mais. A construção original foi demolida em um dos momentos de reforma da escola, quando se construiu um edificio novo (desta escola- Colégio I. L. Peretz). E nesta um novo espaço para a sinagoga foi criado. Porém o espaço foi vendido...e assim, não existe nem mais a sinagoga, nem o espaço da escola... Os bancos foram doados para a sinagoga da Bahia, e o Aron Hakodesh e a Bimah estão na sinagoga de Ribeirão Preto

      Excluir

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...