terça-feira, 2 de agosto de 2016

Atas de Reuniões, de Assembléia...o inicio da Sinagoga Mordechai Guertzeinstein, na Vila Mariana

Dr. Mauricio Galantier, no encontro que tivemos na sexta-feira, 20/07/2016, além de nos contar sobre a comunidade judaica da V. Mariana, comentou sobre a sinagoga do Peretz, ou Sinagoga Mordechai Guertzeinstein...

Ficamos sabendo que algumas das famílias que tiveram participação bem no início da Sinagoga do Peretz, foram, entre outras, os Scharff, Schapiro/Schapira, Galantier. Formavam Minian no porão da casa dos Klabin e já possuíam Sefer Torá. Depois desta epoca, conseguiram alugar um salão, e pensando em algo não só religioso, mas também de cunho comunitário e cultural, constituiram a Acrelbi (registrado em Ata).

A ideia passou a ser a compra de um terreno, um imóvel. 

Copias das Atas de Reuniões e Assembleia Geral relacionadas à Sinagoga do Pertez

A Ata de reunião de 3 de janeiro de 1946 apresenta a questão de "2 prédios, um à R. Afonso Celso e outro na R. Rio Grande". Optam pelo da R. Afonso Celso, decidindo que o sr. João Galantier procuraria os proprietários.  Nesta mesma reunião procederam à distribuição de cargos...

Já em 17 de julho do mesmo ano, na impossibilidade de adquirirem o edifício citado, decidem que o sr. Bernardo “Guertzeinstein seria visitado para marcar um dia para realizar uma reunião na residência deste com pessoas convidadas...”  O sr. Bernardo Guertzeinstein, residia na R. Conde de Irajá.

Interessante notar na Ata da reunião de 26 de maio de 1947 as decisões sobre convocar uma Assembleia, a preocupação com o local (No Asilo, talvez) e o assunto: “lembrar a construção ou criação de uma escola  e de uma sinagoga””concluindo que “ambas são necessárias à coletividade do bairro”.

Em 4 de maio de 1948 realizou-se uma Assembleia Geral da Comunidade Israelita da Vila Mariana, à R. Domingos de Moraes, 928.

Nesta, estavam presentes os senhores Moises Alterman, Francisco Aizemberg, Leo Liberman, Nechemia Yagudin, Joao Galantier, Manoel Scharff, Felipe Schapiro, entre outros, como podemos ver, também na foto.

De acordo com o site do Peretz temos: “Em 20 de dezembro de 1948, foi fundada a Associação Cultural Religiosa Brasileira Israelita da Vila Mariana- Acrelbi, cujos objetivos iniciais eram preservar a religião, manter um curso de ensino religioso e realizar reuniões culturais”.

Dr. Mauricio contou que o terreno foi doado pelo sr. Bernardo Guertzenstein. Situava-se à Rua Pinto Ferraz, atual R. Madre Cabrini, local da construção do edifício.

Pelo que meus pais, Dora e Maurice Szwarcbart, contavam, na parte superior da nova edificação, havia um salão (local em que seria instalada a sinagoga), aonde um grupo de jovens judeus do bairro, (inclusive eles), passou a se reunir. Na parte inferior, quatro quartos serviam de sala de aula, considerando a idéia de formação de uma escola. O registro oficial da sinagoga Mordechai Guertzenstein aconteceu em 9 de setembro de 1951, em uma cerimônia na recém construída sede...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...