terça-feira, 16 de agosto de 2016

Inauguração e fotos da Sinagoga Mordechai Guertzenstein

Como foi dito anteriormente, o registro oficial da sinagoga Mordechai Guertzenstein, e da escola I.L.Peretz aconteceu em 9 de setembro de 1951, em uma cerimônia simples na recém construída sede. 
Como podemos ver na foto ao lado, e publicada em “Peretz Quarenta Anos”, uma mesa comprida foi colocada na frente do edifício. Na parede, uma pintura do escritor I.L.Peretz. Bernardo Guertzenstein, alguns pais, e representante do KKL discursaram.


O projeto inicial da Sinagoga possuía abobadas como cobertura, além de “torres laterais”, como podemos ver na foto.  Este projeto acabou não sendo aprovado.

No projeto realizado, a sinagoga situava-se no piso superior e salas de aula no piso inferior. 


O acesso ao piso superior dava-se através de 2 escadas laterias, que praticamente se uniam à entrada da sinagoga. Em frente ao espaço da sinagoga, um salão um pouco menor, com janelas em arco.  No edifício reunia-se um grupo de jovens da comunidade da Vila Mariana, como já comentei, incluindo-se neste meus pais...

O espaço da sinagoga em si possuía um corredor central. Ao final do corredor, a Bima e à frente, o Aron Hakodesh, com dois pedestais e Menorót em cada lado. Nas laterais do corredor central, a ala masculina, com fileiras de bancos de madeira, apoios à frente e nichos com“portinholas”, aonde cada pessoa podia guardar seus “Sidurim” e “Machzorim”. Nas laterais da ala masculina, pisos um pouco mais elevados, e os mesmos bancos, para a ala feminina. Atendia a 180 pessoas, segundo a Enciclopédia Judaica.


Cada lugar da sinagoga foi vendido, antes mesmo desta ficar pronta. “Por cinco contos a pessoa recebia seu certificado de compra, e o lugar vitalício"(Livro Peretz Quarenta Anos). Plaquinhas de metal passaram a identificar o proprietário de cada cadeira. 

Entre as familias que adquiriram suas cadeiras temos a do sr. Mauricio  Galantier, famílias Schapiro/Schapira, Scharff, sr. Abrão Bloch, sr. Bernardo Guertzenstein, Moises Dzialowsky, famílias Dratcu, Aizemberg, Sancovsky, Liberman, entre outras.

Meus pais Dora e Maurice Szwarcbart, meus avós maternos Ida Rebeca e Jose Rosenblit tambem adquiriram as suas...



As festas judaicas eram sempre comemoradas. Nestas ocasiões as crianças divertiam-se, correndo pelo pateo...Por anos, o coral do Ginasio I.L.Peretz cantou no Kol Nidre, em Yom Kipur, sob a regência do moré Isaac Amar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...