segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Arte, Torot e mobiliario na Sinagoga Mordechai Guertzenstein

Assim como o edificio inicial do Colegio I.L.Peretz, a sinagoga Mordechai Guertzenstein,  deu lugar ao edificio que abriga a escola atual, construida a partir de 1992.  

O edificio original da sinagoga não fugia à regra das comunidades judaicas dispersas pelo mundo, que consideravam de máxima importância a questão sobre a direção em que as pessoas rezavam, voltadas para Jerusalém.

Como nos primeiros seculos da Era Comum, a entrada da sinagoga, uma porta dupla em madeira, localizava-se na parede oposta ao Aron Hakodesh e à Bima. 


A Sinagoga era decorada com diversos elementos, tais como: dois castiçais sobre pedestais, um em cada  lateral do Aron Hakodesh e dois leões ao lado das Tabuas dos Dez Mandamentos (acima do Haron Hakodesh). 


Como comentou Jacques Mendel Rechter, um leão sorrindo e outro não (por favor corrija-me se estiver incorreto). Completando o ambiente,  luminárias suspensas, um manto cobrindo a Bimá


A pintura, em azul claro com frisos brancos, plaquinhas em metal nos objetos doados pelos frequentadores, e piso em tacos de madeira completavam os detalhes do espaço. 

Estes também presentes na Sinagoga do Cambuci, como veremos mais adiante em outros posts. 

Amplos janelões laterais permitiam entrada de luz.

Diversos bancos em madeira, com Maguen David (Estrela de David) na lateral.

Estes bancos possuiam apoios à frente e nichos de "portinholas", aonde cada pessoa podia guardar seus "Sidurim"e "Machzorim". 



O Bar-Mitzva de João Galantier, filho do Dr. Mauricio Galantier, aconteceu nesta sinagoga. A foto foi fornecida pelo Dr. Mauricio...Nesta podemos ver o Aron Hakodesh, os leões e as Tabuas da Lei com os Dez Mandamentos, Menorót e João segurando a Torá.


A sinagoga nova, um amplo salão quadrado próximo à entrada da escola, sem caracteristicas especiais, não mais abriga os bancos, nem Bimá, nem Aron Hakodesh, nem nenhum outro elemento da sinagoga original.

A porta dupla em madeira permanece, as placas de homenagem, e o nome da sinagoga ainda estão presentes.

O Aron Hakodesh, que contava com sete Torót, hoje possui tres Torót, que estão ainda em uso, em uma sala de aula. Isto até o final de 2016...



Shabatot, Rosh Hashana, Yom Kipur e outras festas não mais acontecem na sinagoga da escola...muitas saudades e  lembranças de uma época...

Algumas lembranças que serão contadas no proximo post...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...