segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

A Sinagoga Israelita do Brás

A Sinagoga Israelita do Brás, fundada em 23 de junho de 1925 e situada à Rua Bresser, 47, teve sua primeira diretoria formada por Leão Kassinsky(Kasinski), Guilherme Meltzer, Isaac e Fanny Kohan, Jacob Kutcher, Emilio Kuchnir, Max Jagle, Boris Rolnick, Paulo Leguer, Adolfo Rozenblat e Jaime Serber, segundo informação da Enciclopédia Judaica.

O edifício desta sinagoga assemelha-se, de certa forma, a diversas outras do mesmo período, possuindo duas escadarias externas em suas laterias, as quais servem de acesso à ala masculina. Através de mais um lance de escadas, chega-se à ala feminina.

Ao escrever sobre a Sinagoga Israelita do Cambuci, Francisco Moreno observou que a Sinagoga Israelita do Brás também era adornada com os símbolos do zodíaco ou Mazalót, tema artístico comum a várias sinagogas na Polônia. Ambas sinagogas receberam tal pintura de um artista judeu polonês, que acabou por voltar para a Polônia antes da II Guerra Mundial.

Silvio Ary Priszculnik comentou que esta sinagoga, como outras, eram atreladas à escola judaica do bairro. Mais ampla que a Sinagoga do Cambuci, possuía um salão ao fundo que foi, inclusive, utilizado na época em que estavam reformando e pintando a sinagoga, há mais de 25 anos. Procurou-se recuperar as pinturas dos Mazalót do teto, o que não foi possível, acabando por serem perdidas. Porém recuperou-se as pinturas dos Mazalóts laterais, preservando-as.

Segundo Silvio, a Sinagoga do Brás não está abandonada, como muitos pensavam. Seu pai, sr. Simão Priszculnik, e outros frequentadores continuam realizando as rezas do Shacharit de Shabat, nesta sinagoga.

Lembro, ainda, que meu tio-avô, Horacio Horst Lafer, foi residente desta sinagoga nos anos 1980.

Sra. Rachel Talesnick Berger  nos informou que sua família frequentou esta sinagoga, sendo que o pai, Mauricio (Meir) foi um dos fundadores do Shil. A cadeira com o nome do pai situava-se “do lado direito, em frente à Bima, e a da mãe, Rivka Talesnick, no mezanino, do lado esquerdo na mesma direção da cadeira do pai”. Enfatizou que as familias Fleitlich, Kogan, Taleisnick, Bylenky, Teperman são parentes entre si.

A sra. Esther Chimanovitch observou que o avô, Pinkus Glina, foi Shames por muitos anos, e sra. Esther “adorava passar as festas la”

O pai de sra. Betty Habelak , Aron Kuperman, foi diretor do shil. A sra. Betty era sobrinha da sra. Rosa Fleitlich (já falecida), filha do sr. Luiz Fleitlich. A sra. Beatriz Fleitlich, filha de Rafael e também neta de Luiz e Bertha Fleitlich) foi indicada pela prima, sra. Myriam K. Epelboine .

E o sr. Jack Strauss frequentou-a também. Informou que enviará uma foto de uma peça de teatro na Sinagoga. Lembrou-se também do sr.David Iampolsky, como Chazan.

Visitei o CDM do Museu Judaico, antigo AHJB, e a caixa CI-0001-Uniãoda Mocidade Israelita do Bráz nos mostra que situava-se na Rua Bresser,13 e a abertura desta deu-se em 13/03/1937. Vemos os nomes de Jacob Waldman, Marcos Bilenki, Peres Moscovich. A Assembléia da fundação deu-se em 20/09/36, na residencia de sr. Bernardo Blay, à Rua Bresser, 184, com a presença, entre outros de Miguel Kauffman, Aron David e Boris StarenickO pedido do Alvará de Licença ocorreu em 13/01/1937

13 comentários:

  1. Frequento a sinagoga do Brás há dois anos com minhas duas filhas. É um lugar que inspira respeito, tanto pela sua história, quanto por seu sábio e generoso líder more Simão Priszculnik, além da alegria e simpatia peculiar de seus membros. É um local acolhedor e caloroso onde passo com gosto as manhãs de shabat.

    ResponderExcluir
  2. Shalom. Há mto tempo eu andei pesquisando endereços de alguma sinagoga para conhecer .
    Não tenho ,entretanto,mtos conhecimentos no judaísmo. Mas sinto q minha alma anseia mto pot saber.
    Pretendo visitar assim q possível.

    ResponderExcluir
  3. Meu avô Ischaak Aisic Winer foi o Soichet ( responsável pelo corte Kassher das galinhas) no Bras nos anos 50 e 60. Além disso dava aulas de Bramitzvah e era um guia espiritual da comunidade. Isac Winer fez a alia - emigrando para Israel em 1965 e hoje está enterrado no Cemitetio de Holon - Israel. Sua esposa Beila Viner faleceu em 1957 e está enterrada no Cemiterio Butantã- SP. Também frequentavam a Sinagora até meadis de 1977, seu filho Leiser Viner e o neto Herique Viner. Henrique visitou estáa sinagoga em 28.03.2023 e se emocionou pela conservação da mesma após tantos anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Henrique Viner, nessa época Você conheceu a Família Casoy, que tinha uma loja na rua Silva Teles/

      Excluir
  4. Também frequentavam esta Sunagoga as familias: Sztulman, Wenguier, Risnic, Lerer, Casoy, Kogan, Winer, Taleisnik, Bilenky, Teperman, Chachanovitsh, Cukier e muitas outras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço Henrique pelos comentários! Teria fotos? Gostaria de contar mais detalhes sobre a família Winer, de onde vieram, quando aqui chegaram?

      Excluir
    2. Não conheci Martha. Na época tive um colega : o Sergio Casoy, que estudou comigo na mesma turma do Liceu Acadêmico São Paulo da Rua Oriente no Brás (e atualmente é um famoso critico de Ópera ) e tenho contato dele por WatsApp. o pai dele teve uma metalúrgica, nos anos 60, situada no Bairro do Canindé.

      Excluir
  5. Cara Miriam . Usei alguns textos deste Blog num video que fiz sobre a Sinagoga editado em Abril 2023, minhas desculpas. estou fazendo uma atualização do video (em edição ainda 26/07/23 e ainda não postado no YOU TUBE, o anterior será excluído) incluindo na cena final a citação dos teus textos nominalmente e das demais fontes. Tenho sim algumas fotos da família inclusive do meu avô Ischak Aisc Winer, assíduo frequentador da Sinagoga e posso, sim, fazer comentàrios (em um texto separado mais extenso) /sobre a familia Winer ( Isac o avô, seus filhos: Leiser Viner( meu pai) , Chaia Winer, Jankiel Winer, e Sara Winer (esta permaneceu na Russia e não emigrou para o Brasil, mas nos mantemos contato com a sua filha Ludmila que reside atualmente em São Petersuburgo - Russia. Meu primo Bernardo (Dov ) Winer, ( filho de Jankiel) que mora em Sur Hadassah, 20 km de Jerusalém, preparou um Powerpoint sobre a familia Winer e eu também poderia te mandar. Em Julho do ano passado (2022) quando estávamos eu e minha esposa em Israel de visita , o primo Nathan Winer ( filho de Cchaia) promoveu uma reunião da familia Winer em sua casa e estavam presentes descendentes que moraram e moram no Brasil, EUA, Romenia, e Russia. Dov fez na ocasião uma explanação sobre o Powerpoint ,com fotos, dos diversos braços e descendentes da familia oriundos da Russia (anos 2030-2033) pelo mundo. Vou reunir os diversos textos sobre a familia e ver como te mandar? Gratos HENRIQUE VINER

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Henrique, que texto ótimo, agradeço por compartilhar!!! Encaminhei e-mail a você, não sei se recebeu...

      Excluir
  6. Meu E.mail: h.viner@terra.com.br

    ResponderExcluir

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...