segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Escola Israelita Brasileira Luiz Fleitlich, escola judaica do bairro do Brás.

Antes de postar mais um pouco sobre a comunidade judaica do Brás e sobre a Sinagoga Israelita do Brás, é interessante falar sobre a Escola Israelita Brasileira Luiz Fleitlich, escola judaica do bairro do Brás.

Inaugurada em 11 de abril de 1937, visava atender aos pedidos dos membros da comunidade judaica do Brás, Belém, Tatuapé, Penha e Mooca, no ano de 1935, cientes da necessidade de educação judaica-cultura e religião- para seus filhos.

Instalada inicialmente em uma pequena casa, à rua Bresser, próxima à sinagoga, doada por Luiz e Bertha Fleitlich, mantinha o ensino primário regulamentar, além da área de hebraico. Estruturada com poucos funcionários, possuía uma comissão de mães- Muterat -que organizava eventos para ajudar na manutenção econômica desta escola.

O primeiro diretor, Mar Schoichet atuou de 1937 a 1950 e Mar Uszer Lejb Rozenkwitt, de 1950 até 1972, ano de fechamento da escola, quando já possuía poucos alunos matriculados. Por muitos anos, a diretora da área de português foi a sra. Sylvia Cardoso Guaycurú.

Participaram desta escola alunos cujos pais eram das mais variadas origens, como Polonia, Russia, Bessarábia, Alemanha, Siria, Turquia, Hungria, Italia, argentina, Libano, Austria, Lituania, Brasil, Inglaterra, Israel.

Seguem diversos comentários, lembranças e fotos dos que estudaram na Luiz Fletlich:

Deborah Oksman comenta que o pai, Samuel Hersz Oksman, estudou lá assim q chegou ao Brasil. Conta que possui uma foto dele com a sua classe, sentados em volta do sr. e sra. Fleitlish. Tem, também, fotos do querido more Usher com ele no Renascença do Bom Retiro, logo quando chegaram ao Brasil.

Deborah Rozenkwit, comentou que o avo foi diretor da escola, Marta Hepner TKacz e Léo Gliksberg, guardam doces lembranças do Moré Uszer. O pai de Marta Hepner TKacz, sr. Jose Hepner Z'L também estudou na Luiz Fleitlich. Léo inclusive contou que nasceu no Brás, estudou no Luiz Fleitlich, e o pai está estabelecido no Brás desde 1959. Sidney Berel Sizer também estudou nesta escola, Nilton Sihel, Maria Zitzer e irmãos também. Já Sami Raicher contou que o pai, Alberto Raicher, estudou na Luiz Fleitlich, cuja família era da Agua Rasa. Vejam as fotos compartilhadas no Facebook, por Léo Gliksberg:
 
Escola Luiz Fleitlich, os alunos em 1968, , Mar Uszer, professoras, parquinho, futebol, ed.física,
aula de musica, sala de aula 3.ano-prof.portugues

Para mais detalhes sobre esta escola, vejam a Tese(Doutorado) da sra. Edith Gross Hojda.Escola judaica: Intergração social e preservação cultural(1937-1972), 2006 FFLCHUSP ou o artigo publicado desta Tese em “Anais do V Encontro Nacional-Arquivo Histórico Judaico Brasileiro-S.Paulo-2014

15 comentários:

  1. Importante resgatar a figura do Mau Usher. Fui aluno dele no Renascença. Era um gigante. Consta que trabalhou na Polônia com Januz Korczak.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Francisco Moreno, vou buscar mais informações sobre Mar Uszer...
      Agradeço a voce por sempre contribuir com detalhes, neste blog, como o fez quanto à sinagoga do Cambuci!

      Excluir
    2. Faltou mencionar o meu pai, Samuel Hersz Oksman, q estudou lá assim q chegou ao Brasil. Tenho uma foto dele com a sua classe sentados em volta do sr. e sra. Fleitlish. Tenho, também fotos do querido more Usher com ele no Renascença Bom Retiro, logo qusndo chegamos ao Brasil.

      Excluir
    3. Ola Deborah Oksman, grata pelo comentário! Desculpe-me por não te-lo incluido, anteriormente, nas postagens e já corrigi tal fato. Caso queira compartilhar mais histórias, e as fotos que possui, agradeço!

      Excluir
    4. estudei até 1964, lembro bem da dona Alzira, era muito legal

      Excluir
    5. Obrigada por comentar...teria fotos, documentos, alguma historia para contar???

      Excluir
  2. Meu tio Valdevino Grazziani e sua esposa Maria trabalharam de zeladores da escola nos anos 60 ou 70. Fui muitas visita-los algumas vezes. Sempre admirei a união do povo judeu.

    ResponderExcluir
  3. Muito importante esse trabalho, eu, minha irmã meu tio Luiz e outros da família estudamos na escola. Inclusive minha avó era irmã da Sra. Berta Fleitlich. As formaturas eram no teatro Arthur de Azevedo.

    ResponderExcluir
  4. Estudei no jardim de infancia 1960, só me lembro que tinha 3 onibus , Bras, Belem e Mooca

    ResponderExcluir
  5. Estudei na Luís Fleitlich entre 1963 e 1970. Minha mãe, mora Alzira, além de ter estudado lá quando criança, foi professora. Era amada por todos! Lembro muito do moré Uscher. Lembro do prédio. Lembro das aulas. Tive amigas muito queridas.

    ResponderExcluir
  6. Em 1968 eu estava no meu primeiro ano de faculdade e fiz alguns bicos com fotografia e a escola Luís Fleitlich foi uma delas. Grata surpresa ver as fotos publicadas (e tem muito mais). Provavelmente o local ideal para encaminhar será o Museu Judaico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada sr. Samuel pelo contato! Gostaria de encaminhar as fotos para meu e-mail myrirs@hotmail.com? Não faço parte de nenhuma instituição ou sinagoga, até o momento, e realizo o estudo e pesquisa da imigração judaica, suas comunidades e sinagogas em São Paulo de forma independente e sem incentivo ou apoio financeiro. Por outro lado, caso haja interesse, entre em contato com o Centro de Documentação do Museu Judaico.

      Excluir
  7. Fiz lá o pré-primário e terminei em 1965. Tenho o diploma, assinado pelo Diretor Rozenkwit e pela professora Maria Estela C. M. de Carvalho. A professora de hebraico, Dona Meire, era esposa de um grande amigo de meu pai.

    ResponderExcluir

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...