terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Muitas famílias fazem parte da história da Sinagoga Israelita do Brás

Assim como muitas famílias fizeram parte da história da Escola Israelita Brasileira Luiz Fleitlich, muitas famílias fazem parte da história da Sinagoga Israelita do Brás:

Familia de sra. Frida Risnic Rubin
Sra. Frida Risnic Rubin, encaminhou-me uma foto da família reunida, e contou que tem “informações e lembranças bem antigas”, de quando morou no Brás...os pais, sra.Zelda e sr.Josef Risnic tinham uma loja de confecção própria na Rua Oriente, a “Confecções Betty”, e, por volta de 1972 saíram de lá.  Montaram no Bom Retiro uma confecção e malharia. Os avós da sra. Frida, sr.Moshe e sra.Sara vieram da Rússia, e até 1965 mais ou menos eles, seus filhos e netos frequentaram a Sinagoga do Brás... Sra. Frida e as irmãs Gissela e Betty moraram no Brás(sra. Frida era a mais velha) e mudaram de bairro quando tinha “por volta de 10 anos de idade”. Frequentaram o Primário no colégio Liceu Academico São Paulo à Rua Oriente, e, de sua classe, lembra-se de uma única amiga, que também era da comunidade judaica e que frequentava a sinagoga: Marlyn Zukerman. Os primos moravam no Brás, e também frequentavam a sinagoga: Bóris Risnic, Duda, Sérgio e Milca. Todos os domingos iam às matines do cine Oberdan. Recorda-se da vizinha, sra. Regina Pustilnic, já falecida a qual também tinha uma loja no Brás (filhas Eliane e Sandra). Sra. Frida e sra. Regina moravam à Rua Barão de Ladário.

Sra. Myriam K. Epelboine comentou que ela, filha única, e os pais moravam em Atibaia, mas frequentavam o Schil do Brás, aonde os pais se casaram em dezembro de 1928, “a mãe com um vestido azul claro”. O pai, que era Cohen, sentava-se, na Sinagoga do Brás, na primeira cadeira, próxima à Bimá. Sra. Myriam participou do grupo de jovens da comunidade judaica do Brás, o “Motale Club”, nos anos 1950/1960.

Rochéli Ciocler avisou a Arthur Ciocler Chan que possui fotos do Brit-Mila do tio deste, no Brás, e postou que o avô também frequentava a sinagoga.

Sra.Betty Habelak , além de ter estudado na escola Luiz Fleitlich, contou que a família possuia lugares no Schil do Brás, na parte de cima. (Pertence às famílias Kuperman e Leiderman). Avisou que encaminhará a foto do casamento dos pais.

Os avós da sra. Paulette Ungar frequentaram a sinagoga do Brás, e recentemente, o sobrinho fez a Aliah à Torah nesta. O irmão doou uma Torah há alguns anos atrás. Aguardamos as fotos também...

Já os pais de sra.Clara Beer casaram-se nessa Sinagoga em 1936.

Sra. Sara Borensztejn , assim como a sra. Esther Chimanovitch (já comentado neste blog), lembrou que o avo Pinkus Glina foi shames do Schil do Brás por muitos anos. E a irmã ficou noiva neste Schil.

Patricia Golombek contou que os avós tinham loja na Rua Bresser, a uma quadra da sinagoga, e passou a infância e adolescência frequentando com a família aquela sinagoga. Guarda na memória os desenhos dos Mazalót das paredes da sinagoga...


Sra. Rosa Kohan comenta... “gostaria de saber, se consigo as plaquinhas, das cadeiras, com os nomes dos meus avós! Seria a única lembrança, que teria deles, e que me deixaria muito feliz! Me lembro, de pequena, subindo, par sentar junto com minha avó!!”

Um comentário:

  1. Meu avô materno Yanchel Aaron Furman - o Zeide Arn, ia rezar todos os dias de manhã e a tarde. As vezes eu ia com ele. Meu pai Wolf Resnik era técnico em eletronica e doou o sistema de som da Sinagoga do Brás.

    ResponderExcluir

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...