domingo, 17 de dezembro de 2017

Homenagem da família Hadid na Sinagoga da Sociedade União Israelita Paulista


No dia 03/12/2017 através de convite de Linda Zeitoune, e acompanhada de Noeli Vainzoff, estive presente, na homenagem que Victoria Hadid fez aos pais, Shimon Ben Victoria e Miryam bat Rachel, na Sinagoga da Sociedade União Israelita Paulista, na Mooca.  Na ocasião, pudemos ouvir as palavras do Rab. Shie Pasternak, de Victória Hadid e do Rab. Ghazali, rabino este que conduz as rezas nesta sinagogaga nos Shabatót. Victoria comenta: "meu pai era o frequentador mais antigo em todos os shabatot e tinha 94 anos.  Fazia questão de ir sempre na sinagoga. Só não ia quando se sentia muito doente, sentava sempre na mesma cadeira e abria a Arca (aonde tinha os Sefer Tora) todos os sábados. Quero ressaltar o respeito pela memória dele, e ainda hoje essa cadeira só é ocupada quando os meus irmãos Jose ou Isaac vão na sinagoga. Quando não vão, coloca-se um sidur e um talit no lugar..." 

Famílias de frequentadores desta sinagoga e da Sinagoga Israelita Brasileira, também no bairro, foram lembradas pelo sr. Cesar Srur e demais presentes, como Habib, Calderon, Memran, Chatah, Amar, Mizrahi, Zekhry, Sayeg, Sawoya, Nigri, Mansur, Duek, Homsi, Zeitoune, Hadid, Muro, Simantob, sr. Geraldo Porto, e Srur. E também, Crespin, Basrave, Sidi, Campeas, Haber, Gamal, Adissy, Politi, Sarraf, Derviche, Tawil, Cohen, como apresenta Rachel Mizrahi em seu livro Imigrantes judeus do Oriente Médio: São Paulo e Rio de Janeiro 

A comunidade judaica do bairro, como lembraram Linda e Victória, era unida e “se ajudava”, famílias eram próximas por amizade ou por parentesco, porém cada família frequentava somente uma das duas sinagogas: ou a família fazia parte da Sinagoga Israelita Brasileira ou fazia parte da Sociedade União Israelita Paulista. Estas sinagogas mantinham o seu rito nas rezas, de acordo com o país de procedência.

Victoria Hadid contou que a família morava na Rua Dom Bosco e o pai, já nascido no Brasil, trabalhava com venda de colchões e de roupas, vendendo-as de porta em porta. Antes dos pais se casarem, foram vizinhos... Já Linda Zeitoune comentou que os pais vieram do Líbano. O pai também foi mascate, estabelecendo-se posteriormente em uma loja à Rua dos Lavapés.

Quanto ao ensino, muitos estudaram na Escola Luiz Fleitlich e na Escola Estadual Firmino Proença. Sra. Loris Chatah, esposa de sr. Salim e a quem conheci no domingo dia 03/12, comentou ter estudado com minha mãe Dora Dina Rosenblit Szwarcbart, dividindo a mesma carteira escolar na época do primário...

Diversas pessoas começaram a comentar as postagens feitas relacionadas à comunidade judaica da Mooca. Entre elas, Raquel Calderon Kopelowicz, que escreveu no Facebook: “Frequentamos muitos anos a sinagoga da Moóca!  Não me lembro do nome da sinagoga, mas era na primeira quadra do lado esquerdo quando a gente vinha da rua da Moóca! Acredito que não tenho fotos, mas teria que perguntar para minhas primas que frequentavam também. Tinha o meu tio avô, Salim Homsi, z"ll, que rezava e cantava junto com o Rabino! Bons tempos que não voltam mais”

Daniela Zeituna Levy também deixou um comentário na postagem “Visita à Mooca...Rua Odorico Mendes", agradecendo por dar sequência e estar escrevendo sobre as Sinagogas Sefaradis da Móoca. Como lembra, “eram 2 na mesma rua, de tantos judeus. Meus avós se casaram em uma delas (família Duek e Zeituna), meus bisavós vieram da Síria (Alepo) e primeiro moraram em Santos e depois na Móoca. Lembro de frequentar durante minha infância esse "Knis"(sinagoga) e passar as festas lá, como em Yom Kipur. Só aqueles que eu identificava como parentes eram mais de 30 pessoas (início da década de 90). Gostava mesmo de Purim, porque quando acabava a leitura da Meguilá, as crianças ficavam no térreo e as mulheres no primeiro andar jogavam balas, doces e "lâbis" para nós... Era muito divertido, comia doces por um mês... Minha mãe conhece muito sobre as famílias que frequentavam e pode te contar muitas histórias!” 

E Daniela compartilhou o post “Visita à Mooca...Rua Odorico Mendes" na própria página do Facebook: “Sinagoga Sefaradi da Móoca:  Quem não sabe de onde veio, não pode saber para onde vai... Adoreiiii ler a matéria!” Convidou Daniel Levy, Monica Zeituna, Hosana Martins,  Esther Scagliusi, Leila Zeituna, Judite Pinheiro,  Regina Zeituna,  Suzete Scenegaglia Zeituna,  Gladis Duek,  Maria Aparecida Duek,  Leandra Pinheiro Caliano, Mario Pinheiro e  Iago Zeituna para lerem também!!

Daniela Zeituna Levy, Haim ZeitouneLinda Zeitoune e Victoria Hadid provavelmente participarão da visita à Sinagoga Israelita Brasileira. Marcio Rosenthal também!  E você, gostaria também de participar?

 Vejam abaixo o video sobre o evento do dia 03/12/2017...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...