domingo, 10 de dezembro de 2017

Visita à Mooca...Rua Odorico Mendes

Ao publicar detalhes sobre a Sinagoga de São Miguel Paulista entrei em contato com Olga Clara Zeitouni e Haim Zeitoune. Olga Clara havia publicado no Facebook uma foto antiga, de 2 rapazes sentados à frente dos portões da Sinagoga Israelita Brasileira, na Rua Odorico Mendes. Linda Zeitoune comentou a respeito desta foto publicada que o pai, sr. Youssef Haim Zeitoune, era o Chazan nesta sinagoga.  E avisou à Olga Clara Zeitouni que ainda mostrará a casa em que viveram quando chegaram no Brasil

Haim Zeitoune, sobrinho de Linda Zeitoune e irmão de Olga Clara, morou em São Miguel Paulista, e também escreveu que o pai Haim Yossif Zeitoune e o avô paterno Yossef Haim Zeitoune rezavam na Mooca. Frequentou, junto, a estes a sinagoga do bairro. Indicou o Rabino Azulay, da Sinagoga Monte Sinai, para mais informações... “pois todos que rezavam na Mooca hoje rezam na R. Piauí”. E comentou: “Uma vez o Rabino Azulay passou na Sinagoga Monte Sinai um vídeo, aonde meu avô apareceu. Ele era imigrante do Líbano”.

Linda Zeitoune, convidou-me para uma linda homenagem que Victoria Hadid fez aos pais, na Sinagoga da Sociedade União Israelita Paulista, no dia 03/12/2017. Sobre esta homenagem e sobre esta sinagoga vocês poderão ler no próximo post.

Neste dia circulamos pela Rua Odorico Mendes, rua aonde situam-se as duas sinagogas do bairro. Diversas famílias da comunidade judaica viviam tanto nesta rua como no seu entorno. Muitas das casas, da metade do século XX, ou ainda anteriores a esta época, ainda fazem parte da paisagem atual, como podem visualizar nas fotos ao lado...


Uma visita à Sinagoga Israelita Brasileira está programada para o mês de dezembro. Vamos agenda-la com sr. Jamil Sayeg. Aguardo o nome dos interessados, além de Linda e Haim Zeitoune.

7 comentários:

  1. Boa Noite agradeço seu brilhante comentario sobre a homenagem aos meus queridos pais me permita uma correçao a data da homenagem foi no ultimo dia 03 e nao dia 07 aproveito para informar que gostaria de ir junto ao encontro com o Sr Jamil Sayeg beijoos

    ResponderExcluir
  2. Ola Victoria bom dia! É verdade, dia 03/12!!! Desculpe-me o erro na data! Vou corrigir o texto. E te aviso assim que agendarmos a data da visita. Beijooss

    ResponderExcluir
  3. Oi Myriam, Parabéns por suas pesquisas e muito obrigada por dar sequência e estar comentando sobre as Sinagogas Sefaradis da Móoca (eram 2 na mesma rua, de tantos judeus).
    Meus avós se casaram em uma delas (família Duek e Zeituna), meus bisavós vieram da Síria (Alepo) e primeiro moraram em Santos e depois na Móoca.
    Lembro de frequentar durante minha infância esse "Knis" e passar as festas lá, como em Yom Kipur. Só aqueles que eu identificava como parentes eram mais de 30 pessoas (início da década de 90).
    Gostava mesmo de Purim, porque quando acabava a leitura da Meguilá,as crianças ficavam no térreo e as mulheres no primeiro andar jogavam balas, doces e "lâbis" para nós... Era muito divertido, comia doces por um mês kkk. Obrigada Myriam, beijos. Daniela Zeituna Levy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Daniela, tudo bem? Muito obrigada pelos comentários! Vou inseri-los no Blog, nas proximas publicações. Voce teria alguma foto, documentos, mais alguma história para contar? Estamos programando uma visita à Sinagoga. Gostaria de participar?

      Excluir
  4. Olá Myriam
    Meu Marido é Neto de Jabob Adissy, gostaria de mais informações !
    Desde já obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, obrigada pelo comentário! Se puder, anote seu nome e e-mail para que eu a adicione no mailing!! Ou envie-me um e-mail: myrirs@hotmail.com

      Excluir
  5. Bom dia. Pode me passar o contato do Haim ou da linda zeitoune? Obrigada

    ResponderExcluir

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...