quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Sinagoga Israelita Brasileira, no bairro da Mooca

De acordo com a Enciclopédia Judaica, vol.3, página 1101, da Editora Tradição, publicada em 1967 no Rio de Janeiro*, a Sinagoga Israelita Brasileira foi fundada em 1928 por judeus de origem libanesa e contava na época com 13 famílias. Funcionando no início na Rua Oscar Horta, transferiu-se para a Rua Odorico Mendes, 174, na Mooca, em terreno doado pela família Klabin. Por volta de 1967 contava com cerca de 300 famílias, e juntamente com a sinagoga, “funcionava a Sociedade das Damas”, destinada à filantropia. A primeira diretoria era composta por: Isaac Sayeg, Gabriel Kibrit, Benjamin Cohen, Nissim Nigri, Salim Mansur e Gabriel Politi. (*original: The Standard Jewish Encyclopedia, 1959, 1962, 1966-Encyclopedia Publishing Company Ltd, Tel Aviv)


Como já postado, Rachel Mizrahi em “Imigrantes Judeus do Oriente Médio – São Paulo e Rio de Janeiro (Trabalho de pósgraduação ao Depto de História-USP, 1995 e Editado pela Ateliê Editorial, São Paulo em 2003) estuda as duas sinagogas da Mooca e a comunidade judaica do bairro. E escreve que “o crescimento numérico dos judeus da Mooca exigiu a construção de uma sinagoga, núcleo-básico comunitário. Isaac Sayeg, Gabriel Kibrit e Nassim Nigri, apoiados pelos Cohen, os Politi, os Zeitune, os Peres e os Adissy decidiram trabalhar para levantar o templo. Em 1926, Jacob Adissy, Carlos Hadid e Jacob Simantob procuraram os Klabin que possuíam propriedades na Mooca e com eles conseguiram um terreno na Odorico Mendes, rua próxima e paralela com o rio Tamanduateí. As obras do templo iniciaram-se com doações e mensalidades dos participantes comunitários. Em agosto de 1930 a Sinagoga Israelita Brasileira foi oficialmente inaugurada”. Famílias Sayeg, Hadid, Cohen, Peres, Simantob, Politis e Nigri, entre outras, estiveram presentes.

Lili Muro Zaitoune, sobrinha de Nassim Nigri, contou que o pai sr. Ibrahim Zaitoune, de origem libanesa, foi um dos Chazanim desta sinagoga, assim como sr. Carlos Nigri e sr. Moises Simantob.

A respeito da sinagoga Sinagoga Israelita Brasileira também podemos ler, no livro A História dos Judeus em São Paulo, de Henrique Veltman (Ed.Expressão e Cultura,1996), no Cap.X, “Sefarditas e Orientais”: “os orientais construíram, em terrenos cedidos pela família Klabin, dois templos numa mesma rua, a Odorico Mendes, no bairro da Mooca. Uma, a dos siadne, reunia os imigrantes de Seida e Beirute, a outra era a dos safadie, originários de Safad/Damasco. Nelas não havia rabinos, sendo os serviços conduzidos pelos indivíduos mais religiosos e pelos mais velhos.”

De acordo com o site “São Paulo Antiga”, por Douglas Nascimento, “a construção da Sinagoga Israelita Brasileira da Mooca deu-se em 1930, após a liberação e autorização da planta do templo religioso, em expediente público do dia 10 de de junho de 1930”. Como comenta, “ainda no mesmo ano, apenas alguns meses depois da autorização, a sinagoga foi inaugurada” . Leiam mais em: http://www.saopauloantiga.com.br/sinagoga-israelita-brasileira/


Aguardem detalhes da visita a ser realizada, na próxima semana, à Sinagoga Israelita Brasileira...

3 comentários:

  1. Boa tarde, gostaria de mais informações sobre Jacob Adissy
    desde Já obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, obrigada pelo comentário! Se puder, anote seu nome e e-mail para que eu a adicione no mailing!! Ou envie-me um e-mail: myrirs@hotmail.com

      Excluir
  2. Outra grande sinagoga que tive o prazer de ajudar em alguns chaguim, ela foi liderada pelo senhor Jamil Sayeg com maestria, como morava no Belemzinho, bairro perto da Mooca, muitas vezes era mais fácil para mim ir até a Mooca do que ir ao Bom Retiro. Também frequentei um tempo a Sinagoga do Brás na rua Bresser, outra grande sinagoga. Esse Blog só me trouxe recordações boas.

    ResponderExcluir

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...