quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Sinagoga da Sociedade União Israelita Paulista - Mooca

A pedra fundamental da Sinagoga da Sociedade União Israelita Paulista, localizada à Rua Odorico Mendes, 380, no bairro da Mooca, foi assentada em 07 de julho de 1935 em terreno cedido pela família Klabin, e a inauguração desta ocorreu em 29 de março de 1936. Rachel Mizrahi em Imigrantes judeus do Oriente Médio: São Paulo e Rio de Janeiro escreve que o sr. Julio Derviche foi um dos fundadores da sinagoga, e a fundação desta deu-se em sua casa. Fizeram parte da fundação as famílias Chatah, Mizrahi, Adissy, Sawaia, Cohen, Zaide, Hazan, Habibe, Efraim, José, Halali, Memran, entre outras. Sr. David Amar foi o presidente, nesta ocasião, e seu irmão Mario Amar também o foi durante anosPodemos ler que esta sinagoga era conhecida como a “Sinagoga dos Amar” ou dos de Safed, por ter sido fundada, em sua maioria, pelos judeus provenientes desta cidade. Era frequentada, inclusive, por judeus de origem marroquina, egípcios, libaneses, sefaradim e de Jerusalém.

Esta sinagoga é lembrada no Requerimento apresentado pelo então Senador Romeu Tuma e publicado no Diário do Senado Federal em 26 de Maio de 2010.  Neste requerimento podemos ler “o empresário sr. Alberto Serur era um empreendedor. Nasceu em São Paulo/SP mas sua descendência era Libanesa. Era membro da Comunidade Israelita de São Paulo e foi um dos responsáveis pela fundação da sinagoga que recebeu o nome de “Sociedade União Israelita Paulista...”( http://legis.senado.gov.br/diarios/BuscaPaginasDiariocodDiario=538&seqPaginaInicial=56&seqPaginaFinal=56 )

Em outubro de 2017, como comenta Henry Lederfeind, houve uma “reinauguração” da sinagoga. “Os filhos do sr. Bernardo Zekry reformaram a sinagoga e está muito linda! Fui lá numa homenagem que fizeram a ele.” 

E como já publicado, em dezembro  tive a oportunidade de conhecer esta sinagoga. Aqui apresento alguns detalhes:

A edificação possui, logo após a entrada, um amplo salão para recepções. O acesso ao primeiro piso, o setor masculino, dá-se por duas escadas laterais. A Bimá situa-se na parte central deste piso, separada do Aron Hakodesh, e “protegida” por uma grade de madeira, como podemos visualizar nas fotos. Os bancos, renovados e mais modernos substituíram os originais em madeira e distribuem-se em três partes, ao redor da Bimá. Detalhes na pintura acima do Aron Hakodesh se mantem, assim como as luminárias. A cor azul e branca prevalece nas paredes, e o piso, em madeira, está bem conservado.  Diversas Torót permanecem guardadas no Aron Hakodesh. Um novo lance de escadas, iluminadas por uma ampla janela, conduz `a galeria feminina, protegida por um balcão... Nesta sinagoga os serviços religiosos continuam a acontecer nos Shabatót, conduzidos pelo Rab. Ghazali.

E você, frequenta ou frequentou a Sinagoga da Sociedade União Israelita Paulista.?Algum detalhe a acrescentar? Saberia dizer quem fez o projeto e a construiu? Alguma correção a fazer no texto acima? Possui fotos, documentos ou gostaria de registrar suas histórias e memórias relativas a esta sinagoga?

Participe...deixe um comentário ou escreva para myrirs@hotmail.com !!!

Um comentário:

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...