segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Apresentando a Sinagoga Israelita Paulista

Fachada da Sinagoga- GoogleMaps-StreetView-jun2017


A Sinagoga Israelita Paulista foi fundada em 1931, com o nome de Beneficência Israelita Húngara, quando havia cerca de 50 judeus húngaros em São Paulo de acordo com a Enciclopédia Judaica já citada neste blog. Sediada inicialmente na Rua dos Andradas, transferiu-se em 1935 para a Rua General Osório 182, permanecendo neste endereço até 1953. Adquirido o imóvel da Rua Augusta 259, instalou-se em um salão para as atividades da sinagoga. Contava com 250 famílias.

Consta desta enciclopédia que a primeira diretoria foi composta por Eugenio Spivak, Alfredo Krausz, Ricardo Tolnai, B. Borgina, Luiz Nebel, Elias Allschuller, Carlos Gabor, Eugenio Klein, Sigismundo Pollak, Elemer Trebitsch, Ernesto Balazs.

Por quarenta anos, sr. Emerich Neufeld foi Chazan desta sinagoga. Ivo Kauffman, segundo informações para a pesquisa da Exposição “Mantendo a Tradição: Sinagogas e Chazanim”, realizada em 2017 em São Paulo, também atua/atuou como Chazan nesta sinagoga.

Por indicação de Beatriz Blay, gerente de projetos do Centro de Memórias do Museu Judaico de São Paulo, pude conversar com os sr. Gabor Aranyi, Nascido na Hungria, em Budapeste, chegou ao Brasil depois de 1956. Sr. Gabor informou-me que traduziu do húngaro os registros históricos da Sinagoga Israelita Paulista, a pedido de sr. Tomas Kovari. Como conta, até 1965 os documentos e textos desta sinagoga eram escritos em Hungaro. A Sinagoga Israelita Paulista, como comenta, era tanto um centro religioso, como também um centro social e cultural.

E você, fez parte ou ainda frequenta esta sinagoga? Conhece alguém a indicar? Gostaria de compartilhar e resgatar algum fato, alguma história, alguma memória? Possui alguma foto, documentos? Registre aqui ou entre em contato comigo por e-mail... myrirs@hotmail.com

Grata, Myriam Szwarcbart

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...