sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

O distrito da Consolação e a Rua Augusta

Mapeamento 1930-Sara
http://geosampa.prefeitura.sp.gov.br/PaginasPublicas/_SBC.aspx
A região da Consolação onde situa-se, entre outras ruas, a Rua Augusta, é um distrito da região central da cidade de São Paulo, compreendendo parte do bairro de Vila Buarque, parte do bairro de Cerqueira Cesar, Higienopolis, e Pacaembu. Permanece uma das regiões históricas e culturais mais importantes da cidade.

As primeiras referências da Rua Augusta datam de 1875, chamando-se primeiramente Rua Maria Augusta, porém, nada de oficial existe a respeito.

Foi parte das terras do português Mariano Antonio Vieira, dono da Chácara do Capão desde 1880 e responsável pela urbanização da antiga trilha. No período, abriu várias ruas no Bairro da Bela Sintra, como a Frei caneca e a Rua da Real Grandeza, no topo do Morro do Caaguaçú atual Avenida Paulista. Naquela época a Rua Maria Augusta era apenas uma trilha de terra batida, que começava na entrada da Chácara do Capão (altura da Rua D. Antonia de Queiroz) e seguia até a Rua da Real Grandeza. Esta trilha foi aberta, (os caminhos eram muito íngremes), para que o bairro tivesse uma via de acesso rápido até o centro da cidade e para posteriormente serem instalados bondes puxados por burros, em 1890. Com a inauguração da luz elétrica em 1891, o primeiro bonde elétrico de São Paulo seria inaugurado em 1900).

Mapeamento 1954-Vasp Cruzeiro
http://geosampa.prefeitura.sp.gov.br/PaginasPublicas/_SBC.aspx
Lê-se que Mariano Antonio Vieira não quis homenagear uma pessoa e sim aplicar algo como um título de nobreza ao chamá-la de "Rua Augusta”. Algumas pessoas dizem que Augusta era uma pianista, outros falam que era uma moça da família Sousa e Castro. A sua representação mais antiga como Rua Augusta encontra-se no mapa da cidade de 1897, onde ela já aparece com esta denominação. Entre 1910 e 1912 ela foi estendida até a Rua Álvaro de Carvalho, sendo oficializada em 1927. Até 1942 a Rua Martins Fontes fazia parte da Rua Augusta. Ela aos poucos virou um grande ponto de prostituição, ocasião em que foi desmembrada (Decreto Lei N.º 153/1942).

O crescimento e desenvolvimento desta rua e região passaram a ocorrer com o surgimento dos loteamentos, das confortáveis residências, de pequenos edifícios de moradia e do comércio e serviços..

Do lado oposto, em direção aos Jardins, o prolongamento da Rua Augusta até a Rua Estados Unidos foi oficializado em 1914.

Até os dias de hoje a Rua Augusta apresenta um grande impacto no desenvolvimento urbano e imobiliário da capital, com suas mudanças de uso, em diversos momentos e de acordo com as diferentes apropriações do espaço por variados grupos sociais e culturais.

Como detalhe podemos ler sobre o Baixo Augusta no site da Wikipedia: “está em projeto a construção de um parque na região, com 23.700 metros quadrados e localizado entre as ruas Marquês de Paranaguá e Caio Prado, onde situou-se por muitos anos o Colégio Des Oiseaux, destinado à elite da época. Em 2008 o prefeito Gilberto Kassab, assinou decreto declarando o espaço como de utilidade pública...”  Na mesma região, e após 20 anos, como indica o mesmo site, “o Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Histórico de São Paulo tombou conjunto de cinco casas do início do sec.XX, na esquina das Ruas Augusta e Marquês de Paranaguá, no centro da capital. O casario antigo teve sua fachada restaurada...O processo foi aberto em 1991, a pedido de associação de bairro...”  

Tanto este conjunto do casario antigo, como a área de 23.700 aonde situava-se o Colégio Des Oiseaux estão muito próximos da Sinagoga Israelita Paulista ou “Sinagoga dos Húngaros”. E também na mesma região da Sinagoga Beth El, ou atual Museu Judaico de São Paulo, já em atividade e com finalização da obra prevista para 2018. Sobre a Sinagoga Israelita Paulista leia mais nos próximos blogs. Voce, ou algum familiar, fez ou faz parte destas Sinagogas? Possui fotos, documentos, alguma história a contar? Entre em contato comigo por e-mail myrirs@hotmail.com

Reedito esta publicação em 15 de janeiro de 2018 a partir deste ponto...

Euler Sandeville , na página da FAU, no Facebook, comenta sobre este post acima: "Integra também um dos dois Territórios de Interesse da Cultura e da Paisagem criados no município, o Paulista/Luz e há um movimento em torno de que seja um Corredor Cultural. O problema é que está faltando nessas aproximações uma visão mais ampla da cidade..."


Na 3.Jornada do Patrimônio, ocorrida em agosto de 2017, o IAB participou com uma roda de conversa apresentando uma discussão sobre os "Territórios de Interesse da Cultura e da Paisagem (TICP)", instrumento criado no Plano Diretor Estratégico de 2014 e integrante do Sistema Municipal de Patrimônio Cultural.
Os territórios foram concebidos para preservar, valorizar, integrar e articular ações e bens culturais em um determinado perímetro urbano.
No site da Prefeitura de São Paulo, Gestão Urbana SP, em Um plano para preservar o patrimônio e valorizar as iniciativas culturaisTerritórios de Interesse Cultural e da Paisagem (TICP) podemos ler as definições:
“1) Territórios de Interesse da Cultura (TICP) - Criação dos Territórios de Interesse da Cultura (TICP) para promoção de iniciativas culturais, de educação e do meio ambiente – através de incentivos urbanísticos e fiscais – em áreas que concentram grande número de espaços, atividades e instituições culturais, paisagem relevantes para a memória e a identidade da cidade, formando polos singulares de atratividade social, cultural e turística. Os TICPs já foram definidos no novo PDE: Paulista/Luz, no centro, e Jaguaré/Perus, na zona norte.

2) Zonas Especial de Preservação Cultural (ZEPEC) - Manutenção do conceito de Zona Especial de Preservação Cultural (ZEPEC) com criação de nova categoria: Áreas de Proteção Cultural (APC), territórios com imóveis de produção e fruição cultural destinados à formação, produção e exibição pública de produtos culturais e artísticos a fim de assegurar a proteção e manutenção de espaços culturais, afetivos e simbólicos.”
Veja mais em
https://pt.wikipedia.org/wiki/Rua_Augusta_(S%C3%A3o_Paulo)

Um comentário:

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...