sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

O edifício da Sinagoga Israelita Brasileira

O edifício da Sinagoga Israelita Brasileira está em “constante manutenção”, para que permaneça sempre em uso: paredes pintadas, iluminação excelente, piso reformado. Os bancos desta sinagoga, originalmente em madeira, por terem apresentado cupim e estarem sem condições de uso, foram substituídos por cadeiras plásticas, dispostas ao redor da Bimá, ou no entrono das mesas utilizadas para estudo.  Como nas sinagogas de origem oriental, a Bimá está situada a uma certa distância do Aron Hakodesh, ao centro do espaço masculino. A entrada lateral, através de alguns degraus ladeados por duas colunas, diferencia-a das demais sinagogas já descritas.
Por outro lado, como nas demais sinagogas já visitadas, verificamos uma galeria feminina, com muretas permitindo a visão e acompanhamento das rezas, situa-se no pavimento superior.

Um salão de festas, no subsolo, era utilizado como local para as comemorações, festas e encontros. Como conta Carlos Adissi, este foi o local aonde os pais, David e Amélia Adissi, se conheceram e a sinagoga aonde casaram. Carlos escreve: “Essa era a sinagoga que frequentavam. Para gente da minha geração, traz muitas lembranças das festas que celebramos nas Sinagogas. Meus pais se conheceram numa festa de carnaval no subsolo da sinagoga da Odorico Mendes, e lá se casaram também; lembranças de famílias e familiares que frequentaram a sinagoga, e fatos que servem, também, de referência para a nova geração! Meus pais eram primos de 3a geração. Meu avô Carlos Simão Adissi, porém, frequentava a outra sinagoga.”

Divulgo também neste post a foto antiga, da qual falei, aonde 2 rapazes estão sentados à frente dos portões da Sinagoga Israelita Brasileira. Um dos rapazes é o irmão de Linda Zeitoune e pai de Haim Zeitoune. Os pais de Linda Zeitoune vieram do Líbano, e aqui divulgo, com a permissão desta, algumas fotos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...