sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Indicando familiares frequentadores da Sinagoga Israelita Paulista!

Sinagoga Israelita Paulista e Museu Judaico da São Paulo
Foto Googlemap-2018
Em busca de material relacionado à comunidade judaica proveniente da Hungria, e sobre a Sinagoga Israelita Paulista, estive em 18/01/2018 no Centro de Memórias do Museu Judaico de São PauloLocalizamos um arquivo com um breve texto sobre a Sinagoga Israelita Paulista, incluindo algumas fotos. Espero em breve poder divulgar tal material. Aguardo autorização. Há também uma Coleção Arquivística Institucional - CI005 - foto 0373, como sendo da Sinagoga Israelita Paulista, assim como em “Acervo-Fototeca-Fotos por Assunto-Sinagoga Húngara”, há indicação de fotos do interior e da inauguração da mesma, inclusive uma foto da fachada... 

Falando no Museu, aqui vai uma dica: aproveitem as férias para visitarem este Centro de Memórias do Museu Judaico, localizado em Pinheiros (vejam na foto acima a Sinagoga Israelita Paulista e também o local do futuro Museu Judaico de São Paulo, aonde situava-se a Sinagoga Beth-El).

Em relação ao último post sobre esta sinagoga Eva Rosenfeld e Marianne Norma Grunberger fizeram comentários no Facebook. Eva, por exemplo, indicou Rosita Klar BlauMary BorgerFlávia Borger. Falei com Flavia, que me sugeriu entrar em contato com a mãe, Gabriela Borger e Tomaz Borger. Já Marianne contou que o pai foi presidente da sinagoga por um tempo.

Regina Igel contou que lembra-se desta sinagoga da Rua Augusta: "passava por ela...lembro de uma tarde de Rosh-Hashaná como fiquei admirada com as mulheres muito bem vestidas, com extrema elegância e até com certa discrição. Elas vinham andando pela calçada, talvez morassem nas redondezas. Seus maridos ou parentes vinham sempre atrás, todos conversando com animação”.

Como já comentado, a Sinagoga Húngara Paulista foi fundada em novembro de 1931, tendo seu nome alterado para Sinagoga Israelita Paulista. Rabino Friedlander e Chazan Emerich (Chaim) Neufeld fizeram parte desta sinagoga, assim como o Rabino Shimon Brand. Hoje em dia, Rabino Ivo Kauffman está à frente da sinagoga. O site do KosherMap chegou a divulgar que “em fevereiro de 2014 ocorreu a abertura do Instituto Nassó e a reabertura da antiga Sinagoga Húngara, sob direção do R. Ivo Kauffman...”


Flora Sheila Grinspan, também no Facebook, indicou-me o Rabino Ivo Kauffman, citado acima, com quem pude conversar. Ivo informou-me que mantem a parte religiosa da sinagoga há mais ou menos 15 anos, com "um Shabat ao mês". Comentou que o presidente possui as atas antigas traduzidas do húngaro e propôs  que localizemos juntos os descendentes dos frequentadores. Quem sabe possamos conversar com estes e conseguir algumas fotos. Ivo entrará em contato com Tomas Kovari...A visita à Sinagoga Israelita Paulista ficou programada para fevereiro de 2018. Você ou algum familiar seu faz ou fez parte desta sinagoga? Teria fotos, documentos, histórias a contar? Gostaria de visitar a sinagoga também?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...