quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Sinagoga Ahavat Reim...algumas informações

Sinagoga Ahavat Reim
julho de 2018

A busca por mais informações sobre a Sinagoga Machzikei Hadas, na Rua Joaquim Murtinho, permanece. Quem pode compartilhar e colaborar com fotos, histórias, memórias de familiares, frequentadores, fundadores, documentos, livros de Atas, projetos, detalhes da construção desta sinagoga? Uma visita a esta sinagoga ainda será agendada....

Paralelamente a esta busca, questiono... alguém possui informações sobre as demais sinagogas do Bom Retiro? Quem fez parte destas sinagogas?

Aqui compartilho alguns comentários já realizados sobre a Sinagoga Ahavat Reim, situada à Rua Guarani. No Facebook, por exemplo Sr. Manu Muka (Menachem Mukasey) havia escrito: “Estou morando do lado na Rua da Graça. O shile da Rua Guarani está gravado na minha memória”. Sra. Sara Spuch havia contado que frequentava a sinagoga da Rua da Graça e da Rua Guarani. Já sra. Nair Kremer havia comentado: “Nosso casamento foi na sinagoga da Rua Guarani no Bom Retiro, na sinagoga da Penha foi o ofrifn...” E Perola Ventura, na página do Net Shuk,  contara que morou no Bom Retiro com os pais e irmãos, completando: “Somos uma das famílias de fundadores da Sinagoga Ahavat Reim...”

É possível ver, também no Facebook, na página da Sinagoga, https://www.facebook.com/sinagoga.ahavatreim  mais comentários. Arnon Grunkraut escreveu que o avô paterno, sr. Shlomo, foi um dos fundadores. E Frida Gasko Spiewak observou: “Foi a Sinagoga a qual meu avô materno Salomão Salztein z'l nos levou quando mudamos para o Bom Retiro em 1950”. Nesta página consta também o convite para a reinauguração da sinagoga, em 16 de junho de 2011, convites das Grandes Festas, de Simcha Torah, fotos da sinagoga e postagens do Rabino  Pessach Kauffman, rabino desta sinagoga.

No site do Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto há uma foto com os dizeres: “Três crianças em frente à Sinagoga Ahavat Reim, localizada na Rua Guarani e foi fundada em 1944 pelas famílias Karn, Grinkraut, Pinchawski e Mandelbaum”. Em uma outra foto, é possível ver “Sr. Yosel Grynkraut, Hazan da Sinagoga Ahavat Chaim”. Quem tiver interesse, acesse a página, no site do Memorial:

Moré Ventura, em seu blog escreveu um texto onde cita a Sinagoga Ahavat Reim, em que conta que o bisavô sr. Moshe Zeev Pintchosky, filho do sr. Elazar, foi um dos fundadores. O nome do sr. Moshe está escrito em uma plaquinha, acima do Aron Hakodesh. Leiam “Bem Vindo à Sinagoga”: http://moreventura.blogspot.com/2011/11/chegamos-pode-entraramigo.htmlJudaismo

E você, quais suas lembranças sobre a Sinagoga Ahavat Reim? Quais hitórias gostaria de compartilhar?? E fotos, memórias, documentos???

Envie um e-mail para myrirs@hotmail.com ou deixe um comentário aqui...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...