terça-feira, 23 de junho de 2020

A comunidade judaica de Araraquara


COM. GEOGRAPHICA E GEOLOGICA (CGG).
Estado de S. Paulo (Brazil):
Folha Rincão, São Paulo,1926.
(Folhas Topográficas, n. 16)
Folha S. Carlos do Pinhal. São Paulo:
Weiszflog Irmãos, 1912.
(Folhas Topográficas, n. 21).
Ao iniciar a busca de mais informações sobre as comunidades judaicas do interior paulista, em locais como Araraquara, Marília, Bauru, conversei novamente com Maria Theodora C. F. Barbosa, Coordenadora de Acervo no Centro de Memória do Museu Judaico de São Paulo. 

Recebi a listagem do material ali disponível relacionados a estes locais. Compartilho aqui algumas informações que recebi. 

Por exemplo, com o código CP0139, há a Coleção Pessoal Ida Kaplanas, com a seguinte descrição: “Esta coleção contém documentos pessoais de Jankelis Kaplanas, pai de Ida Kaplanas, doadora dos documentos. Jankelis (posteriormente João) nasceu em 1909 na Lituânia. Aos 19 anos, veio para o Brasil no navio Werra, que atracou em Ilha de Flores - RJ em 30 de novembro de 1929. Posteriormente, dirigiu-se para a Hospedaria do Imigrante - São Paulo e de lá foi para o interior do Estado. Formou-se em Araraquara e casou-se com Tema Tarassantsky (imigrante da região da Bessarábia) em 1937”.  Já em FI0015-FOT.RS-LAR/0340, há a anotação relativa à foto, de 1946: “No Shil, uma sala na rua Um, residência de uma família. Identificados na fotografia: Sara Tetner, Jaime Zaionchik, Benjamin Zaionchik, Martha Ruben, Leia Waisman, Bacia Kaplanas, Tema Kaplanas, Iditte Flank, Ida Kaplanas, Bertha Waisman, Líbia Flank, Israel Flank, Leia Waisman e Manoel Schinson”. Uma outra anotação, para a mesma pasta, foto de 1946, lê-se: “No Shil uma sala na rua Um, residência de uma família. Identificados na fotografia: Sara Tetner, Helena Tetner, Samuel Tetner, Moizes Zaiontchik, Benjamin Zaiontchik, Ester Waisman, Yacob Wisman, Israel Flank, Ester Zaiontchik, Marchevski, Manoel Schinson, Bertha Waisman, Americana, Aimen, Americano, Alberto Gotlib, Jaime Waisman, Maurício Flank, Simão Seinson, Ana Seinson, Raquel Rubin, Moises Ruben., Idite Flank, menino, Jaime Zaiontchik, RAquel Ruben, (Raquel Ruben) Martha Ruben, Julia Flank, Moises Rubin, Ida Kaplanas, Tema Kaplanas, Maurício Flank, João Kaplanas, Leia Waisman, Bácia Kaplanas”. Este material será consultado assim que possível, ao final do isolamento social, por causa da pandemia do covid-19.

Para mais detalhes sobre Araraquara, por indicação de sra. Clara Silberberg, conversei com seu primo, sr. Josef Rewin. Nascido em Araraquara em 1941, aos 15 anos mudou-se para a cidade de São Paulo. Seu pai, sr. Arje Lejb Rewin nasceu em 15 de dezembro de 1913 em Lutzig (ou Ludyn, nome a confirmar), localizado, na época, na Polônia, e chegou ao Brasil em 24 de agosto e 1935. Antes da viagem, porém, casou-se com Clara (Chaika) Shreir, que chegou ao Brasil somente em 20 de setembro de 1936, em um navio, que partiu da cidade de Gênova. Sr. Moisés, irmão do sr. Arje Leib, já estava no país, tendo chegado ao Brasil ainda solteiro. No país, os pais do sr. Josef, foram morar em Araraquara, talvez por não falarem a língua, ou pelo fato de, sendo uma cidade pequena à época, fosse mais fácil conseguir trabalho. Sr. Arje Lejb inicialmente vendeu gravatas, posteriormente abriu uma loja, a “Casa Ari”, de calçados e roupas, e que manteve mesmo depois da mudança para a capital. Posteriormente o edifício, histórico, acabou sendo demolido...

Sr. Josef contou que sua família era muito próxima da família do sr. Benjamin Rosenthal, pai da sra. Clara Silberberg, que se mudou da cidade, indo morar em Barretos. Comentou também que na cidade de Araraquara não havia sinagoga, mas as famílias da comunidade judaica reuniam-se em diversas casas, tanto para os minianim, como para as Grandes Festas, quando traziam um Chazan da capital. Sr. Josef e família moraram à Rua 2, ou 9 de julho, a rua principal da cidade. A família mudou-se para São Paulo, como comentou, “pelas mesmas razões que muitas outras famílias”, ou seja, pela preocupação de que os filhos casassem e se mantivessem dentro da comunidade judaica. Em são Paulo frequentaram a Sinagoga Kehilat Israel, à Rua da Graça, onde os pais possuíam cadeiras. Sr. Josef, engenheiro, casado, possui 2 filhos, e retornou à Araraquara algumas vezes desde que deixou a cidade. Comentou que desde então a cidade cresceu e mudou muito, está diferente, se comparada com as memórias que mantém da época em que lá morou. Sr. Josef listou as famílias que fizeram parte da comunidade judaica de Araraquara, em torno de 10 famílias, além de seus pais, sua irmã Martha e seu irmão Israel: Kaplan (sra. Tema, sr. Jankelis e 2 filhas), Tetner (sr. Samuel, esposa e filha Sara), Flank (sr. Mauricio, esposa, 4 filhos), Rubin (sr. Moises, esposa, 2 filhas), Zaiontchik (sr. Moisés, esposa e 2 filhos), Gotlieb (sr. Leon, esposa e 2 filhos), Wasserman (sr. Jacob), família Pilnik.

Em uma palestra, por internet (“Live”), para o Centro de Memória do Museu Judaico, em 27 de abril de 2020, sr. Celso Lafer comentou que seu avô, da família Pilnik, ao chegar ao Brasil, foi morar em Araraquara. Teve uma loja na cidade. Sr. Celso, contou que a mãe, sra. Betty, ficou órfã de mãe muito cedo. Fez o curso Normal, tendo atuado na Ofidas e na Unibes.

Isaac Pinski, ao contar sobre sua família, que morou em Sorocaba, e em texto já publicado neste Blog, relatou que a sra. Clara Kann se casou com sr. Ramiro Gordon, indo morar em Orlândia, próxima a Araraquara.

No site da Fisesp (https://www.fisesp.org.br/2011/04/14/comunidade-judaica-perde-o-jornalista-oscar-nimitz-zl/), podemos ler que o jornalista Oscar Nimitz z’l, nasceu na cidade de Araraquara-SP, tendo sido um dos grandes precurssores da mídia judaica em São Paulo, criando a Resenha Judaica e mais tarde a Tribuna Judaica, pela qual se dedicou até os últimos dias de sua vida.

No Messenger, Celso Getz escreveu: “Boa tarde. Muito interessante o artigo sobre as comunidades do interior. Meus avós vieram da Polônia e foram para Araraquara. Minha mãe nasceu em Araraquara. Avós Ary Rewin e Clara Rewin”. Solicitei a celso que conte um pouco mais e vamos aguardar...

E você, fez parte da comunidade judaica de Araraquara? Sua família, ao chegar ao Estado de São Paulo, morou nas colônias agrícolas de Nova Odessa, Jorge Tibiriça ou Campos Sales? Fez parte da comunidade judaica de Jundiaí, Franca, Catanduva, Itu, Marília, Bauru, Sorocaba, Piracicaba, Rio Claro, Limeira, Barretos, Botucatu, Campinas, Garça, Gália, Santos, e tantos outros locais? Escreva para mim... myris@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...