sexta-feira, 5 de junho de 2020

Comentários sobre a Comunidade Judaica de Marília

Minian no Shil
Rosh Hashana 1934
Foto: Sr. Jayme Kopelman

A partir da divulgação das fotos enviadas pelo sr. Jayme Kopelman, diversas pessoas, muitas das quais da comunidade judaica de Marília, escreveram comentários no Facebook. Aqui compartilho os comentários e mais uma foto encaminhada pelo sr. Jayme, do minian no Shil, onde parece-me que está escrito: "Rosh Hashana - 1934" ...

No Facebook, em Guisheft Anúncios e Vendas, Jonas Stolar  identificou o pai na primeira foto postada anteriormente. Está na primeira fila de cima, da esquerda para a direita, ao lada do senhor de chapéu. Seu nome; Efraim Ajzyk Stolar. E citou Sueli Miriam Duhovni e Meyer Stolar. Iara Wajner Duobles também gostou da foto e comentou: “Minha mãe também era de Gália. Tentarei mostrar estas fotos para ela.” Sr. Leon Oksman questionou se seria possível mandar de alguma forma as fotos para poder gravar ou imprimir. Estou aguardando o fone de contato para encaminhar tais fotos, já autorizado pelo sr. Jayme Kopelman. Frida Gasko Spiewak comentou sobre a publicação: “Excelente” E Malvina Waisberg escreveu: “Ficou muito legal! Gostei das fotos! Conheço algumas. Parabéns My!” Rosana Meiches reforçou: “Parabéns e obrigada pelo seu lindo trabalho!” E Clara Tunchel registrou: “Adorei”. Etel Lerner lembrou: “Jayme Kopelman, seus pais e irmãos foram nossos vizinhos no prédio da rua Júlio Conceição no Bom Retiro. Vizinhos maravilhosos...”

Em minha página do Facebook, Sérgio Waissmann comentou também: “Na foto, Wolf e Pearl Broner Z”L, novinhos, lindos!” E Sergio Broner identificou: “Minha avó e meu avô paternos, Malka e Pessach. Meu avô é a quarta pessoa da direita p/ esquerda. Pela ordem temos: Moisés Oksman, Abraham Knobel, Jacob Kaplan, *Pessach Tygiel, minha avó Malka Tygiel, vestido Estampado bem no meio das mulheres...” Sara Liba Korn também identificou as pessoas nas fotos: “Meu pai, o primeiro , em primeiro plano, da esquerda para direita. Tio Bóris, tia Maie, tio Menache, tia Mussie, Sr. Abrão, Sr. David Rabinovitch, Sr. Jose Kopelman, Sr. Bene com Rosinha no colo...Nossa, quanta saudade!!!! Rosa Knobel Ulrych eu era muito pequena. Nesta foto acho que eu nem tinha nascido...mas eu me lembro de todos, que eram tão amigos e se ajudavam mutuamente. Não existia esta coisa que existe hoje, de fogueira das vaidades... Estou pedindo para meu irmão mais velho e meus primos para redigirem uma história sobre a vinda de nossos pais para o Brasil. Uma das fotos que você postou é no quintal da casa que morávamos em Marília. Minha mãe sempre contava que as reuniões eram lá...” Rosa Knobel Ulrych respondeu: “Sara Liba Korn, pois é tempos bons...” Silvio Ary Priszkulnik comentou: “Meu tio-avô Froike Stolar na foto. Confere Jonas Stolar? Os Priszkulniks, todos de Marília também. Simão Priszkulnik nascido lá inclusive, junto a minha tia Jeanete Priszkulnik Z"L. Stolares, primos da família Singal”. E “marcou” Sueli Miriam Duhovni nos comentários. Ester Broner deixou também um comentário: “Que emoção encontrar meus avós nesta foto e nas demais. Fotos que nunca tinha visto, que não eram do nosso acervo, eu acessei a publicação, encontrei outras. Meu avô, Pessach Tygiel e Malka, minha avó. Dona Pérola, minha tia...” Alzira Goldberg escreveu: “Ótimo”, assim como Paulo Valadares: “Muito bom”. Anita Kesselman também comentou: “Que legal!”

Na página Mundo Judaico, Eliezer Molchansky comentou: “Boa noite Myriam. Parabéns pelo seu levantamento histórico de nossos irmãos em Marília e que muito me emocionou. Cheguei a Marília em 1967 no primeiro vestibular da FAMEMA Faculdade de Medicina de Marília. E sendo o único judeu da turma procurei saber se ainda havia alguém do ischuv e me informaram que talvez ainda existisse uma velha senhora a dona Regina da Casa Palma no centro. Esta morava na parte de cima da loja. Mas não cheguei a conhecê-la, pois estaria doente. A minha procura foi maior por ocasião do feriado do Yom Kipur e acabei indo a Bauru numa pequena sinagoga. Minha família é de Campinas e uma viagem de trem demandava 12 h e nem sempre podia vir. Sincronicamente acabei conhecendo uma família judaica em Marilia os Bronner que tocavam uma pequena livraria no centro. Sem querer... e eram parentes de um amigo de São Paulo. Espero ter contado uma pequena vinheta...”

Em Pletzale, Daniel Scaba “marcou” nos comentários Isaac Meir SingalIoná Singal, Joel Leao Singal, Jairo Muller, Helena Muller Silva, Moshe Singal, Wolf Jose Singal, Lilian Singal e Ruvin Singal. Joel Soihet também escreveu: “Que boa lembrança”.

Em Jews, Pedro Volf Oksman enfatizou: “Orgulho e saudades”.

Por outro lado, no Messenger, Jonas Stolar escreveu: “Nestes períodos de quarentena, estou afastado de São Paulo. Parabéns pelo seu trabalho e empenho em preservar estas memórias "Ishar coach". Meus pais vieram de Marilia para São Paulo em 195, e fomos morar na Mooca, juntamente com a loja de roupas (o mesmo que tinhamos em Marilia). As minhas irmãs residem na Mooca até hoje, e, também, seus filhos e netos. Eu moro em Israel e estou em São Paulo até os vôos retornarem. Possivelmente minha irmã Silvia Jane, tenha algum material que possa ser significativo. Caso sim, peço a ela te passar”.

Na publicação relacionada a Bauru, em CCIB, Flavio Beni Duobles “marcou” a esposa Iara Wajner Duobles e escreveu: “Eu não tenho detalhes sobre a comunidade de Bauru, Gália. Mas minha esposa poderá te ajudar...” E Estermolke Sochaczewski contou: “Meus primos Ida e Moisés Zatz. Meus avós moravam em Bauru...”

Você e seus familiares também chegaram à cidade de São Paulo ou interior paulista, fizeram parte da comunidade judaica destes locais, participaram das sinagogas? Compartilhe aqui e entre em contato comigo pelo e-mail myrirs@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...