sexta-feira, 26 de junho de 2020

Em busca de detalhes sobre a comunidade judaica de Araraquara

Fotos dos pais de sr. Josef Rewin em uma praça de Araraquara
Foto de sr. Josef Rewin

A busca por mais detalhes sobre a comunidade judaica de Araraquara permanece. Seus familiares moraram em Araraquara? Em que época chegaram? De onde vieram? O que os levou a buscar moradia e trabalho nesta cidade? Como a comunidade se organizava? Onde eram comemoradas as festividades? Possuem fotos, documentos, alguma história a contar?

Por whatsapp conversei novamente com o sr. Josef Rewin, que comentou: “Infelizmente as fotos que tenho estão muito ruins e pequenas, aqui coloquei uma foto dos meus pais numa praça de Araraquara, outra  da minha família (meus pais e irmãos, e meus tios e as filhas), uma foto do meu pai vendendo gravatas quando chegou em Araraquara, foto da loja do meu pai e de seus funcionários...”

Casa Ary e seus funcionários,
loja do sr. Arje Leib Rewin
Foto de sr. Josef Rewin
Celso Getz, como já publicado, havia escrito no Messenger do Facebook: “Boa tarde. Muito interessante o artigo sobre as comunidades do interior. Meus avós vieram da Polônia e foram para Araraquara. Minha mãe nasceu em Araraquara. Avós Ary Rewin e Clara Rewin”. Ontem, por whatsapp, Celso contou: “Boa noite...Sou neto do Sr Arje Lejb Rewin, que junto com minha avó Chaika, foram meu "Pai" pra mim e meus irmãos, já que meu pai faleceu com 39 anos em 1969, quando eu tinha 6 anos de idade. 

Eu não cheguei a morar em Araraquara, mas durante minha infância e adolescência todo ano íamos para lá no final do ano por uns 15 dias. Lembro bem da loja Casa Ary, onde passávamos vários dias ajudando na loja. 

Vi que meu tio Josef Rewin passou informações mais detalhadas da família, parentes, amigos, vida judaica. Eu não sabia destes detalhes como ele, que morou um bom tempo em Araraquara. Grande parte da minha educação judaica veio dos meus avós. 

Casa Ary
Foto enviada por  sr. Josef Rewin
Eu morava no Bom Retiro em São Paulo, na mesma rua que meus avós moraram depois de se mudarem de Araraquara. Sempre frequentei com eles a Sinagoga da rua da Graça, onde hoje é o magnífico memorial. 

Desde 2013 saí de São Paulo e vim morar em Paulínia (SP) por motivo de trabalho e aqui frequentamos, desde então, o Beith Chabad Campinas. Onde moramos, em nosso condomínio tem 5 famílias judias. Também em Campinas, um de nossos amigos é sr. Júlio Pilnik que também tem avós com raízes em Araraquara. 

O nome oficial do meu avô era Arje Lejb Rewin, mas no Brasil ficou sendo Ary Rubin. Meu pai chamava-se Pincos Yarme Getz, minha mãe, também já falecida, Martha Rewin Getz (filha do Arje). O outro irmão deles, Israel Rewin, é arquiteto muito conceituado em São Paulo. Eu tive a felicidade de morar no Bom Retiro, onde estudei no Renascença, frequentei o Hashomer Hatzair e a Sinagoga da Rua da Graça. Toda minha infância e adolescência frequentei com meus avós esta sinagoga. Meus avós tinham cadeiras lá e em todas as festas judaicas íamos com eles. Era muito bom. Meu Bar-Mitzvah fiz lá. 

Família de sr. Josef Rewin: pais, irmãos, tios e filhas
Foto de sr. Josef Rewin
Fico muito emocionado quando lembro ou falo do meu avô, ou Zeide como eu e meus irmãos o chamávamos. Ele foi um super avó, super "pai" que sempre se dedicou à família e à sociedade também, nos passou valores e sempre nos direcionou para o caminho do bem. Ele que nos levava todo sábado no Hashomer Hatzair e todo domingo era sagrado ir à Hebraica. Também se dedicou muito mesmo para minha avó Chaika (Clara). Vou procurar fotos de Araraquara. 

Meu filho Ilan Getz teve a honra de ser segurado por meu avô no Bris. O Bris foi no Shil da Vila. Tenho 2 filhos, o Ilan Getz com 18 anos e a Julie Getz com 16. Ela não teve a felicidade de conhecer meu avô. Eu e minha esposa Sônia Miriam Crivorot, mesmo longe de São Paulo, temos dado uma educação judaica para os nossos filhos. Agradeço muito ao Beith Chabad Campinas, sexta-feira vamos no Shabat. Meu filho e eu colocamos Teflin todos os dias, ele não come porco. 

Festa surpresa para sr. Arje Leib Rewin
Comemoração dos 90 anos
Foto enviada por Celso Getz
Em relação às fotos, a foto ao lado é da festa surpresa que fizemos para o meu avô 90 anos, aparecem meu avô, filhos Josef e Israel Rewin e os netos A segunda eu, meus irmãos Freddy e Milton Getz com meu avô em 1969, ano que meu pai faleceu. A terceira, no meu Bar-Mitzvah no Shill da Rua da Graça. Meus avós em Araraquara moravam no andar de cima da loja...”

Diversos comentários foram escritos nas páginas do Facebook. Em “Pletzale”, Sérgio Waissmann comentou: “Meu tio, Abraão Waissmann, morava com a família em Bebedouro, perto de Araraquara...” 

,
Celso Getz e os irmãos Freddy e Milton Getz,
 com o avô em 1969, ano em que o pai faleceu.
Foto de Celso Getz
Em “Guisheft Vendas e Anuncios”, Newton Peissahk Manczyk escreveu: “Eu nasci em Araraquara, em 1959, Sinagoga não tinha, e nas Festas vínhamos para São Paulo, para passar com meus avós". 

Newton Peissahk Manczyk havia comentado anteriormente: “Meus pais moraram em Bauru um pouco antes de eu nascer em Araraquara e lá fizeram amizade principalmente com o Sr. Max, que tinha uma loja de móveis e a Sra Keyla, avós de Fred, Jaime e Nina Gelcer, que são como irmãos nossos.  

Ficamos pouco tempo, e fomos para Birigui e depois para Cruz Alta (RS), onde tinham algumas famílias e, posteriormente, Londrina, com apenas 3 famílias judaicas. Em 1974 viemos para São Paulo. Em Cruz Alta tinha sinagoga...” 

Nesta mesma página, Debora Sitnik avisou...passa pro Boris. Debora Sitnik escreveu: “Boris Sitnik, Cassio Posvolsky , olhem que interessante...” Allon Idelman “marcou” Raquel Klepacz e Jonas Grinspun indicou Marcio Wajngarten e  Danielle Wajngarten. E Paulinho Rosenbaum comentou: “Araraquoire” 

Bar-Mitzvah de Celso Getz no Shil da Vila
Foto de Celso Getz
Débora Schwartz Oliveira contou: “Sobre Araraquara temos muitas histórias e personagens, minha mãe Clara Lainer Schwartz nasceu lá e minha sogra, Riva Nimitz z’l morou lá também! Vou pedir para o Ricardo Nimitz de Souza Oliveira escrever. Entre em contato com a minha mãe! Ela terá muito prazer em te ajudar! Lembra dela? Clara Lainer Schwartz?” Ótimo saber! Vamos conversar, provavelmente, na próxima semana...

Os familiares de vocês, ao chegarem ao Estado de São Paulo, moraram nas colônias agrícolas de Nova Odessa, Jorge Tibiriça ou Campos Sales? Fizeram parte de alguma comunidade judaica, em alguma cidade do interior paulista? Vamos compartilhar histórias, resgatar nossas raízes e divulgá-las! Escrevam para mim... myrirs@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...