quarta-feira, 1 de julho de 2020

O estudo das Sinagogas em São Paulo em época de isolamento social


Resolvi compartilhar o que vem sendo feito atualmente, em relação ao estudo e pesquisa que desenvolvo sobre as Sinagogas em São Paulo.

Como muitos de vocês já sabem, sou arquiteta e pesquisadora, formei-me na FAUUSP em 1983, e desde a época da faculdade tenho mantido meu interesse no Patrimônio Histórico e Cultural que possuímos, principalmente no que se relaciona à arquitetura e às artes. Realizo, há  um tempo, uma pesquisa e estudo sobre a comunidade judaica e as sinagogas em São Paulo, considerando suas raízes, imigrações, preservação e perpetuação das memórias, do patrimônio histórico, artístico, cultural e arquitetônico que possuímos.

Este estudo não tem, até o momento, nenhum patrocínio, nem apoio financeiro. Desde 2016 escrevo em um Blog (https://artejudaicasaopaulo.blogspot.com/), tenho compartilhado as informações nas redes sociais (Facebook, Instagram), e também no site sobre as sinagogas (https://sinagogasemsaopaulo.wordpress.com/ ), o que colabora em muito o desenrolar do estudo. O Blog, até o momento, teve 231.532 visualizações, no mundo todo. 

Faço visitas, as entrevistas e as fotografias. Realizei, nos últimos 2 anos, "rodas de conversas" e palestra sobre o assunto, de forma voluntária, assim como já encaminhei material para o Bezalel Narkiss Index of Jewish Art, da Universidade Hebraica de Jerusalém. Iniciei este estudo com a comunidade da Vila Mariana, onde nasci e cresci, e a partir disto, escrevi sobre as diversas comunidades, incluindo Penha, Ipiranga, Cambuci, São Miguel Paulista, Lapa, Mooca, Pinheiros, entre outras. 

Live Unibes 20 de maio de 2020
Atualmente, com o isolamento social, realizei 2 "lives" na Internet, e venho escrevendo sobre as comunidades judaicas do interior paulista, hoje praticamente extintas. Tenho entrevistado por telefone os familiares das pessoas que fizeram parte destas comunidades, e divulgado fotos antigas que recebo. Juntamente com 2 colegas, aprovamos um projeto para um Guia das Sinagogas em São Paulo, porém não conseguimos, ainda, captar recursos.

Inscrevi-me para o Sesc ConVIDA! com uma proposta de oficina com o tema "Resgate de memórias, raízes e muitas histórias - O caso das comunidade judaicas do interior paulista".


Palestra no Centro de Memória
Museu Judaico em São Paulo
21 de agosto de 2019
O objetivo neste caso, seria o de apresentar, divulgar e refletir sobre a importância das diversas memórias na construção do patrimônio cultural material e imaterial de uma comunidade, assim como na construção de sua identidade em um país novo e que, em um primeiro momento, é desconhecido aos imigrantes.

A justificativa do tema relacionava-se, nesta proposta, com a proteção às expressões culturais de grupos formadores da sociedade brasileira e responsáveis pelo pluralismo da cultura nacional, estimulando a produção, construção e difusão de bens culturais de valor universal, e desenvolvendo a consciência e o respeito aos valores culturais de outros povos.

A proposta apresentada não foi uma das selecionadas, mas acredito que ainda haverá a oportunidade de realizar tal oficina, ou uma roda de conversa relacionada a tal proposta.

Este estudo (e sua divulgação) é uma oportunidade para a população, como um todo, conhecer uma história cujo legado, em perspectiva mais ampla, é parte importante na construção da diversidade cultural, que caracteriza, não só a cidade e o Estado de São Paulo, como todo o país. 


Sinagoga União Israelita Paulista-Moóca
Desenho-lápis de cor-Myriam R. Szwarcbart
Também é uma oportunidade para orientar, de maneira sucinta, e incentivar o desenvolvimento de novas pesquisas relacionadas à construção e registro das memórias de pequenas comunidades, imigrantes ou não.

Em relação à situação atual de isolamento social e à proposta do Sesc ConVIDA! poder-se-ia apresentar as diversas possibilidades na condução de um estudo focado na memória e patrimônio neste momento, como a realização de "lives", entrevistas virtuais e bate-papos, focando também nas redes sociais, sites, orientação nas buscas de internet e acervos virtuais.

Conheçam os dois vídeos já realizados:


Um comentário:

  1. Nossa Pesquisadora chara, que honra saber de seu trabalho, sou arquiteta e teóloga e também me interesso por Patrimônio histórico cultural e arte. Gostaria de participar de algum grupo de pesquisa ligado à isso, desde já me ofereço para ajudar à desenvolver mais e mais estudos!Cuide-se!

    ResponderExcluir

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...