quinta-feira, 10 de novembro de 2022

A Congregação Religiosa Judaica Kiruv Achim

A Sinagoga da Congregação Religiosa Judaica Kiruv Achim também faz parte de minha história.

Comecei a frequentar a Congregação Religiosa Judaica Kiruv Achim, conhecida como Sinagoga de Moema, e hoje situada à Avenida Angélica, em Higienópolis, ambos endereços em São Paulo, no final da década de 1990, quando ainda morávamos na Vila Olímpia. Situada naquela época em um anexo de uma casa à Rua Pavão, era frequentada pela comunidade judaica que morava na região de Moema e adjacências. O espaço interno desta sinagoga era dividido por uma Mechitzah (divisória) em madeira de treliças, delimitando a ala masculina e a feminina. O Aron Hakodesh, coberto por uma paróchet(capa) vermelha, encostado em uma das paredes e a Bimah voltada a este, situavam-se no setor masculino. 

Durante os Shabatot, Chaguim, e nas diversas atividades que ocorriam nesta sinagoga, as crianças se reuniam para brincar no espaço aberto da casa. As cerimônias das “Grandes Festas” eram, geralmente, realizadas em salões alugados, no entorno da sinagoga, tendo, por diversas vezes a presença de Jairo Fridlin e Rabino Yehuda Iddel Stein, como chazanim. A sinagoga era conduzida, e ainda o é até os dias de hoje, pelo Rabino Nathan Ruben Silberstein, acompanhado de sua esposa Chani.

O kidush, que sempre se seguia após o Cabalat Shabat, era realizado inicialmente no espaço aberto da casa, passando, posteriormente, a ocorrer em um salão no andar acima do espaço da sinagoga.

Naquela sinagoga, à Rua Pavão, ocorreu o Bar-Mitzvah de meu filho, Dany, no ano 2000. Mais detalhes, sobre este fato, sobre a Sinagoga de Moema, as mudanças de endereço desta, e comentários de seus frequentadores, veremos nos próximos posts.

Abaixo, compartilho o e-mail que recebi de Waldir Rotband Marchtein, relacionado à Comunidade Judaica do Vale do Paraíba: “Em 1984 procurei o Sr:Boris Resnincenco com a preocupação da assimilação dos jovens da comunidade judaica da região, e juntos começamos a procurar por pessoas com sobrenomes judaicos e passarmos a ligar para elas, e as convidando a participar de um encontro, o que foi recebido com muito entusiasmo. Foi marcado um primeiro encontro, que contou com 250 pessoas. Procurei a Federação Israelita, pedindo ajuda, e que nos enviasse comunicações sobre as Comunidades. O jornal “Resenha Judaica” passou a ser enviado de graça para os membros da comunidade da região a “Bnai Brith” forneceu livros, o “Beit Chabad” providenciou um rabino, na época o Rabino David Azulay. Esteve presente nas reuniões o Rabino Henry Sobel, e os encontros de Taubaté passaram a ser realizados em São José dos Campos, na Casa da Familia Roissman, e, em Jacarei, no Sitio dos Waissman. Encontrei judeus morando em Cachoeira Paulista, como a familia Ostrosky. Tudo isso caminhou para a fundação da ASSIBRAVE (Associação Israelita Brasileira do Vale do Paraíba), com a participação de Eliezer Zac, Frederico Grinspum, familias Roissman, Waissman, Crispim, Schaffer,e muitos outros. Quem ajudou muito na época foram Henry Diamante, Faleck, Samuel Gilead, Julio Henrique Rozenfeld, Eugen Meister, Ricardo Schmitman, Plinio Roismann, Francisco Oiring, Artur Zaltsman, Raquel Fabbri, Arie Yaari, aos poucos vou me lembrando e colocando os nomes e sobrenomes de pessoas da época que nos ajudaram e participaram da comunidade. Nos últimos tempos, as reuniões eram realizadas na casa da Bertha Guinsburg, e dirigida pelo Rabino Gloiber, enviado pelo Beit Chabad". 

Vocês teriam mais detalhes sobre a Sinagoga de Moema, ou Congregação Religiosa Judaica Kiruv Achim, em seus diversos espaços? Fotos, histórias, lembranças, documentos que queiram compartilhar? Ou sobre a comunidade judaica do Vale do Paraíba, ou sobre as diversas comunidades judaicas de São Paulo e suas respectivas sinagogas? Gostariam de escrever um texto, para ser publicado neste blog?

Vamos resgatar as nossas histórias e preservar o nosso rico patrimônio cultural material e imaterial! Escrevam para mim: myrirs@hotmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...