domingo, 29 de maio de 2016

As sinagogas...separação homens/mulheres,a fachada, ornamentos: Segundo Templo ao sec.VI

Para entendermos um pouco a configuração, projetos e características das sinagogas dos últimos séculos, e em especial, aqui em São Paulo, é interessante continuarmos verificando um pouco da historia destas.

A separação de homens e mulheres provém do período do Segundo Templo: o Pátio das Mulheres era usado inicialmente por ambos os sexos, até os rabinos determinarem a criação de uma galeria acima da sala, especialmente para as mulheres.

A parte frontal da fachada de dois pavimentos, neste período consistia no encurvamento do triangulo em um arco, uma variante do frontão grego comum, o que permitia uma melhor iluminação do interior.

As três portas na fachada, sendo a central mais alta, sofreu influência de templos sírios.

Os ornamentos em relevo das sinagogas dos primeiros séculos da Era Comum não excluíam o uso de imagens de vegetais e animais, aplicados em caixilhos de portas, janelas e arcos.

O interior simples das sinagogas pavimentado com lajes de pedra contrastava com a fachada ornamentada: uma vez no interior do edifício, a atenção dever-se-ia concentrar nas rezas.

Um único detalhe se sobressai a esta simplicidade. Uma cadeira decorada e ornamentada, em pedra, chamada “Cadeira de Moisés”.

Do terceiro ao sexto século, inicia-se uma fase de transição, buscando a solução de “inconveniências” do período anterior: por exemplo, a posição da Arca para a Torah, uma vez que dever-se-ia rezar voltado para Jerusalém e a fachada principal também voltava-se para tal direção.

Neste período, surgem novos princípios: santuário fixo na parede orientada para Jerusalém; entradas da sinagoga passam a se localizar na parede oposta; as sinagogas passam a ser decoradas com esculturas figurativas, com mosaicos e afrescos substituindo as esculturas em relevo.

Exemplos deste período são as sinagogas de Beth Shearim, Chulda, Hamat e Eshtemoa, em Israel e fora deste, a sinagoga de Dura-Europos, no Eufrates (séc. III). Esta sinagoga, pelo que parece, já não possuía compartimento separado para as mulheres, talvez uma atitude mais liberal, também atestada pelas pinturas murais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...