segunda-feira, 5 de março de 2018

Visita programada à Sinagoga Israelita Paulista

A visita à Sinagoga Israelita Paulista está programada para domingo 18/03/2018,  às 10h30. Os interessados, se possível, encaminhem-me um e-mail para myrirs@hotmail.com, ou uma mensagem (inbox) pelo Facebook, com nome e fone de contato, para que possam ser avisados. Assim, cada um poderá fotografá-la, desenhá-la, conhecê-la e contar um pouco mais sobre sua história... 

Conversei há uma semana com sr. Tomaz Kovari, presidente desta sinagoga, o qual contou-me sobre um álbum de fotos, relativo a uma recepção a um Rabino, nos anos 1960. Alguém possui fotos deste acontecimento? Conversamos também sobre as plantas da Sinagoga, as Atas de Reuniões, já traduzidas pelo sr. Gabor Aranyi, e falamos sobre o Clube Húngaro, situado antigamente na Rua Candido Espinheira, em Perdizes. Sobre este Clube, Eva Rosenfeld comentou com Roberto Strauss que os pais também frequentavam-no, que passou muitas tardes de domingo brincando neste local, e que possui fotos. Roberto Strauss  avisou-a que gostaria de ver estas fotos...

Em relação à Sinagoga na Rua Augusta, Eva Rosenfeld contou que a frequentava nas Grandes Festas e em alguns Shabatót, enquanto a mãe Veronika Szanto Rosenfeld, mais conhecida como Vera, estava viva, acompanhando-a. Porém depois que sra. Vera faleceu, ficou uns anos sem frequentar. Voltou a frequentar acompanhando o pai (Gerson Rosenfeld) que faleceu no final de junho passado. Voltou apenas uma vez sem ele, porém "ficou difícil ver o lugar que ele sentava, vazio". Mas enfatiza que voltará, “porque são todos muito carinhosos”.

Katy Voloch escreveu: Eu frequento a Sinagoga, mas a minha irmã, Judith Korda Recanati, que mora em Israel, frequentou a Sinagoga na juventude. Judith Korda Recanati contou que não considera-se só húngara... "e quando visito lá (Hungria) e me perguntam hazajottel?se voltei à casa - com certeza não é lá...mas nem no Brasil, mesmo que este tenha me influenciado mais...e os mais de 40 anos  em Israel é uma história longa a ser contada..."

Na busca de mais material relacionado à Sinagoga Israelita Paulista, questiono: alguém possui alguma foto quando esta localizava-se na Rua General Osório, 182? Documentos, plantas, algo a contar???

Aguardo novidades!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...