domingo, 1 de julho de 2018

Chazanim, rabinos, casamentos e memórias da Sinagoga Beth-El

"Chazan e coralistas no Templo Beth-El na década de 1930"
Foto do Centro de Memória do Museu Judaico
 Cartaz da Exposição:
"Mantendo a Tradição: Sinagogas e Chazanim"
setembro/outubro 2017

Chazanim fazem parte da história da Sinagoga Beth-El, em São Paulo. Podemos citar os chazanim Moshe Adorian, Fortuna, Marcio Besen, Yehuda Wajchenberg e Carlos Slivskin,  que cantaram nas Grandes Festas desta sinagoga. Esta informação e fotos puderam ser observados na exposição “Mantendo a Tradição: Sinagogas e Chazanim”, uma homenagem aos chazanim que cantaram e ainda cantam em São Paulo. Organizada pelo Centro de Memória do Museu Judaico de São Paulo em parceria com a Hebraica, esta exposição aconteceu em setembro/outubro de 2017 na Galeria de Arte “a Hebraica. Pude participar desta exposição, coordenando a pesquisa e levantamento do material disponível no Centro de Memória e em um bate-papo sobre mídias sociais e a pesquisa sobre “As Sinagogas em São Paulo”.

Um “Livro de Registro dos Casamentos” realizados nesta sinagoga, nos anos 1970/1980, parte do acervo do Centro de Memória, aponta os rabinos que celebraram tais casamentos: Rabinos Walt, Schiff, Begun, Friedlander, Kadosch, Kullok, Diesendruck, Sobel.

Diversos participantes, nas páginas do Facebook (Guisheft Anuncios, Hasbará & Sionismo, Memórias Paulistanas, S.O.S Patrimonio, NetShuk, CCIB, Jewish Brasil, As Sinagogas em São Paulo e em minha página), informaram, também, nomes de famílias que fizeram parte e/ou casaram na Beth-El, e de familiares que possuem fotos ou documentos relacionados à esta sinagoga. Aqui transcrevo alguns destes comentários:

Marta Hepner Tkacz.Meus pais, tios e primos casaram lá”.
Carlos Brickmann: “Vovô e Vovó frequentavam o templo da Martinho Prado. Foi lá que fiz bar-mitzvah, me casei, foi lá que minha irmã se casou, foi lá o bar-mitzvah de meu filho. Frequentador eu não era, mas os eventos judaicos mais relevantes de minha vida aconteceram lá. Meus avós eram Jacob Brickmann e Maria Brickmann, vindos da Ucrânia (ou Bessarábia), shtetl de Kirilowitz, Império Russo. Minha irmã, Branca Gilda Brickmann Schwartsman, se casou com Ichie Schwartsman (que faleceu no ano passado). Minha esposa é Berta Waisman Brickmann; meu filho, Rafael Brickmann. Outros nomes fico te devendo: tenho boa memória, mas nem tanto! Para nós, a Beth-El era O Templo, ou O Shil”.
Gilda Schwartsman“Meus tres filhos fizeram barmitvah na marinho Prado. Alexandre, José Eduardo e Sérgio Schwartsman. Martha Sapiro casada com Arão Sapiro. Tenho todas as fotos”.
Ana Leia Wajchenberg: “Meu pai cantava no côro da sinagoga e meu tio era o chazan do Templo Beth-El. Sempre frequentei a sinagoga Beth-El
O nome do meu pai era Salomão Joel Wajchenberg e do meu tio chazan (irmão do meu pai) Júlio Wajchenberg (muito conhecido na comunidade) e famoso pela belíssima voz”.
Sandra Gold: “Eu casei lá em 1981...maravilhoso...”
Frida Kier Weingarten: “Eu me casei lá em 1963”.
Sulema Mozes: “Eu me casei lá em 1969”.
Jonas Leiderman: “Meu avô Abram Kagan z"l frequentava. Eu me lembro quando era pequeno, talvez com 10 anos, quando fui com meu pai Pedro Leiderman z"l, e ele me disse que o pai de minha mãe era assíduo. Infelizmente não possuo nada que possa fornecer quanto a documentos. Realmente uma pena. Minha mãe, Chaia Leiderman z"l (qdo solteira Kagan) me dizia que meu avô tinha afinidade com os Lafer e Klabin Segal. Jonas  indicou Lucho Andreotti Daniel Leiderman
Jacques Seidenberg: “Casei nessa sinagoga em 1979. O rabino era o Shiff. O chazan nao me lembro, mas tinha idade avançada...tenho as fotos”.
Sra.Eli Averbach: “Meus pais se casaram nela...”
Marcio Rosenthal: “Meus pais também se casaram lá”.
Rosane Golubcic Langnor: “Meus pais tambem casaram ai. Sem fotos, infelizmente. Rabino Pinkuss em 1953”.
Malvina Waisberg: “Meus pais se casaram aí!!”
Andre Goldfarb“Meus pais casaram ai, eu e meu irmão fizemos Bar Mitzvas também”.
Ruth Motulski: “Os meus também, em novembro 1951”.
Jorge Naslauski: “Meus avós frequentavam esta sinagoga, e durante toda minha infância e parte da adolescência íamos aos fins de semana para São Paulo. Em Pessach, Rosh hashana e Yom kipur, estávamos sempre nesta sinagoga. Faz 50 anos, tenho alguns flashs desta época. Mesmo morando em Santos desde 1952, só comecei a frequentar o ishuv santista a partir de 1965”.

Vejam esta observação de Betti Epelbaum: “Meu sogro Erouchim Epelbaum e o avô do meu genro, Chaim Wajman foram os pintores da sinagoga Beth El. Chaim Wajman era um grande pintor de quadros. Meu sogro também pintou a sinagoga do Brás. Ele e sua esposa possuíam cadeiras nesta sinagoga”. Alguém teria as fotos de pinturas da Sinagoga Beth-El? Possui alguma informação a respeito?

Luciano Ferreira comentou: “Eu moro muito próximo à sinagoga, e estou ansioso para a inauguraçâo do museu. Apesar do traçado ser de inspiraçâo bizantina, há muitos elementos artdéco na arquitetura. O viaduto adjacente foi inaugurado pelo prefeito Fábio da Silva Prado em 1935, entretanto roubaram a placa de bronze inaugural de frente da sinagoga...”

E você, quais as suas memórias sobre a Sinagoga Beth-El? Já visitou o edifício em algum momento??? Conte um pouco sobre isso...

7 comentários:

  1. Fiz bar mitzvah em 1964. Meu professor foi o Kantarovich

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola! Obrigada pelo comentário! Se puder, anote seu nome e conte um pouco mais sobre esta época na Sinagoga Beth-El, seu Bar-Mitzva...Possui fotos?

      Excluir
  2. Fiz Bar-Mitzva com meu irmão nesta sinagoga em 1971, nosso professor foi ז״ל de memória bendita o Sr Elias Mizrahi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Franc, teria fotos, documentos, histórias a contar sobre a Beth-El?? Gostaria de compartilhar? Meu e-mail é myrirs@hotmail.com

      Excluir
  3. Myriam ,
    Meus pais se casaram nesta sinagoga em 1964 , voce saberia dizer quem era o rabino nesta época ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Ola Claudia, voce teria fotos, documentos, histórias a contar sobre a Beth-El?? Gostaria de compartilhar? Meu e-mail é myrirs@hotmail.com

      Excluir

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...