quinta-feira, 26 de julho de 2018

Comunidade judaica, Bom Retiro e mídias sociais...

Jose Rosenblit, meu avô materno
origem: Bessarábia
clienteltchik 

Há muito tempo atrás, quando iniciei a pesquisa sobre as sinagogas da cidade de São Paulo, a participação, a colaboração e envolvimento dos antigos frequentadores destas eram, de alguma forma, reduzidos. Este fato deve-se, em grande parte, à dificuldade de divulgação do trabalho que realizava. Retomei esta pesquisa em outro momento, já nos tempos de internet e mídias sociais. E entendo que, através destas, está sendo possível a colaboração da comunidade judaica na coleta de informações e desenvolvimento deste projeto.

Sendo assim, é possível compartilhar as mensagens que estão sendo postadas sobre o Bom Retiro, seus moradores e sobre a nossa coletividade. Dêem uma olhada...

Por exemplo, no Facebook, na página do Guisheft Anuncios, em comentário relacionado ao post “Histórias compartilhadas sobre o Bom Retiro”  Fani Neustein escreveu: “Bons tempos o do Bomra”. 

Stelinha Berkiensztat contou: “Também nasci e cresci no velho Bonra. Boas lembranças do Jardim da Luz. Frequentei o Sholem Aleichem até os 9 anos, depois fui pro Renascença. Lá me formei professora, e trabalhei na pré-escola durante 35 anos. Meus filhos também estudaram lá, cresceram e se formaram. Frequentava a Sinagoga da Rua da Graça com meus pais e avós. Tenho muitas fotos, vou procurar...”

Marcio Kluger lembrou-se do Restaurante Europa e O Buraco da Sara. E enfatizou... “Bons tempos de Bonra”.

Jaqueline Kuhn também morou no Bom Retiro e Yomtov Pesso ainda mora no bairro...

Ana Leia Wajchenberg citou a Malharia Ouro, a Rua José Paulino. E completou: “Tio Max, irmão do meu avô...Toda minha família morou no Bom Retiro (parte de pai e de mãe). Meus avós maternos frequentaram a Sinagoga Talmud Torá da Rua Tocantins. Meu pai fez parte do coral da Beth-El e meu tio era o Chazan. O nome do meu avô era Dov Arie (Bernardo). A mãe da Anita Sueli Barenbein (Rozenbaum de solteira) era irmã do meu pai...Também morei na Rua General Flores...”. Ana Silvia Waichenberg comentou o que Ana Leia escreveu: “O seu tio Max era irmão do meu avô, Wolf Wajchenberg. O Chazan que você diz celebrou o casamento dos meus pais no Beth- El...”

Pessach Kauffman avisou que Rosely Grinblat, Tevy Feldman, Claudia Gm, e Eliane Korn podem ajudar com informações. E sugeriu procurar o Dr Reinaldo Klass, que poderá falar muito sobre o Bom Retiro. Anotou também Fabiane Klass.

Claudia (no Facebook, Claudia Gm) contou que o Restaurante Europa, na Rua Correia de Melo era dos sogros, originários da Polonia. O sogro sobreviveu a campo de concentração, e faleceu em 2011. Os pais de Claudia vieram do Rio Grande do Sul, os avós paternos nasceram na Polônia e os maternos da Lituânia. Claudia encaminhou diversas fotos. O sogro, sr. Laibu, o Mechale (que vendia gilete no Pletzale), o sr. Moyshe (dono do ponto do açougue da Rua Guarani com a Prates) e o sr. Gregório Hirsch (conhecido por Grisha), sr. Mayer (da Chevra Kadisha), e o garçon sr. Adhemar aparecem nestas fotos. Claudia contou a respeito de um livro azul, sobre o Renascença do Bom Retiro "na época em que este fechou", e que ganhou de Marly Ben Moshe, na ocasião em que esteve fazendo um site alusivo à escola. Lembra-se que o livro possuía muitas fotos do bairro. Alguém possui este livro?

Sr. Manu Muka (Menachem Mukasey) escreveu: “Estou morando do lado na Rua da Graça. A sinagoga Groise Shile, na Rua Newton Prado, já faz 102 anos. O shile da Rua Guarani está gravado na minha memória. Também tinha o mechale, já falecido, famoso, vendendo giletes, calendários, canetas. E a dona Ana dos beigales... Bons tempo que não voltam mais...”

Jacqueline Shargorodsky informou que o marido Braulio Shargorodsky viveu grande parte da sua vida no Bom Retiro:  “Lindas lembranças e amigos que teve!!! Meu marido e meu filho fizeram o Bar Mitzva no Grosse Shil. Muitas lembranças boas! A irmã do meu marido era psicologa do Renascença, e morou no Bom Retiro. Riva Sommerfeld! Agora mora em Israel. Bons momentos...” Jacqueline irá verificar se possui fotos!  

Sara Spuch nasceu e cresceu no Bom Retiro: “Uma vida com meus pais, construí minha família! Passeio no Jardim da Luz com meus filhos! Lindas lembranças!”

Michelle Goldenfeld afirmou: “Realmente só boas lembranças deste bairro, e do predio aonde moravamos na Rua Afonso Pena.

Sueli Farber lembrou que o avô, sr. Ioine Krasilchik, foi um dos primeiros líderes da comunidade. Fundou a primeira sinagoga (Rua da Graça).

Raquel Glicenstajn contou: “Adoro o BomRa, nasci, cresci, estudei minha adolescência toda, saudades de um tempo maravilhoso!!! Meu pai era médico e tinha consultório na Rua da Graça, era muito conhecido por todos. O Restaurante Europa era o almoço diário do meu sogro, que veio para o Brasil depois da Guerra. Estudei no Scholem Aleichem e lá fiz amigos que tenho até hoje. Saudades de um tempo que não volta mais . A família da minha mãe frequentava a Sinagoga da Rua Newton Prado”.

Rose Freifeld escreveu: “Meu tio Meyer também almoçava toda dia no Restaurante Europa!!!”

Bela Tamezgui contou: “Desde que nasci morei no Bom Retiro, Rua da Graça, Rua Newton Prado, Tocantins e General Flores, até 1981, quando mudamos de bairro. Eu, meu marido e meus filhos estudamos no Talmud Torá. Trabalhei sempre no bairro, 17 anos no escritório de Contabilidade Dawid Muller. Bom Retiro era um shteitel!” Henrique Berkiensztat foi colega de escola de Bela Tamezgui

Celso Fiszbeyn relatou: “Vivi minha infância e adolescência no Bom Retiro, na Rua Correa dos Santos, hoje rua Lubavitch. Bons tempos. Hoje quando vou ao Bom Retiro fico triste por ver que nada mais tem dos meus velhos tempos. Frequentamos o Groice Shill na Rua Newton Prado”. Vai pesquisar se encontra fotos.

No Messenger, Dri K Pekler passou o contato da mãe, Fany Klass: “Somos do Bom Retiro...”

Na página do Net Shuk, Priscila Uziel compartilhou que morou no Bom Retiro durante toda a infância: “O meu avô paterno vendia artigos religiosos, meu tio Rodolpho era médico e meu pai Isaac, professor de admissão, todos o conheciam. Não tenho fotos, eu frequentei o primeiro ano no Rena, depois fui para o Peretz, depois no ginásio fui para escola do Estado. A sinagoga que frequentávamos era a de Vila Mariana”.

Em minha página do Facebook, Yara Gurtstein registrou: “Lembro-me da Vila Anastasi (Rua da Graça). Vovó visitava uma amiga, confeiteira na época, seus quitutes de Bar-Mitzvah eram deliciosos. Também morava a Sra. Augusta, a casa ficava no final da Vila. Infelizmente não tenho fotos ou documentos. Eu era criança, e lamento desconhecer o sobrenome dessas senhoras”. E elogiou... “Continuo acompanhando seu belíssimo trabalho”. 

Yehuda Meir contribuiu com um link de um vídeo do Youtube, sobre o bairro: “Memória em Pedaços – Bairro do Bom Retiro” de Robson Camargo:  https://m.youtube.com/watch?sns=fb&v=YHsSgjlfRzM

Em Jews, Gina Harari sugeriu entrevistar o Sr. Chyia Szajnbok.  E Kadu Sampaio questionou quem conhece a papelaria do Hélio Joffe. Como disse, uma pessoa singular...

E você, o que poderia contar e compartilhar sobre o Bom Retiro, sua comunidade e sinagogas??? Registre aqui seus comentários, memórias, histórias...Compartilhe suas fotos no e-mail myrirs@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...