quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Algumas lembranças da Sinagoga Ahavat Reim



Ao visitar a Sinagoga Ahavat Reim em 05 de fevereiro de 2019 e conversar com Rabino Pessach Kauffman, Laercio Pintchovski, bisneto de um dos fundadores, contou lembrar-se desta sinagoga antes da reforma, com seu piso em tacos de madeira, a Bimah ao centro, o zodíaco/mazalót e os artefatos. Comentou que tanto o pai como ele fizeram Bar-Mitzvah nesta sinagoga, assim como os pais ali casaram. Por vezes chegou a ser o único jovem ali presente nos Chaguim, em uma época onde as pessoas conversavam em idishe, e o rito não era fácil de acompanhar. Possui Livros de Atas da sinagoga, das primeiras reuniões, dos anos de 1946/1948. Rabino Pessach relembrou que durante um período as rezas aconteciam em conjunto com a sinagoga da Rua Joaquim Murtinho.

Diversos comentários foram feitos relacionados à Sinagoga Ahavat Reim, no Facebook. Marcos Gil, por exemplo, contou que morava ao lado da sinagoga. Esther Safra escreveu que esta sinagoga foi muito boa. Em sua infância, em todas as festas estava lá com os pais, e o barmitsva do filho também foi nesta sinagoga. E completou: “Pena que moro longe e não posso passar o Shabat lá”. Marta Hepner Tkacz comentou: “Meu pai frequentou a Ahavat Reim e sei que tem um mural ´le zikaron´ com o nome dos meus avós. Lembro também de ir pequena nas festas de Simcha Tora, dançar com as bandeirinhas, maçãs e velas. Nao tenho fotos. Só recordações...”

Rabino Pessach Kauffman registrou, após minha postagem anterior: “Uma honra poder dividir a nossa história. Aqui é só uma palhinha dos últimos anos. A Ahavat Reim tem uma história incrível que ainda será compartilhada através dos filhos, netos e bisnetos dos fundadores... Muito obrigado pela dedicação, tempo e trabalho. Foi um prazer recebê-la e estou ansioso para a próxima etapa com os familiares dos fundadores”. E enfatizou que a reforma só foi possível graças a Thais sartori Nunes, que se dedicou de corpo e alma em cada detalhe. 

Michele Rachel Ventura Danciger comentou: “Em nome da minha família Pintchovski, só temos a te agradecer pelo belo post e também ao trabalho maravilhoso do Rabino Pessach Kauffman!!!!!  A Thais Sartori Nunes também está de parabéns, pois não só se dedicou à obra, como deixou a sinagoga impecável!!!! Obrigada em meu nome, da minha família e de todos os frequentadores da nossa querida Ahavat Reim!!!" 

O próximo encontro, com os familiares dos fundadores, ocorrerá no domingo 17 de fevereiro... Aguardem novidades sobre a Ahavat Reim!!!

Fotos cedidas por Rabino Pessach Kauffman

Deixem seus comentários aqui ou escrevam para myrirs@hotmail.com


Um comentário:

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...